Fundação Cultural organiza acervo de imagens

Fundação Cultural organiza acervo de imagens

Para organizar seu acervo de imagens e facilitar o acesso a elas, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú está adotando metadados em seus arquivos de fotos. A intenção é agilizar a localização das imagens e, futuramente, disponibilizar o acervo ao público. Metadados são informações sobre um arquivo, como nome do autor, data e hora em que a foto foi tirada, resolução, câmera utilizada, copyright e palavras-chave aplicadas à imagem.

Essa metodologia, adotada por meio do programa Adobe Lightroom, será empregada primeiro na organização das imagens produzidas neste ano pela Fundação Cultural. Depois, a metodologia será utilizada na digitalização das fotos do acervo de 21 mil fotos do Arquivo Histórico do município.

Com uso de metadados, quanto mais informações sobre uma foto forem embutidas no arquivo (como descrições detalhadas sobre o que a imagem está retratando), mais fácil será a localização dela. “Precisamos ter um acervo organizado para depois disponibilizar a consulta ao público”, diz a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins Camargo.

Essa metodologia é adotada nos acervos de imagens do Senado Federal e de jornais.

___________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural
(47) 3366-5325
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.