Projeto recupera história do Hotel Fischer

Projeto recupera história do Hotel Fischer

Hotel Fischer na década de 1970. foto-vitor-ebel

Primeira hospedaria de luxo de Balneário Camboriú, o Hotel Fischer tem sua história resgatada por meio de um projeto da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do município. “Hotel Fischer: Fotografias & Memórias”, desenvolvido pelo designer gráfico Sergio Antonio Ulber, pretende reunir, restaurar e preservar documentos fotográficos relacionados ao empreendimento inaugurado em 1957 e demolido em 2012.

Da pesquisa, resultará um livro, o qual deverá ser concluído até o final do ano. “A ideia é construir a história do hotel a partir de fotografias e divulgá-la”, diz Ulber.

A obra será distribuída gratuitamente e ficará disponível para download no blog https://memoriahotelfischer.wordpress.com. O blog está no ar, com informações atualizadas sobre o trabalho.

Pesquisado em acervos públicos e privados, o material já foi digitalizado. O acervo passa no momento por uma análise de profissionais das áreas de história, arquitetura, design de moda e fotografia, que apontarão as características da época.

Considerado um marco da arquitetura, hotelaria e do turismo em âmbito nacional, o hotel é um dos empreendimentos mais famosos de Balneário Camboriú. Visionário, seu criador, o alemão Adolfo Fischer, foi rotulado de louco na época por ter adquirido uma extensa área de terra no canto sul da praia e ali construído o prédio.

Quando inaugurado, em 15 de dezembro de 1957, o hotel tinha quatro pavimentos, 26 quartos luxuosos, 18 apartamentos e suítes, dois refeitórios, sala de estar com lareira, terraço, auditório para crianças e serviço de bar. Tinha capacidade para 108 hóspedes. Em operação até 2009, o hotel foi demolido três anos depois.

Os arquivos digitais de todas as fotografias restauradas e publicadas no livro serão entregues ao Arquivo Histórico Municipal e à família Fischer.

Mais informações com Sergio Antonio Ulber pelos fones (47) 9915 6169 / 3081 2273

 

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Vitor Ebel/Divulgação
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325
www.culturabc.com.br
facebook.com/fundacaocultural
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *