Projeto patrocinado pela LIC transforma Bairro da Barra em galeria de arte a céu aberto

Projeto patrocinado pela LIC transforma Bairro da Barra em galeria de arte a céu aberto

Paredes e muros do Bairro da Barra ganharam cores e traços artísticos. Com o projeto “1ª Mostra de Arte de Balneário Camboriú: Janelas da Memória”, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura do Município (LIC), o bairro virou uma galeria de arte a céu aberto.

Feitas em outubro, novembro e dezembro de 2021, 22 obras de artes estão espalhadas pelo bairro. São painéis sobre história, natureza e costumes locais. As obras podem ser conferidas em um trecho de três quilômetros, nas principais ruas da Barra, e totalizam 575,95 m² de área. A localização e as informações sobre os painéis constam no mapa digital gratuito disponível no endereço https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1RsO5CyUp-16dX0S2JKsGqqWTkvpFFgBc&usp=sharing) . Os trabalhos tiveram a coordenação do movimento Open Street Gallery, que, desde 2019, proporciona intervenções artísticas no bairro (saiba mais no fim do texto). No mapa digital, estão também artes produzidas antes do patrocínio da LIC.

A seleção dos espaços e dos artistas que trabalharam em cada painel ocorreu por um processo de curadoria mista. Cada artista ou crew (grupo de artistas) foi convidado para executar um trabalho totalmente autoral, mas que buscasse agregar conexão histórica e cultural, conceito artístico e diversidade de expressões. Participaram 19 artistas (oito convidados pela produção da mostra, e os demais voluntários).

Segundo o proponente do projeto e fundador da Open Street Gallery, Murilo Trevizol, o objetivo da mostra é destacar a arte urbana, transformando espaços ociosos da cidade em roteiros de turismo cultural, valorizando a Barra, um bairro histórico: “A Barra é o marco zero da cidade, lugar que tem o poder de unir modestos barcos e iates luxuosos, casas remanescentes de pescadores e arranha-céus. E por que não contar essa história, mostrar essa vivência, essa convivência? Queremos trazer esse pertencimento e esse reconhecimento de quem é daqui ou quem visita a região. Nada melhor do que a arte para unir, mover e transformar”, diz Murilo.

Escolas ganharam painéis artísticos

Entre as contrapartidas socioculturais do projeto, que são previstas pela LIC, estão a criação de painéis artísticos em muros de duas escolas de Balneário Camboriú. As temáticas das obras que embelezaram a Escola Estadual Francisca Gevaerd, na Barra, e o Centro Educacional Municipal Alfredo Domingos, no Bairro São Judas Tadeu, estão relacionadas a direitos humanos e direitos da criança e do adolescente.

Sobre o Open Street Gallery

Iniciado em 2019, o Janelas da Memória foi o primeiro projeto criado pelo movimento de arte urbana independente Open Street Gallery. Focado na Barra, o projeto proporcionou a produção de mais de 70 pontos de intervenções artísticas no bairro. As obras fazem aproximações, releituras e reflexões sobre costumes da comunidade local e das histórias da região. Na cidade, o Open Street Gallery produziu mais de 100 obras.

___________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Instagram do Open Street Gallery
@openstreetgallery

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Murilo Trevizol/Divulgação
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

 

 

Matérias similares

No related posts found.