Projeto cultural apresenta vídeo-coreografia, exposição e instalações coreográficas

Projeto cultural apresenta vídeo-coreografia, exposição e instalações coreográficas

Fruto de uma pesquisa de criação em dança com sobreposição de linguagens artísticas, o projeto Decomposições do Movimento lançou uma vídeo-coreografia, uma exposição fotográfica e instalações coreográficas. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o projeto aborda questões relacionadas ao corpo e movimento, meio ambiente, reciclagem e compostagem.

A vídeo-coreografia, com classificação etária de 16 anos, é o mais recente produto do projeto criado pelo artista Fernando Dalla Nora. O material pode ser visto na plataforma YouTube do coletivo Núcleo Corpóreo. O vídeo apresenta uma dança orgânica de corpos, plantas e objetos sustentáveis.

Durante oito meses, Dalla Nora mergulhou em estudos explorando diferentes qualidades de movimento com base na poética da decomposição. Para entender esse processo, foram promovidas duas oficinas gratuitas para a comunidade: “Decomposição [compostagem]” e “Movimento [corpo, planta e outras materialidades]”, ambas no Parque Raimundo Malta em dezembro de 2020.

Também ocorreram duas residências artísticas. A primeira foi em dezembro de 2020 em Balneário Camboriú, e a segunda, em julho de 2021, em Campinas (SP). As duas se desenvolveram em paisagens naturais e áreas verdes de locais urbanos, bem como em ruas e praças dos municípios. As residências resultaram em uma exposição fotográfica e duas instalações coreográficas. A exposição fotográfica fica até o fim de agosto na Biblioteca Municipal Machado de Assis, com classificação livre. Já as instalações podem ser vistas no Instagram do Núcleo Corpóreo (@nucleocorporeo) e de Dalla Nora (@dallanoras), assim como toda a programação do projeto. O artista também lançará em breve um catálogo-arte do projeto.

Além de Dalla Nora, participam de Decomposições do Movimento Gabriel Engster, Babi Fontana e Victor Costa, por meio do coletivo Núcleo Corpóreo.

Como acompanhar o projeto Decomposições do Movimento:

– Vídeo-coreografia: plataforma YouTube do coletivo Núcleo Corpóreo ou neste link https://bit.ly/3snAA20
– Exposição fotográfica: na Biblioteca Municipal Machado de Assis até o fim de agosto (de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30)
– Instalações coreográficas: Instagram do Núcleo Corpóreo (@nucleocorporeo) e de Dalla Nora (@dallanoras)

SOBRE O ARTISTA RESPONSÁVEL

Fernando Dalla Nora é multiartista natural de Balneário Camboriú e atuante na área cultural como produtor. É idealizador do coletivo Núcleo Corpóreo, com o qual vem desenvolvendo ações de pesquisa, produção e formação em artes integradas com projetos apoiados por editais de Leis de Incentivo. Por meio da dança, desenvolve projetos de pesquisa, formação continuada e residências em parceria com artistas diversos com foco na experimentação e cruzamento de linguagens artísticas e conexões com as novas tecnologias. É bailarino, professor e coreógrafo, pesquisador, performer e videomaker. Trabalha com somas de linguagens experimentais contemporâneas dentro da dança, artes sonoras, fotografia e audiovisual. Seu interesse é no exercício investigativo, improvisação e construção de narrativas e poéticas, através do corpo, som e imagem.

SOBRE O COLETIVO

O coletivo Núcleo Corpóreo atua desde 2012 com projetos de produção, formação e pesquisa em parceria com diversos artistas de abrangência nacional em projetos que recebem apoio de Editais de Leis de Incentivo à Cultura. O foco é nas experimentações em artes integradas com multiartistas que se relacionam para criar possibilidades dentro da cena contemporânea.

_______
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações da assessoria de imprensa do projeto
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.