Festa do Bom Sucesso, que começa na sexta-feira, vai celebrar a diversidade cultural de Balneário Camboriú

Festa do Bom Sucesso, que começa na sexta-feira, vai celebrar a diversidade cultural de Balneário Camboriú

A diversidade cultural de Balneário Camboriú será celebrada durante a Festa do Bom Sucesso, que ocorre de sexta-feira a domingo (28 a 30 de julho), na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. Nos três dias do evento, haverá música, venda de artesanato e de comidas típicas das culturas que ajudaram a formar a cidade. O nome da festa faz alusão ao Arraial do Bonsucesso, como era chamado o povoado no século 19 que deu origem à cidade. Até o ano passado, o evento era realizado na Praça Higino Pio, com a denominação de Arraial do Bom Sucesso, e se caracterizava como uma festa julina. Nesta edição, a ideia é retomar a identidade cultural local. E o cenário escolhido para isso foi o Bairro da Barra, o lugar mais habitado e desenvolvido do início do povoamento. A festa, que é aberta ao público, faz parte da programação de aniversário de 53 anos de Balneário Camboriú.

“Pretendemos fazer com que as pessoas revejam valores culturais por meio do artesanato, da gastronomia e das atrações culturais. O objetivo é celebrar a cidade como uma cidade multicultural e proporcionar que a população se aproprie do sítio histórico”, diz a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins Camargo.

A Praça do Pescador fica no sítio histórico, que compreende também a Capela Santo Amaro, o cemitério e outros pontos que preservam as características do começo do povoamento.

Apresentações musicais

Uma das atrações musicais da Festa do Bom Sucesso será o cantor e pianista português Mário Moita, que abrirá a programação, às 19h (confira a programação completa abaixo).

Também no primeiro dia, a Camerata Florianópolis apresentará o espetáculo “Marley in Camerata”, em homenagem ao cantor, compositor e ícone da cultura jamaicana Bob Marley. A homenagem é uma parceria entre a Camerata Florianópolis e a banda Marley’s Live. Além dos 20 músicos da Camerata, regida pelo maestro Jeferson Della Rocca, participam do espetáculo os integrantes da banda (Mauro Branco, Jaime Batista, Fernando Morrison e Diego Butch), o baixista Cléo Borges e os vocalistas convidados Gabriel Melloy e NizioJr. Os arranjos musicais foram elaborados pelo compositor Alberto Heller, que também estará no show, ao piano. A apresentação do espetáculo é viabilizada pela Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina, e conta com apoio cultural da Intelbras e Prefeitura de Balneário Camboriú.

 

Artesanato e gastronomia

Artesãos da cidade vão expor e vender seus produtos no Atelier Casa Linhares durante a Festa. A relação dos artesãos aprovados em seleção aberta pela Fundação Cultural está disponível no site da FCBC. Na culinária, pratos de diferentes culturas, para todos os paladares. Em tendas gastronômicas montadas na Praça do Pescador, poderão ser adquiridos alimentos tanto das etnias que integram a cultura local como aqueles vendidos na praia.

No cardápio, estão tainha escalada na brasa, churrasco de igreja, mariscos, porções de camarão, entrevero, hambúrgueres, comida mexicana, salada de fruta, açaí, sanduíche natural, algodão-doce, espetinho de camarão, macarronada, coxinhas, pão com carne moída (buraco quente), pão com linguiça, pirão com linguiça, peixe frito, pastel, caldo de cana, crepe, churros, canjica, paçoca, pé de moleque, entre outros produtos. Os alimentos serão comercializados por entidades, associações e escolas. Em muitas das tendas, não haverá máquina de cartão de crédito e débito.

“O evento vai deixar de ter o cunho de festa julina para se tornar uma festa que visa integrar as culturas que formam a cidade”, comenta o diretor de Desenvolvimento Econômico e Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SECTUR), Eduardo Iba.

A Festa do Bom Sucesso será realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Fundação Cultural e Secretaria de Turismo. Os patrocinadores são a Rede de Hotéis Pires, Mercure Hotel, Beto Carrero World, Embraed Empreendimentos e Cechinel Incorporadora.

Programação

Sexta-feira (28)

19h – Mário Moita (música portuguesa)

21h – Camerata de Florianópolis

 

Sábado (29)

12h30 – Eremar (voz e violão)

14h – Joana Soul (voz e violão)

19h – Trio Marcela Roshbacker (MPB)

20h30 – Quarteto Susi Brito (ritmos nordestinos)

 

Domingo (30)

12h30 – Alessandra Sipriano (voz e violão)

19h – Trio Ricardo Pauletti (choro instrumental)

20h30 – Quarteto Chico Preto (MPB)

 

____________________

Informações Adicionais:

Fundação Cultural

(47) 3366-5325

Camerata Florianópolis

(48) 3233-2324 e camerataflorianopolis@gmail.com

Diretoria de Comunicação

Jornalista: Silvana de Castro

Foto: Divulgação e Maria Victória

(47) 3267-7022

 

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu

www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu