FCBC prepara a 2ª Conferência Municipal de Cultura

FCBC prepara a 2ª Conferência  Municipal de Cultura

Os técnicos da Fundação Cultural de Balneário Camboriú estão empenhados nos preparativos da 2ª Conferência Municipal de Cultural programada para os dias 12 e 13 de julho no Centro Educacional Ariribá, com o tema Uma política de estado para a cultura: Desafios do sistema nacional de cultura. A partir das reuniões prévias das sete câmaras setoriais e da Pré-Conferência, em 29 de junho, a comissão organizadora projeta uma participação em torno de 250 conferencistas – entre artistas, gestores e produtores culturais de Balneário Camboriú e região. O evento começa na sexta-feira, às 19h30 e segue no sábado, 13, a partir das 8h30.

O evento vai contar com a participação de Marcelo Pedroso, gestor do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e também secretário de Relações Institucionais do Ministério da Cultura. Durante o evento, Pedroso assinará a adesão/habilitação de Balneário Camboriú ao SNC. O presidente da FCBC, Anderson Beluzzo, reforça o convite: “O Secretário vai orientar os presentes acerca dos programas e ações desenvolvidas por meio do Governo Federal para o fomento da cultura em todos os seus segmentos e sua presença será uma excelente oportunidade para os gestores e artistas estreitarem esse relacionamento”.  Beluzzo acrescenta, ainda, que durante a conferência o prefeito Edson Piriquito vai assinar o primeiro edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. “Um momento importante e marco histórico para a cultura de Balneário Camboriú”, comemora.

Eixos temáticos da 2ª Conferência Municipal de Cultura
I – Implementação do Sistema Nacional de Cultura 

Foco: Impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União, Estados/Distrito Federal e Municípios).

II – Produção simbólica e diversidade cultural 

Foco: O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.

III – Cidadania e direitos culturais

Foco: Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial.

IV – Cultura e desenvolvimento 

Foco: Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Carga horária total – 10h

Os interessados em participar podem fazer sua inscrição on line, clicando no link ou copiando e colando no navegador:

https://docs.google.com/forms/d/1vHVYAoLhTDeTd_kkhjlc5bDnsuUY0NxrNFrGmLMui_8/viewform

Mais informações
Anderson Beluzzo – presidencia.fcbc@balneariocamboriu.sc.gov.br
Guilhermina Stuker – artesdiretoria.fcbc@balneariocamboriu.sc.gov.br
(47) 3366.5325, das 13h às 19h.

Matérias similares

No related posts found.