“Percussão Catarina” na Feira do Livro de Balneário Camboriú

“Percussão Catarina” na Feira do Livro de Balneário Camboriú

 

O lançamento do Livro Didático Musical “Percussão Catarina” será uma das atrações da Feira do Livro de Balneário Camboriú. A atividade acontece no dia 15 de novembro, das 18 às 19 horas, na Praça Higino Pio, com sessão de autógrafos e apresentação musical do Projeto Percussão Catarina, com o Grupo de Percussão de Itajaí. A entrada é franca.

Idealizado pelos músicos Rodrigo Paiva e Luciano Candemil, o Livro Didático Musical “Percussão Catarina”  traz a catalogação dos ritmos e instrumentos de percussão utilizados por grupos folclóricos catarinenses, além de quatro peças musicais autorais inspiradas nas células rítmicas, nos instrumentos de percussão e nas melodias dos cantos encontrados durante o processo de pesquisa.

Percussão Catarina é um livro que busca atender a demanda por materiais didáticos no âmbito da educação musical. Este material está direcionado para alunos, professores e centros de pesquisa cultural, interessados em conhecer os ritmos e instrumentos de percussão dos grupos folclóricos catarinenses. O conteúdo apresentado é resultado parcial de quatro anos de pesquisa acadêmica (2010-2013), realizada durante o curso de Bacharelado em Música da Univali, que contou com o apoio financeiro da lei do Artigo 170 do Governo do Estado de Santa Catarina.

“Embora o projeto tenha sido realizado com os fundamentos da etnomusicologia, procuramos durante a trajetória estabelecer conexões com o ensino e o compartilhamento de dados com a comunidade em geral”, argumentam Paiva e Candemil.

O projeto Livro Didático Musical “Percussão Catarina” foi proposto pelo músico e professor Rodrigo Gudin Paiva para a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú em 2015 e tem o apoio da Univali, Curso de Música da Univali, do Grupo de Percussão de Itajaí, Proler, DBWEB Designer, UPA – Universo Paralelo Produções Artísticas e EPEC – Escritório de Projetos da Economia Criativa. A primeira edição será distribuída gratuitamente para escolas e centro culturais da região. Como contrapartida social, será realizada uma Oficina de Capacitação de Professores para a aplicação do livro no dia 28/11, das 13h30 às 17h30, no Espaço do Projeto Oficinas, na rua Angelina (anexo ao CAIC), bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú.

Projeto Percussão Catarina

O Projeto Percussão Catarina teve origem em 2010, a partir da pesquisa do músico Luciano Candemil, que através da Bolsa de Iniciação Científica do Curso de Música da Univali, com orientação do professor Rodrigo Paiva, catalogou mais de 100 instrumentos de percussão que são utilizados nas manifestações folclóricas catarinenses. Desta pesquisa, surgiram iniciativas de divulgação e compartilhamento dos dados com a comunidade em geral, que contaram com o apoio da Fundação Cultural e da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú.

Em 2014, foram oferecidas 10 oficinas de construção destes instrumentos com materiais reciclados para alunos da rede municipal. Em 2015, o projeto ganhou forma de uma Aula-Show em que os instrumentos são apresentados com suas canções características e foi levado a cinco escolas públicas municipais, com um público aproximado de 300 estudantes e professores.

Esta trilogia se fecha em 2016, com o lançamento do Livro Musical Didático “Percussão Catarina”, que será distribuído gratuitamente às escolas públicas, centros culturais, instituições e projetos que trabalhem com educação musical. O livro, que servirá como apoio ao professor que quiser trabalhar o conteúdo nas aulas, será lançado até o final do ano.

Sobre os autores

Rodrigo Paiva é músico profissional desde 1989. Licenciado em Música pela UDESC, Mestre e Doutor em Música pela UNICAMP. Exerce suas atividades como professor nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música da Univali em Itajaí e, em oficinas, workshops e cursos de formação continuada para professores. Também atua como pesquisador em música popular e erudita. Atualmente, integra a Orquestra Camerata Florianópolis e realiza a direção musical e coordenação do GPI – Grupo de Percussão de Itajaí. Autor do livro “Bateria e Percussão Brasileira em Grupo: composições para prática de conjunto e aulas coletivas”. É co-autor do “Livro do Aluno – Percussão – Bateria” e do “Livro do Aluno – Bateria”, lançados pelo Projeto Guri de São Paulo.

Luciano Candemil é natural de Florianópolis atua como percussionista, compositor, professor, pesquisador e produtor musical. Atualmente é discente do Curso de Mestrado Acadêmico em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de etnomusicologia. Tem as seguintes titulações cursadas na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI): Especialização em Educação Musical; Licenciatura em Música; e Bacharelado em Música (Percussão Popular), com Mérito Estudantil. Tem diversos artigos publicados em congressos nacionais e internacionais (Argentina, Cuba, Espanha e Portugal). Na área artística, como compositor, destaque para o CD autoral Candemil e Quilha – Na cara do bicho; as diversas premiações recebidas em festivais de música; e as composições da Aula-Show Percussão Catarina. Como produtor musical, idealizou e dirigiu os projetos CD´s Minha Vila Minha Escola vol.01 e vol.02. Desde 2010 é integrante do Grupo de Percussão de Itajaí.

Serviço

Lançamento do Livro Didático Musical “Percussão Catarina”
Feira do Livro de Balneário Camboriú
Terça – 15 de novembro
Horário: Das 18 às 19 horas.
Local: Praça Higino Pio – Centro  Balneário Camboriú.
Entrada Franca

Fan Page:
https://www.facebook.com/Percuss%C3%A3o-Catarina-791638540898945/

Blog:
http://percussaocatarina.blogspot.com.br/

Fotos em alta resolução em:
https://upacultura.wordpress.com/2016/11/04/paiva-e-candemil-lancam-o-livro-didatico-musical-percussao-catarina-na-feira-do-livro-de-balneario-camboriu/


Mais Informações
Mirian Arins: (47) 9965-4637
upa.arte@gmail.com
Bia Mattar: (47) 9262-6543
Rodrigo Paiva: (47) 9262-6841
Luciano Candemil (47) 9644-3299
Jornalista responsável: Mirian Arins (DRT SC 01762 JP)

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *