LIC: sábado tem conferência sobre dramaturgia e oficina de criação cênica na Galeria de Arte

LIC: sábado tem conferência sobre dramaturgia e oficina de criação cênica na Galeria de Arte

Para finalizar a sequência de atividades artísticas propostas à comunidade, o projeto “When vacas fly: aquilo que gera curiosidade” oferecerá uma conferência sobre dramaturgia e uma oficina de criação cênica no sábado (2), na Galeria Municipal de Arte (Avenida Central, esquina com a Rua 300, no piso superior do Teatro Municipal Bruno Nitz).

Como todos os outros encontros do projeto, que é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, esses são gratuitos e abertos a qualquer pessoa. A primeira atividade de sábado será a conferência sobre dramaturgia, com Jussara Xavier, às 15h. Depois, às 17h, ocorrerá a oficina de criação cênica “When vacas fly”, com Beatriz Gonçalves e Thaina Gasparotto. Os interessados em participar devem se inscrever pelo endereço www.lascamaleoas.com/events/conferencia-sobre-dramaturgia-oficina-when-vacas-fly.

Em setembro, o projeto ofereceu à comunidade uma oficina de atuação, com Heloisa Marina. Já em outubro, a atividade proposta foi uma oficina de corpo e movimento, com Karina Collaço.

Todas as ações formativas do projeto estão ligadas ao processo de construção do espetáculo “When vacas fly: ou quando as vacas voam”, que estreia dias 7 e 8 de dezembro, no Teatro Municipal Bruno Nitz.

 

Sobre as artistas que vão ministrar as atividades:

Conferência sobre dramaturgia

Jussara Xavier é licenciada em Artes (Claretianos), bacharel em Administração (UFSC), especialista em Dança Cênica (UDESC), mestre em Artes – Comunicação e Semiótica (PUC/SP), doutora em Teatro (UDESC) e pós-doutora em Filosofia (UFSC). Professora substituta da Graduação em Dança da FURB, ela é responsável pelas disciplinas Composição Coreográfica, História da Dança no Brasil, Teoria e Prática Pedagógica da Dança Contemporânea I e II e Teoria e Prática Pedagógica da Dança Moderna. Jussara leciona também a disciplina Consciência Corporal e Exploração do Movimento na Licenciatura em Música da FURB.

Oficina de criação cênica

Beatriz Gonçalves e Thaina Gasparotto trabalham juntas desde 2017 – quando se conheceram, durante a Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisam teatro, dança, produção artística e cultural. São responsáveis pela concepção e produção do evento “Mostra Camaleoa – Mulheres Fazendo Arte”, ocorrido em duas edições em Balneário Camboriú, em 2018 e 2019, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O mais recente trabalho delas, intitulado “When vacas fly (ou quando as vacas voam)”, trata da criação de uma experiência cênica, em que exploram a linguagem do teatro e da dança por meio da concepção e atuação no trabalho, também patrocinado pela LIC (2019).

 

________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu