Livro que conta a história de Balneário Camboriú e Camboriú será lançado nesta quarta

Livro que conta a história de Balneário Camboriú e Camboriú será lançado nesta quarta

O livro “Camboriú & Balneário – a história das duas cidades”, do autor e historiógrafo Isaque de Borba Corrêa, será lançado nesta quarta-feira (22), às 17h, na Galeria Municipal de Arte

Patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), a obra será lançada posteriormente em outros quatro lugares nesta e na próxima semana (confira a data e os locais no fim da matéria). Com dois mil exemplares e distribuição gratuita, essa é a segunda edição do livro. A primeira obra do autor com relatos de memórias de pessoas e pesquisas sobre a história da cidade foi publicado em 1984.

“Após 35 anos da primeira edição, era necessária uma nova roupagem de formatação e, principalmente, de conteúdo, pois novas fontes de informação, relatos, memórias e imagens surgiram”, afirma Isaque.

Para elaborar a obra, o autor fez pesquisas no Arquivo Nacional do Rio de janeiro, Arquivo Histórico do Estado, Arquivo Histórico de Florianópolis, Arquivo da Arquidiocese de Santa Catarina e cartórios. “Camboriú tem o cartório mais antigo do Brasil, data de 1860. Pesquisamos os livros das igrejas de todas as cidades mais antigas da região e os autos das câmaras municipais das cidades vizinhas às quais pertencemos no passado. Nossa cidade terá sua memória preservada nestas páginas, com textos e imagens que contam e remontam a história desta e outras cidades da região”, conta o autor.

Reconhecido no Estado como pesquisador da história da cidade e região, com outros títulos publicados, Isaque Borba é fonte constante de pesquisa da comunidade escolar e é procurado para suplementar e fundamentar pesquisas acadêmicas e matérias da imprensa, pois é ele e detentor de acervo de documentos sobre a história local.

Datas e locais de lançamento:

– 22/05, às 17h – Galeria Municipal de Arte (junto ao Teatro Municipal Bruno Nitz (Av. Central esq. com rua 300, Centro, Balneário Camboriú)

– 23/05, às 19h30 – Auditório Prefeitura de Camboriú (Rua Getúlio Vargas, 77, Centro, Camboriú)

– 27/05, às 19h – Sinduscon Balneário Camboriú (Rua Angelina, 555, Bairro Municípios, Balneário Camboriú)

– 1º/06, às 10h – Museu Histórico de Itajaí (Av. Cel. Marcos Konder, 562, Itajaí)

_____________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc 
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu