Fotos sobre tradições antigas de Balneário Camboriú integram banco de imagens da Fundação Cultural

Fotos sobre tradições antigas de Balneário Camboriú integram banco de imagens da Fundação Cultural

Fotografias que registram a cultura da farinhada e da pesca da tainha em Balneário Camboriú vão integrar o banco de imagens da Fundação Cultural. As imagens foram captadas pelo fotógrafo Flavio Fernandes, que selecionou 20 fotos do acervo dele para o projeto Banco de Imagens Saberes e Fazeres, contemplado com recursos financeiros da lei federal Aldir Blanc.

O material, em preto e branco, foi tratado digitalmente e entregue à Fundação Cultural. O acervo será enviado ao Arquivo Histórico Municipal e ficará disponível à população para pesquisa.

Morador da região das praias agrestes, o fotógrafo desenvolveu uma relação próxima com as tradições antigas da localidade. Ele acompanha a farinhada e a pesca da tainha anualmente, registrando em imagens essas práticas ancestrais que estão cada vez mais raras no litoral catarinense. O engenho de farinha em Taquaras, por exemplo, é o último ativo em Balneário Camboriú.

Graduado em fotografia pela escola Panamericana de Artes, de São Paulo, Flavio é também produtor cultural. Ele desenvolve trabalho autoral e atua nas áreas da fotografia de arquitetura e banco de imagens. O fotógrafo é um dos organizadores do BC Foto Festival, coordenador no Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte de Balneário Camboriú (NEFA BC) e autor do livro Rodar do Engenho, que retrata a cultura da farinhada na praia de Taquaras. Flavio é proprietário do estúdio Brasil Imagens, na praia do Estaleiro.

_______
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Flavio Fernandes/acervo Fundação Cultural
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.