Patrimônio cultural é tema de seminário em Balneário Camboriú

Patrimônio cultural é tema de seminário em Balneário Camboriú
O patrimônio cultural de Balneário Camboriú estará em discussão na terça-feira (11), a partir das 9h, no auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As inscrições para o Seminário de Patrimônio são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.univali.br/eventos ou no campus de Balneário Camboriú da Univali, no setor de Atividades da Vice-Reitoria da Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Bloco 07, Sala 204, no 2º Piso).
O Seminário de Patrimônio tem como público-alvo pessoas interessadas em arte e cultura. Serão debatidos os patrimônios paisagístico, imaterial e material, a educação patrimonial e o caso da Capela de Santo Amaro (confira quem são os palestrantes abaixo).
O seminário é realizado pela Fundação Cultural, Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, Câmara Setorial de Patrimônio Cultural e Conselho Municipal de Política Cultural, em parceria com Univali e Udesc.
Agende-se
O que: Seminário de Patrimônio
Quando: terça (11), das 9h às 12h e das 14h às 18h
Onde: auditório da Udesc (Avenida Central, 413, Centro, Balneário Camboriú)
Quanto: gratuito
Vagas: 120
Inscrições: Encerram-se em 9 de abril ou com o preenchimento das vagas. Devem ser feitas pelo site www.univali.br/eventos ou no campus de Balneário Camboriú da Univali, no setor de Atividades da Vice-Reitoria da Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Bloco 07, Sala 204, no 2º Piso)
Programação
9h: Recepção/ coffee
9h15min: Apresentação com arquiteta Nara Perna, presidente da Câmara Setorial de Patrimônio
9h30min: Vídeo Vale Tombado
10h30min: Palestra sobre Patrimônio Paisagístico, com o arquiteto Dalmo Vieira Filho
11h30min: Debate
12h30min: Intervalo para almoço
14h: Palestra sobre Patrimônio Imaterial, com a antropóloga Ana Lúcia Coutinho
14h30min: Palestra sobre Patrimônio Material e Educação Patrimonial, com o arquiteto Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior
15h: Intervalo
15h20min: Palestra sobre O Caso da Capela de Santo Amaro, com a restauradora Lilian Martins Camargo
16h: Debate
17h: Apresentação Cultural: Vídeo Sarau da Tainha
18h: Encerramento
 
Quem são os palestrantes
Dalmo Vieira Filho
É arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Paraná. Tem curso
de Especialização na Universidade Federal da Bahia e extensões na Alemanha
e em Portugal. É professor concursado do Departamento de Arquitetura e
Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Foi chefe do Escritório Técnico do IPHAN e Superintendente Estadual do IPHAN
em Santa Catarina de 1988 a 1990, de 1994 a 2006 e de 2011 até 2013.
Ana Lúcia Coutinho
Possui formação em História e especialização pela Universidade Federal de Santa Catarina. É especialista em Administração e Organização Documental, pela Universidade de São Paulo, e em Patrimônio Cultural, pela DUO/UNESCO. É doutora em Antropologia de Ibero-América pela Universidade de Salamanca (Espanha). Gestora cultural e pesquisadora da cultura luso-açoriana do litoral catarinense, Ana Lúcia é fundadora e presidente do Grupo Arcos Pró-Resgate da Memória Histórica e Artística de Biguaçu Grupo e do Grupo Folclórico Danças e Cantares Açoriano.
 
Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior
É pesquisador graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2002), com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela Fundação Universidade de Rio Grande (2003). Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Método de Projeto em Edificações de Interesse Histórico e Cultural, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atua na área de preservação, conservação e recuperação do patrimônio histórico edificado.
Lilian Fernanda Martins Camargo
Servidora pública municipal, Lilian é conservadora e restauradora do Laboratório de Conservação e Restauro de Bens Culturais de Balneário Camboriú (Fundação Cultural de Balneário Camboriú). Artista visual, integra a Associação de Artistas Plásticos de Itajaí. É técnica em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis pelo Programa de Estágio Supervisionado do Atelier de Conservação de Bens Culturais Móveis da Fundação Catarinense de Cultura (ATECOR/FCC). É também consultora técnica da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores (ACCR).
____________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural
(47) 3366-5325
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

Matérias similares

No related posts found.