Pontal Norte da Praia Central recebe Festival de Esculturas de Areia

Pontal Norte da Praia Central recebe Festival de Esculturas de Areia

Festival de Esculturas de Areia 19 05 16 Foto Celso Peixoto (4) (Copy)

O Festival de Esculturas de Areia começou nesta quinta-feira (19) no Pontal Norte da Praia Central de Balneário Camboriú. Até domingo (22), os balneocamboriuenses e visitantes podem acompanhar sete escultores profissionais dando vida a obras que têm como matéria-prima areia e água.

O evento é gratuito. O público terá a oportunidade também de testar o dom de esculpir. Basta comparecer no local de sexta a domingo. Ferramentas e orientações serão disponibilizadas aos iniciantes, que concorrerão a prêmios. A escolha das melhores esculturas será pelo voto popular. O vencedor ganhará um passeio no teleférico. Escolas também participam.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do município, o festival é um projeto do escultor Jorge Schröder.
Quem passou pelo Pontal Norte, próximo ao Marambaia Hotel, na tarde desta quinta viu montes de areia preparados para serem transformados em arte. A matéria-prima era socada para estar em condições de ser esculpida. Para construir seus trabalhos, os artistas usarão espátulas, pás e caixas. De acordo com Schröder, o Pontal Norte tem a melhor areia para a escultura.

“É uma areia mais fina”, comenta.

Os escultores profissionais David Rodrigues (Fazenda Rio Grande/PR), Guto Rubin (Cruz Alta/RS), Hugo Pagani (Piçarras/SC), Nivaldo Kloppel (Navegantes/SC), Jean Rodrigues (Palhoça/SC), Plinio Verani (São José/SC) e Rafael Rodrigues (Florianópolis/SC) devem concluir suas obras até domingo. Entre os temas que vão servir de base para a criação deles estão a poluição dos mares, a família, entre outros. Maquetes dos trabalhos estão expostas na praia.

Quem perder o evento só poderá contemplar as esculturas por fotografias. Isso porque as criações não vão durar.

“São alegorias de nós mesmos, simbolizam a impermanência humana. Talvez sejam esses o encanto da escultura de areia: a impermanência e o lúdico”, disse o escultor Plinio Verani.

“Estamos acostumados a fazer obras que perduram. Temos que entender a impermanência, as coisas vão acabar. O fazer é o mais importante”, complementou Schröder.


SERVIÇO

O que: Festival de Esculturas de Areia

Quando: de quinta (19) a domingo (22)

Quinta (19): a partir das 15h

Sexta (20) e sábado (21): das 8h às 18h (com intervalo para almoço)

Domingo (22): das 8h às 12h

Onde: Pontal Norte da Praia Central, próximo ao Marambaia Hotel

Quanto: gratuito

 

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Celso Peixoto/ FCBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325

www.culturabc.com.br

facebook.com/fundacaocultural

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

instagram.com/prefbc

Matérias similares

No related posts found.