Inaugurado o primeiro Ponto de Memória de Balneário Camboriú

Inaugurado o primeiro Ponto de Memória de Balneário Camboriú

Na noite deste sábado a comunidade participou da inauguração do Ponto de Memória instalado na Casa Linhares, no coração do Bairro da Barra. Moradores da região Sul da cidade e convidados prestigiaram o evento que homenageou 25 mulheres que fizeram – e fazem – história em Balneário Camboriú. Representantes da família Linhares, que construiu o casarão nos anos 1950, e muitas homenageadas se emocionaram com a iniciativa da Fundação Cultural, que contou com o apoio e a dedicação da comissão especial responsável pela organização, sob a coordenação da historiadora da Fundação, Mariana Schlickmann.
O presidente da Associação de Moradores da Barra, Ivo Reis, destacou em seu pronunciamento a importância de tornar pública a história de Balneário Camboriú, “que embora a maioria das pessoas acredite que tem apenas 50 anos, tem, na verdade, mais de dois séculos e meio”, frisou.
Confira o álbum de fotos, os depoimentos de algumas homenageadas, a participação especial dos grupos de Maracatu Morro do Boi e Encantos do Sul, além da música do saxofonista Rubens Azevedo. Um evento cheio de energia e um marco para a cultura local.
O Ponto de Memória estará aberto de segunda a sexta-feira e grupos podem agendar as visitas ao local para conhecer a exposição pelo e-mail casalinhares@culturabc.com.br.
Esta é apenas a primeira mostra. As próximas já têm tema definido, conforme os eixos elencados pela comissão comunitária:

Eixos temáticos:

• Indígenas
• O mundo da pesca artesanal
• Religiosidades
• Veranear
• Lendas, contos e tradições
• Caminhos da roça
• BC 50 anos
• Comunidade Quilombola
• Ofícios e mestres de saberes

O que são Pontos de Memória?

O Programa Pontos de Memória é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e tem como objetivo apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social.

Galeria de fotos do evento:

Acesse: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1093940653990695.1073741907.179501958767907&type=3

Vídeos do evento:

Mais informações
(47) 3366.5325 (Fundação Cultural)

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa (jornalista)
Texto, imagens e entrevistas: Vânia de Campos
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Matérias similares

No related posts found.