Festa Cultural Raízes de Taquaras será dias 8 e 9 de junho

Festa Cultural Raízes de Taquaras será dias 8 e 9 de junho

Com música, comida típica e histórias sobre as tradições dos engenhos e da pesca artesanal, a segunda edição da Festa Cultural Raízes de Taquaras será em 8 e 9 de junho, em frente ao Centro Educacional Municipal Taquaras (Rodovia Interpraias, 1048 – Taquaras). A entrada é gratuita.

A festa está mais longa neste ano, funcionando de manhã à noite (confira os horários abaixo). Realizado pela Associação de Moradores de Taquaras com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, o evento pretende resgatar a cultura, valorizar as raízes do bairro e fomentar a economia local, com a comercialização de produtos elaborados por moradores.

A comunidade se envolve com a festa. Na semana passada, o único engenho de farinha de mandioca em funcionamento no município, que fica em Taquaras, fez uma farinhada, tradição que está em extinção no litoral catarinense. A farinha produzida pelo engenho será comercializada na festa. “A comunidade abraça o evento, que fomenta a economia do bairro”, diz Leise Leite, integrante da Associação de Moradores.

Em tendas temáticas que estarão instaladas na festa, serão contadas a história do bairro e a importância dos engenhos de farinha de mandioca e da pesca artesanal. Também vão ser exibidos filmes sobre Taquaras e pesca da tainha. Na programação, estão previstos ainda espaço recreativo para crianças, comercialização de artesanato e, claro, muita comida típica. Entre os pratos vendidos, estarão tainha assada e frita, churrasco de igreja, pinhão e beiju.

A segunda edição da Raízes de Taquaras será sustentável e comprometida com o lixo zero, já que o local está inserido em uma área de proteção ambiental. Durante a festa, copos duráveis substituirão copos descartáveis, lixeiras serão divididas em recicláveis, compostáveis e rejeitos, e as embalagens darão lugar a opções ecologicamente corretas. Os copos duráveis serão oferecidos em um sistema de consignação: podem ser adquiridos por R$ 5, usados durante a festa, e ao final, se o frequentador não quiser levar o copo para casa, pode entregá-lo, recebendo o dinheiro de volta.

Horários da Festa Cultural

8 de junho (sábado): 10h às 23h
9 de junho (domingo): 10h às 20h

 

 

____________________

Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022