Projeto FacineBC recebe apoio do Pontos MIS/SP para o Encontro Criativo

Projeto FacineBC recebe apoio do Pontos MIS/SP para o Encontro Criativo

Projeto FacineBC recebe apoio do Pontos MIS/SP para o Encontro Criativo com Anna Muylaert e Eduardo Serrano, trazendo Giuliana Monteiro e Bruno Cucio para dialogar sobre os “processos criativos do roteiro à montagem do filme.

A Produção do Facinebc trouxe mais uma grandeza para o projeto, o apoio do Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo/SP, com a indicação de dois nomes para comporem uma roda de conversa com Anna Muylaert e Eduardo Serrano, são Giuliana Monteiro e Bruno Cucio, dois cineastas do eixo nacional de cinema e colaboradores do “Bate-papo de Cinema do Pontos MIS”, espaço que conquistou o país com uma legião de cinéfilos e que vem contribuindo com importantes diálogos sobre cinema; e que também inspirou a criação do “Encontro Criativo”, a roda de conversa, como contrapartida do projeto de Balneário Camboriú. “Para nós, aqui de uma cidade, no sul do país, que tem uma cadeia produtiva do audiovisual se desenvolvendo e buscando formação, será um momento de colher destes grandes nomes do cinema tudo o que nos trouxerem de suas experiências. É a primeira vez que um projeto local promove uma ação com nomes de tanta importância no segmento. Só lamentamos que pela situação da Pandemia não conseguiremos abraçar a todos; mas nos orgulhamos do FacineBC ser o espaço deste estreitamento de relações para nossa cidade e nossos profissionais da cadeia produtiva”, manifesta Dagma Castro, produtora e criadora do FacineBC que está na 4ª edição, este ano totalmente online.

 

A Mostra FacineBC que está acontecendo, iniciada no domingo (25) e segue até quarta-feira (28), com licenciamento de mais de 50 filmes e sucesso de público, com em torno de 300 pessoas por dia acompanhando as exibições dos filmes pelo youtube, já teve também a MasterClass de roteiro com Anna Muylaert (dia 23) com mais de 30 participantes em sala do zoom, ainda tem por acontecer a MasterClass de montagem com Eduardo Serrano, que seria dia 24 e foi adiada para o início de maio, por definir a data. Terá na próxima quinta-feira (29) “O Encontro Criativo”, que conta com a presençadois cineastas das MásterClass e terá também a mediação de Giuliana Monteiro e Bruno Cucio, online e transmitido ao vivo pelo youtube a todos interessados. O bate-papo pretende provocar o diálogo entre os participantes sobre os processos criativos de um filme: “Os caminhos e as possibilidades que entremeiam do roteiro até a montagem final de um filme, uma obra audiovisual”.
– O roteiro, no cinema – é a base do filme, a parte prima que nasce antes de toda a obra; que terá uma estrutura, trará um conceito, uma narrativa, uma sequência de fragmentos e linha de tempo para contar uma história.

– A montagem, ou edição – na via de regra segue uma linha do tempo, seleciona, ordena e ajusta os planos do filme. A montagem pressupõe um tratado metódico para chegar no resultado desejado: contar uma história. Tecnicamente o resultado final fica nas mãos e responsabilidade do montador.

Surgem os questionamentos então:

– O montador sempre deverá seguir o tratado proposto no roteiro?

– Tem a liberdade criativa de modificar, desconstruir ou até mesmo subverter as regras primas para chegar ao resultado proposto?

– Pode enfim contar a mesma história por outro olhar?

 

O projeto que tem o patrocínio do recurso federal da Lei Aldir Blanc via edital da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, que além dos apoiadores locais como a CONJEL e força tarefa do coletivo do projeto, e quetambém está distribuindo o recurso recebido para em torno de 130 profissionais, traz ainda esta importante conquista: o apoio do Pontos MIS, ação de difusão do MIS/SP; que é motivo de orgulho e gratidão para a produtora e também conselheira estadual de cultura(CEC), Dagma Castro: “este apoio agrega muito para todos, principalmente para a cidade, pois trazer apoios importantes e somar ações constroem pontes para o futuro, tudo o que precisamos neste momento é construir futuros. Se já estávamos orgulhosos em fazer valer o recurso da Aldir Blanc, que estava lá estancado no Fundo Nacional de Cultura e teve todo um levante nacional para chegar a ponta, nos trabalhadores da cultura, e nós através de um projeto levar um pouco para cada trabalhador do audiovisual envolvido e aos realizadores dos filmes e movimentar a cena local com a Mostra, proporcionar formação com as MasterClass e toda a troca de conhecimento e o encontro que o cinema promove, hoje sentimos gratidão pela oportunidade lançada e acolhida com generosidade por tantos”.
O projeto FacineBC promove através deste estreitamento de diálogos com instrumentos nacionais, como o MIS São Paulo, o quê pode trazer possibilidades promissoras para nossa cidade, “Nós do Pontos MIS estamos muito contentes em ser um dos apoiadores do Projeto FacineBC. Isso mostra nosso comprometimento com a difusão à cultura não só pelo Estado de São Paulo, mas também por outros estados do país. E também reforça a confiança da Dagma Castro em nosso trabalho, que nos contatou e nos pediu sugestões de mediadores . Assim, vamos construindo pontes e abrindo portas para trabalhos futuros”, manifestou Guilherme Pacheco, coordenador do Pontos MIS.

 

Conheça os cineastas que estarão nas MasterClass e no Encontro Criativo:

ANNA MUYLAERT
Hoje beirando seus 57 anos, nascida em 21/04/64, a paulista ANNA MUYLAERT tem na sua cinematografia diversos prêmios no Brasil e no exterior; é diretora, roteirista e produtora especializada em conteúdo para cinema e televisão. Estudou cinema na Escola de Comunicações e artes da USP. Já na década de 90 fez parte da equipe de criação dos programas da TV Cultura MUNDO DA LUA (1991) e CASTELO RÁ-TIM-BUM (1994) uma das mais bem sucedidas séries de todos os tempos da TV brasileira – que influenciou uma geração inteira. Ainda para TV escreveu a série UM MENINO MUITO MALUQUINHO, da TV Brasil e fez parte das equipes de criação de FILHOS DO CARNAVAL e ALICE, ambos da HBO e a direção geral da primeira temporada da série AS CANALHAS, da GNT.

No início da carreira realizou muitos filmes curtas-metragens, como roteirista vários longas, entre eles o premiadíssimo O ANO QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS (2006), de Cao Hamburger. Anna também assina o roteiro de 5 longas metragens que dirigiu e produziu com sua empresa África Filmes, todos com diversos prêmios, o primeiro DURVAL DISCOS (2002), É PROIBIDO FUMAR (2009), CHAMADA A COBRAR (2012), QUE HORAS ELA VOLTA? (2015) e MÃE SÓ HÁ UMA (2016). E foi com QUE HORAS ELA VOLTA? (The Second Mother) que foi reconhecida internacionalmente. O filme ganhou o Prêmio especial do Júri no Sundance Film Festival e também o Panorama Audience Award na Berlinale 2015 e foi vendido e lançado em mais de 30 países. QUE HORAS ELA VOLTA? foi também o escolhido pelo Brasil para representar o país no Oscar – motivo pelo qual recebeu o convite para fazer parte da Academia de Artes e Ciências cinematográficas de Hollywood. Atualmente a cineasta está em fase de desenvolvimento de seu novo longa metragem O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS em coproducão com GLAZ entretenimento.

EDUARDO SERRANO

Após ter concluído seu mestrado em montagem na National Film School (NFTS)/ Royal College of Art na Inglaterra, EDUARDO SERRANO partiu para construir sua carreia em Recife. Trabalhou numa série de curtas e longas de animações, documentários e ficção, com forte presença no desenvolvimento do cinema pernambucano. Entre outros, Guaxuma, de Nara Mormande, Doméstica, Boi Neon, e Divino Amor de Gabriel Mascaro, Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, recebendo o prêmio de melhor montagem da ABC e com Bacurau de KMF e Juliano Dorneles, que também lhe rendeu o prêmio de melhor montagem da ABC e o Grande prêmio de montagem da Academia Brasileira de Cinema.

Apesar desses trabalhos pernambucanos já alavancarem coprodução de vários países, Eduardo montou vários longas de autores estrangeiros, como o português DjonAfrica, de Filipa Reis / João Miller, os argentinos La Cama, de Mónica Lairana, Karnawal de Juan Pablo Félix, o belga White Elephant de Kristof Bilsen e atualmente trabalha em dois projeto independente americano em Los Angeles, Beast e Jeannette.

Giuliana Monteiro – mediadora

Roteirista, produtora e diretora nascida em São Paulo, formada em Multimeios pela PUC, Giuliana, Começou a trabalhar na indústria audiovisual em 2003 onde ganhou experiência profissional na área de produção de documentários e conteúdo para diversas midias, tendo colaborado com produções para canais como Discovery Channel, History Channel, NatGeo e Globo, O2 Filmes e Canal Azul e também em diversos filmes independentes. Mudou-se para Nova York em 2011 com uma bolsa de estudos para mestrado em roteiro e direção pela faculdade NYU,Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roterizou seis projetos de filmes curta metragem. Com tese de pós-graduação no programa MFA, recebeu o BAFTA Fellowship, a NHFA National HispanicFoundation of Arts e a AAUW International Fellowshiponde escreveu e dirigiu 5 curtas-metragens do programa, “Root” (ficção), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Happiness” (ficção) e “I Don’t SayGoodbye, I say Até breve “(ficção). Passando de uma linguagem mais experimental para a ficção, ela se viu em uma linguagem híbrida entre documentário e ficção.

Seu último filme, curta-metragem, “Eu Não Digo Adeus, Digo Até Logo” teve estréia na 64th Berlinale e viajou por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, ganhando diversos prêmios, entre eles o de melhor filme no festival Internacional de Viña delMar em 2014, melhor filme no festival de BRAFTV em Toronto, melhor roteiro no festival Fusion em Nova Iorque. Atenta aos mercados e laboratórios internacionais, foi aluna do Berlinale Talents Campus em 2015 em Berlim e em Buenos Aires, participou do laboratório de roteiro em Torino (2018) e do laborátoriode produção em Toronto, no mesmo ano. Seus projetos estiveram em mercados de co-producção de San Sebastián na Espanha, Berlin em 2016 e do Cannes Network em 2017.

Atualmente trabalha em seu primeiro projeto de longa metragem, “Estrada para Livramento” que recebeu o Spike Lee Fund award para desenvolvimento em 2015 e recentemente o prêmio de escrita da Fundação de San Francisco SFFILM, também conquistou o apoio do Projeto Paradiso para cursar o Script Revision Lab do Cine Qua Non Lab, no México, em 2020.

Giuliana é fundadora da Elefanti Filmes, produtora independente com sede em São Paulo, faz parte do coletivo de roteiros, “Os Andrades” e dá aulas de roteiro em parceria com o Museu da Imagem e do Som em São Paulo e a Poeisis.

Bruno Cucio – mediador
Graduado pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado – em Cinema, mestrando do departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes. Entendendo a necessidade de atuação em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público, Bruno tem dado importante contribuição à estas demandas desde de 2009. Foi produtor executivo dolonga-metragem “Para’í” (2017), dirigido por Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes. Como diretor tem em sua filmografia o curta-metragem “Um Homem Satisfeito” (2015), exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, entre eles o Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2016) e no 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo; “Até Onde” (2013), exibido no canal CINEBRASILTV, ganhador de menção honrosa de melhor filme no 7º Festival Ojo del Sancocho (2014, Colômbia), selecionado para a 17ª Mostra de Tiradentes, entre outros; “Será” (?) (2012), realizado em parceria com o grupo de teatro Caixa de Imagens e exibido no Centro Cultural São Paulo e no Festival de Cinema de Paranapiacaba.

Foi produtor e curador dos festivais de cinema XI Cinefest Gato Preto, contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014; e Move Cine Arte, em 2012.

Bruno coordenou o projeto sócio-educacional Circuito Cultural, de 2010 até 2013, além de dar aulas de roteiro, direção, produção e cultura fílmica em escolas e instituições de ensino, como: POIESIS, IED – Instituto Europeu de Design, Colégio Bandeirantes, Escola Oswald de Andrade e Escola Carandá Viva Vida,também é colaborador dos encontros de bate-papo de Cinema do Pontos MIS/SP .

As datas dos eventos:
Confira as datas da programação:

– de 25 a 28/04: Mostra FacineBC

– 29/04: Encontro Criativo – com Anna Muylaert e Eduardo Serrano, mediação de Giuliana Monteiro e Bruno Cucio (transmissão ao vivo pelo Youtubewww.youtube.com/kochefilmes)

– MasterClass de Montagem, adiada, em breve nova data.

Serviço:
informações : E-mail facinebc@gmail.com

Toda programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais do FacineBC
Instagram: facinebc
facebebokk: facebook.com/facinebc

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