Projeto pesquisou alimentos tradicionais de Balneário Camboriú

Projeto pesquisou alimentos tradicionais de Balneário Camboriú

praca-da-cultura

Os alimentos presentes na mesa das famílias balneocamboriuenses ao longo de cinco décadas foram catalogados por um projeto patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura do município (LIC). Depois de compilados, os alimentos estão sendo expostos em tendas para que sejam conhecidos e degustados por moradores e visitantes de Balneário Camboriú.

Até dezembro (confira as datas abaixo), será possível saborear as comidas típicas identificadas por meio do projeto “Tenda da Cultura Alimentar: Equipamento de Difusão Cultural”. Nesta quinta (13), nos turnos da manhã e da tarde, a tenda estará montada na Escola Estadual Francisca Alves Gevaerd, no bairro da Barra. Alunos, professores e pais poderão experimentar bolo de amendoim, bolo de fubá com erva doce, bolinho de banana, beiju, rolão na folha de bananeira, pão de aipim e outras receitas tradicionais, preparadas por comunidades visitadas pela projeto. Dois eventos semelhantes já ocorreram. A degustação é sempre gratuita.

De autoria da nutricionista Michele Golin Casagrande Colossi, o trabalho começou a ser desenvolvido em fevereiro. Até junho, Michele pesquisou a cultura alimentar tradicional do município. O objetivo da nutricionista é valorizar e divulgar a cultura alimentar de Balneário Camboriú. Nas tendas, há material informativo com o resultado do trabalho e também um mural interativo, onde as pessoas podem expressar sentimentos e conhecimentos sobre o tema por meio de pintura, desenho e escrita.

“Tenda da Cultura Alimentar” é um projeto de política pública de cultura e atende o eixo VI do Plano Municipal de Cultura, referente à história, memória e patrimônio cultural.

Agende-se

 

– 13 de outubro, na Escola Estadual Francisca Alves Gevaerd
– 16 de outubro (Dia Mundial da Alimentação), na Feira da Praça do Pescador, Bairro da Barra
– 29 de outubro, na Associação dos Moradores do Estaleiro – AME
– 5 de novembro, na Praça do Pescador do Bairro da Barra, em evento promovido pelo CDL de Balneário Camboriú
– 9 de novembro, na Feira do Livro, das 14h às 22h
– 2 e 3 de dezembro, no Festival de Frutos do Mar

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Divulgação FCBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325

www.culturabc.com.br
facebook.com/fundacaocultural
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *