Mostra de Teatro de Balneário Camboriú 2015

Mostra de Teatro de Balneário Camboriú 2015

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú informa a programação da Mostra de Teatro 2015. Estão confirmados os espetáculos descritos abaixo. Quanto às oficinas, as inscrições estarão abertas a partir das 14h de sexta-feira, 15.

17 de maio, domingo Espetáculo: ‘Terapia Urbana’

A ‘Terapia Urbana’ do Grupo La Clínica, de Florianópolis, é um espetáculo que mescla teatro, dança e canto com diversos ritmos tradicionais da região do antigo Império Mandinga, da África Ocidental e ritmos brasileiros. O grupo, composto somente por mulheres, vai explorar neste espetáculo questões ligadas à reinvindicação dos direitos das mulheres, a defesa da diversidade, a força do feminino e o questionamento da loucura.

Classificação: Livre
Gênero: Musical
Grupo: La Clínica
Hora: 10h – Cortejo saindo da frente do Teatro Municipal Bruno Nitz
Apresentação na sequência, na Praça Almirante Tamandaré

17 de maio, domingo Espetáculo: ‘’Quem atirou o pau no gato’’
Dona Chica, que adora os animais e a natureza, está varrendo quando encontra um livro, começa a lê-lo e ouve bem de longe “Atirei o pau no gato…”, ela fica muito brava com o que escuta e junto com seu amigo Capitão vai tentar descobrir “Quem atirou o pau no gato?”. Os dois embarcam numa aventura por entre cantigas de roda, brincadeiras tradicionais e personagens do folclore brasileiro.

Hora: 20h
Classificação: Livre
Gênero: Teatro para crianças
Grupo: Ler e Viver

18 de maio, segunda-feira Espetáculo ‘’Monteiro de Histórias’’
Até que ponto o imaginário infantil pode dar vida ao inanimado? E até que ponto poderá trazer animação à vida? Literatura, criatividade, imaginação e muita brincadeira permeiam a vida de Lúcia e Nástacia. É com esta bagagem que estas meninas exploram, por meio de brincadeiras, a fantástica obra e os personagens criados pelo grande escritor brasileiro Monteiro Lobato.

Hora: 14h30
Classificação: Livre
Gênero: Comédia
Grupo: NOVA Cia de Teatro

19 de maio, terça-feira Espetáculo: ‘’Florigudinhos’’
Florélia Terracota possui um belo e conhecido jardim, premiado e reconhecido na cidade. E a mais bela flor do seu jardim é o Senhor Cravo, que com toda sua elegância é o rei do pedaço. De repente surge uma Rosa linda e perfumada no jardim e o Cravo se sente ameaçado. Com maldade ele mente para a Rosa, dizendo que ela é uma Erva Daninha e que se for descoberta será arrancada do jardim e jogada fora.

Hora: 20h
Classificação: Livre
Gênero: Teatro para crianças
Cia Teatral Marina Dias

20 de maio, quarta-feira Espetáculo: ‘’Fedra, mulher’’
Fedra é uma mulher que tem suas obrigações, seus direitos e desejos como qualquer outra. Como rainha, mãe, esposa e madrasta, tem neste último título a perdição de sua vida. O amor e o ódio em seu coração culminam no mesmo nome: Hipólito, filho de seu esposo, rei Teseu. Proibido, secreto, irrealizável e fatal é o amor de Fedra por Hipólito.

Hora: 20h
Classificação: 18 anos
Gênero: Tragédia
Grupo: NOVA Cia de Teatro

21 de maio, quinta-feira Espetáculo:  ‘’A Bela e a Fera’’
A Bela e a Fera relata a história de uma garota chamada Bela, moça humilde, gentil e generosa que gosta de leitura. Ela mora numa casa simples com seu pai, um velho inventor. Quando ele vai até a cidade para vender um invento, é surpreendido por uma tempestade e se abriga num castelo que avista no caminho. O castelo de Fera, que o aprisiona e onde o velho homem permanece até que Bela troca de lugar dom ele.

Hora: 20h
Classificação: Livre
Gênero: Musical
Grupo: Ensamble Produções Artísticas

22 de maio, sexta-feira Espetáculo: ‘’A Noite de Charles’’
Baseado no famoso conto “A Christmas Carol” do autor inglês Charles Dickens. A história passa-se em Londres, em 1843, retratando o universo de um velho homem rico, avarento, solitário e amargurado por suas escolhas do passado. Porém, em uma noite de inverno, ele recebe uma inesperada visita que lhe oferecerá uma oportunidade de modificar o fim de sua história.

Hora: 20h
Classificação: 10 anos
Gênero: Musical
Grupo: Cia Teatral 3 em Athos

23 de maio, sábado Espetáculo: ‘’Meu ser será, será?!’’
O espetáculo retrata a vida de pessoas comuns. Cada um de nós. Desde o nascimento até a morte. Durante a sua jornada na vida, vivenciam-se conflitos sobre o conhecimento de si e do outro, deparando-se com as máscaras existenciais. E assim surge o maior de todos os questionamentos: “Quem sou eu?” Ou ainda a velha máxima de Shakespeare: “Ser ou não ser, eis a questão”.

Hora: 19h
Classificação: Livre
Gênero: Lírico
Grupo de Teatro TramandoArte

24 de maio, domingo
Espetáculo: ‘’Entre Janelas’’

“Entre Janelas” mescla a linguagem de animação corporal desenvolvida pela Tato com a pesquisa de construção de boneco de balcão. O espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo: o cachorro chamado Pitu que foge de casa após ser rejeitado e trocado por um novo amigo.

Hora: 15h
Classificação: Livre
Gênero: Bonecos de mesa, sombras, animação corporal
Grupo: Fazendo Fita Cia Artística

 

Obs.: Todos os espetáculos são gratuitos. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes de cada apresentação.

OFICINAS 

22 de maio, sexta-feira ‘Expressão corporal para a cena’
Horário: Das 8h30 às 12h
Público-alvo: Aberta ao público em geral

23 de maio, sábado ‘O ator e as partituras’
Horário: Das 8h30 às 12h
Público-alvo: Aberta ao público em geral

24 de maio, domingo ‘Direção’
Horário: Das 8h30 às 12h
Público-alvo: Profissionais do teatro

Obs.: Todas as oficinas, gratuitas, serão ministradas no Teatro Municipal Bruno Nitz.
Vagas limitadas. A ficha de inscrição está disponível no site www.culturabc.com.br, no link Mostra de Teatro 2015

Responsável pelas oficinas: Edward Charles Rodrigues Fão

Fão é pós-graduado em Estudos de Teatro e mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Letras com ênfase em edição estética e história do Teatro Medieval, com trabalho focado na formação em Artes Cênicas.

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *