Fundação Cultural realiza os pagamentos da Lei Aldir Blanc

Fundação Cultural realiza os pagamentos da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú realizou os pagamentos para os projetos selecionados da Lei Aldir Blanc que visa promover a difusão Cultural em ações de apoio ao setor cultural por meio de subsídio financeiro a fim de manter a subsistência do setor cultural, em razão da pandemia de Covid-19.
Após a publicação federal da lei em junho de 2020 a FCBC iniciou o cadastramento dos agentes culturais, passando pela homologação dos cadastros, recebimento das propostas, consolidação dos beneficiários habilitados, habilitação e publicação das propostas e no mês de dezembro iniciaram-se os pagamentos dos benefícios. Ao todo mais de R$ 900 mil reais estão sendo destinados ao setor cultural do Município. Com esses recursos, os artistas e agentes culturais tem a oportunidade continuar seus ofícios, e formar um portfolio importante para uma retomada econômica pós-pandemia além, de continuar oferecendo produtos culturais de qualidade para a comunidade, em que, nesse período, a arte foi fundamental para enfrentar o distanciamento social.
“Foram cento e quinze propostas inscritas na plataforma em sete editais que contemplaram noventa e um projetos. Conseguimos graças ao trabalho árduo de nossa equipe que durante quatro meses criou e executaram todos os editais, algo inédito em nossa cidade. Realizar um grande número de editais foi à maneira que encontramos de poder contemplar uma maior parcela da nossa classe artística, duramente atingida por conta da pandemia” comentou Denize Leite presidente da fundação cultural.
Os projetos que envolviam artesanato e eventos de natal já foram realizados e a partir de janeiro inicia a execução das demais propostas contempladas.
Trabalhos envolvendo Memória iconográfica, Preservação do Patrimônio Cultural, fomento ao desenvolvimento artístico-cultural, Literatura, música e danças servirão de benefício para a comunidade em geral e não somente para quem produz arte.
Parabenizamos a todos os contemplados, assim como demais participantes e equipe FCBC, que fizeram esforços incansáveis para se reinventarem e encerrarem com êxito esse desafiador ano de 2020.