Feira do Livro 2015 reúne ícones da literatura brasileira em Balneário Camboriú

Feira do Livro 2015 reúne ícones da literatura brasileira em Balneário Camboriú

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú lançou nesta segunda-feira (24) o pré-roteiro da programação da Feira do Livro de Balneário Camboriú 2015, prevista para o período de 5 a 15 de novembro. A promoção é da Prefeitura por meio da FCBC, com apoio dos seguintes parceiros: Academia de Letras de Balneário Camboriú, Câmara Setorial de Literatura, União Brasileira de Trovadores (UBT/SC) e Grupo de Autores Verbo & Maresia.

A curadoria da Feira está a cargo do escritor Carlos Henrique Schroeder que já promoveu mais de 30 eventos similares, a exemplo do Festival Nacional do Conto, o Salão do Livro da Serra Catarinense e a Feira do Livro de Jaraguá do Sul. Importantes nomes da cena literária nacional já estão definidos. Segundo o curador, a proposta é inovar. “Optamos por autores com produção literária reconhecida e que possuem um discurso não convencional, provocador”, explica Schroeder.

Além dos estandes, das mais de 30 sessões de contação de histórias e outras atrações, está confirmada a presença dos seguintes escritores no Palco de Ideias da Feira do Livro de Balneário Camboriú, espaço que será montado na Praça Higino Pio, no Centro.

Pré-Programação

5 de novembro, 19h:: Palestra com Lourenço Mutarelli

Escritor, artista gráfico, dramaturgo, roteirista e ator, publicou diversos álbuns de histórias em quadrinhos, hoje cultuados entre o público do gênero. O cheiro do ralo, seu primeiro romance, saiu em 2002, seguido por Nada me faltará, Miguel e os demônios, A arte de produzir efeito sem causa e Jesus Kid. Também escreveu peças de teatro e atuou em curtas-metragens e no filme O cheiro do ralo, baseado em seu livro.

6 de novembro, 14h:: Palestra com Daniel Munduruku

Escritor indígena com 45 livros publicados, graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq) e Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo “Altamente Recomendável”, outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij). Destaque para seus livros ‘Histórias de índio’, ‘A onça e o fogo’, ‘Você lembra, pai?’, ‘Sabedoria das águas’, ‘A Primeira Estrela que vejo é a Estrela do meu Desejo’ e ‘Outras Histórias Indígenas de Amor’.

6 de novembro, 19h:: Palestra com Marcia Tiburi

Graduada em Filosofia e Artes e mestre e doutora em Flosofia pela UFRGS. Publicou diversos livros de Flosofia, entre eles As Mulheres e a Filosofia, Filosofia Cinza – a melancolia e o corpo nas dobras da escrita e Filosofia em Comum. Publicou também diversos romances, como Magnólia, A Mulher de Costas, O Manto e Era meu esse Rosto. Foi uma das apresentadoras do Saia Justa da GNT.

9 de novembro, 19h:: Palestra com Dado Villa-Lobos

O guitarrista e produtor dos últimos discos da Legião Urbana num bate-papo sobre seu livro Memórias de um legionário e sobre a influência da literatura na banda que fez história no rock nacional.

Sobrinho‐neto do compositor clássico Heitor Villa‐Lobos, Dado assumiu a guitarra da Legião Urbana em 1983, às vésperas da gravação do primeiro LP. Lançou seu primeiro disco solo, Dado Villa‐lobos e o Jardim de Cactus ao Vivo, em parceria com a MTV dentro do projeto MTV Apresenta, em 2005. Em 2012, Dado lançou seu segundo disco solo, “O Passo do Colapso”. Apresenta o programa “Estúdio do Dado” no Canal Bis.

10 de novembro, 9h:: Palestra com César Obeid

Premiado como escritor, educador e contador de histórias, é pesquisador da cultura popular brasileira e autor de dezenas de livros, com destaque para Minhas Rimas de Cordel, Brincantes Poemas, Rimas Juninas, Mitos Brasileiros em cordel e Criança Poeta.

10 de novembro, 19h:: Palestra com Cristovão Tezza

É considerado um dos mais importantes autores da literatura brasileira contemporânea. É autor, entre outros, de ‘Trapo’, ‘O fantasma da infância’, ‘Aventuras provisórias’, ‘Breve espaço entre cor’ e ‘O fotógrafo’. A publicação de ‘O filho eterno’ foi um marco e venceu os mais importantes prêmios literários do país: Prêmio Portugal Telecom, Prêmio Bravo! Prime de Cultura, Associação Paulista dos Críticos de Arte (Apca), Jabuti e Prêmio São Paulo de Literatura.

13 de novembro, 9h:: Palestra com André Neves

Um dos grandes nomes da literatura para crianças e ganhador do prêmio Jabuti de 2011 (melhor livro infantil) e 2013 (melhor ilustração de livro infanto-juvenil), o autor e ilustrador pernambucano é um fenômeno. Seu trabalho como ilustrador do livro ‘Sebastiana e Severina’ foi selecionado para a “XX Mostra Internazionale d’ Illustrazione per I’infanzia Stepan Zavrel”, na Itália. É autor dos livros infantis ‘Um Pé de Vento’, ‘Mestre Vitalino’, ‘A seca’, ‘Lino’, dentre outros.

Convidado estrangeiro

Cristian De Nápoli (Buenos Aires, 1972) é poeta, editor e tradutor. Entre as suas publicações se destacam os livros de poesia ‘Límite bailable (1999’),’El ring (2005)’ e ‘Los animales (2007)’. É um importante divulgador da poesia hispano-americana e brasileira e organizou vários festivais de poesia na sua cidade. Traduziu poemas de autores brasileiros como Joca Reiners Terron, Angélica Freitas, Ricardo Domeneck, Elisa Andrade Buzzo, Sérgio Sant’Anna, Marcelino Freire, Milton Hatoum, Nelson de Oliveira, entre outros. Em 2006, recebeu o Prémio Cidade de Medellin, outorgado pelo Festival Internacional de Poesia dessa cidade colombiana. Vencedor do XIV Prémio de Tradução Giovanni Pontiero pela tradução de Vinícius de Moraes.

Mais informações

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Vânia de Campos (jornalista)
Fotos: Divulgação
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Matérias similares

No related posts found.