“Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano” chega ao Balneário Shopping

“Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano” chega ao Balneário Shopping

Exposição utiliza corpos completos e órgãos reais, em plastinação, para esclarecer funcionamento da anatomia humana

 Corpos completos e mais de 100 espécimes de órgãos do corpo humano compõem uma exposição curiosa e instigante em Balneário Camboriú. A “Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano”, que abre neste dia 26 de dezembro no Balneário Shopping, busca desvendar mistérios da anatomia que sempre provocaram a curiosidade dos seres humanos.

 O acervo, que inclui nove corpos reais, ajuda a conhecer a fundo a estrutura de cada sistema, um mergulho por pele e ossos, dos pés à cabeça. Documentos comprovam que antes mesmo de o Brasil ser descoberto, em 1492, o pintor italiano Leonardo da Vinci já realizava dissecação e experimentos em corpos humanos e de animais, visando conhecer seus mecanismos e funcionamentos.

 A sensação é de estar imergindo dentro do organismo, com uma visão tridimensional da espécie humana. “A mostra proporciona um entendimento único dos sistemas e funções do nosso corpo de maneira prática e objetiva. Tudo o que se estuda sobre a necessidade de alimentação saudável, exercícios físicos e outros procedimentos visando qualidade de vida estão ali, bem diante de nossos olhos”, diz o coordenador da exposição, Lúcio Oliveira.

 “Maravilhas do Corpo Humano” foi projetada numa grande estrutura de 500 m², onde galerias levam os visitantes através de corpos completos, em poses inusitadas, ilustrando os sistemas numa forma dinâmica. Alguns corpos destacam-se por estarem em posições esportivas, como é o caso da acrobata e do tenista. Espécies de animais também estarão expostas, trazendo um fator ainda mais intrigante à mostra: nossas semelhanças e diferenças.

 São corpos de pessoas chinesas que doaram antes de sua morte, para que fossem realizadas experiências científicas. Submetidos ao método da plastinação, estão expostas mostrando as maravilhas que existem dentro do corpo humano. Atualmente, a Human Bodies é a segunda mais vista no mundo, e possui três locais fixos: uma na Alemanha, na Universidade de Tóquio e em um Cassino Royale, onde participou do filme do 007.

 Em Balneário Camboriú, a mostra tem realização do Balneário Shopping e da ArtBHZ, com visitação de segunda a sábado das 14h as 21h e, aos domingos, das 12h as 19h, no pavimento superior.

 Plastinação

 Através deste método criado pelo médico alemão Gunther Von Hagens, e realizado desde 1970, o espécime é dissecado e submergido em acetona para extrair todos os líquidos corporais. Depois é colocado em um banho de polímero de silicone e vai para uma câmara a vácuo, que substitui a acetona pelo polímero até o nível celular mais profundo. Ao endurecer, a substância deixa o corpo em estado de preservação permanente, com duração infinita. O processo de plastinação de um corpo inteiro chega a demorar um ano, o de um pequeno órgão leva uma semana. Só recentemente, em 2007, o material resultante da técnica ficou disponível para o público, promovendo uma oportunidade única para o aprendizado através do visual.

 Serviço

Exposição Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano

Data: A partir de 26 de dezembro

Local: Pavimento Superior do Balneário Shopping

Horário: De segunda a sábado das 14h as 21h, domingos das 12h as 19h

Valor do ingresso: R$ 40,00 inteira (de segunda a sexta), R$ 50 inteira (sábados e domingos). A partir de três pessoas, o grupo paga meia entrada. Meia entrada válida também para estudantes, menores de 12anos, professores, doadores de sangue e maiores de 60 anos. Crianças até 3 anos não pagam.

 FOTOS: https://www.dropbox.com/sh/31ov2l0eid2q43j/AAC37ObYgXHrMPvydJe5S7n0a?dl=0

 Algumas coisas interessantes que já fizemos em veículos de TV, você pode ver no nosso canal no youtube:

 https://www.youtube.com/user/MaravilhasdoCorpo/videos

e no nosso site: www.humanbodies.com.br

Matérias similares

No related posts found.