Funcionários do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú conhecem arquivos da região

Funcionários do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú conhecem arquivos da região

Servidores do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú fizeram visitas técnicas em dois arquivos históricos da região na semana passada. A equipe do Processamento Técnico e Atendimento esteve no Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí e no arquivo da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

O objetivo da visita foi verificar a estrutura funcional e as rotinas de trabalho. A experiência adquirida nos encontros servirão para aprimorar e modernizar o arquivo de Balneário Camboriú. Os funcionários conheceram o tratamento dado aos acervos, como o ordenamento do fluxo documental, sistemas de guarda, fichamento, tabelas de temporalidade, acondicionamento, conservação preventiva, disponibilização para pesquisa e digitalização.

“Esses encontros sempre são muito ricos, pois os funcionários se reconhecem nas funções, compartilham dúvidas e soluções”, diz a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins. Com a volta de Balneário Camboriú à Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), a intenção é que convênios de cooperação técnica sejam firmados para a gestão documental adequada.

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú é responsável pela gestão, guarda, preservação e divulgação do patrimônio histórico e documental do município. Vinculado à Fundação Cultural, o arquivo tem um acervo composto por documentos, fotografias, jornais, mapas, plantas arquitetônicas, biblioteca de apoio, documentários, entre outros registros que preservam a memória e a identidade do município.

____________________

Informações Adicionais:

Fundação Cultural

(47) 3366-5325

Diretoria de Comunicação

Jornalista: Silvana de Castro

Foto: Divulgação

(47) 3267-7022

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *