Roda de Conversa – 200 anos da Colônia Nova Ericeira

Roda de Conversa – 200 anos da Colônia Nova Ericeira

2018 é o ano do bicentenário da Colônia Nova Ericeira. Para comemorar a data, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú promove uma roda de conversa na próxima quarta-feira (18), às 19h, na Galeria Municipal de Arte. A iniciativa faz parte das comemorações do aniversário de 54 anos de Balneário Camboriú. A entrada é gratuita.

A roda de conversa terá a participação de historiadores, pesquisadores e jornalistas de Itajaí e região. Entre eles Mariana Schlickmann (Balneário Camboriú), Cláudia Marisene (Balneário Camboriú) Magru Floriano (Itajaí), Isaque de Borba (Camboriú), Dieter Hans Kohl (Porto Belo) e Rogério Pinheiro (Navegantes).

Além de Balneário Camboriú, as comemorações dos 200 anos da Nova Ericeira serão realizadas até novembro de 2018 em outras cinco cidades catarinenses. Bombinhas, Navegantes, Penha e Itajaí já receberam o evento.

A Galeria Municipal de Arte fica na Avenida Central nº 50, esquina com a Rua 300 (prédio do Teatro Municipal Bruno Nitz), Centro.

Nova Ericeira

A Nova Ericeira foi criada oficialmente no dia 25 de março de 1818, na Enseada das Garoupas, hoje Porto Belo. Mais de 300 pessoas vieram da Ericeira (Portugal) para povoar o litoral catarinense entre Governador Celso Ramos (Ganchos) e Itajaí. Sendo um projeto do governo português, a Nova Ericeira foi extinta após a Independência do Brasil. Balneário Camboriú e outras nove cidades fizeram parte da colônia.

O principal legado deixado pela Colônia Nova Ericeira pode ser encontrado hoje na pesca. Os pescadores ericeirenses trouxeram técnicas pesqueiras que foram passadas de geração em geração. A mão de obra qualificada no setor foi fundamental para o desenvolvimento pesqueiro catarinense.

 Ericeira

Local de passagem e instalação dos fenícios há 1000 antes de Cristo, a Ericeira é uma vila turística situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa. Ericeira significa “terra de ouriços”, devido aos numerosos ouriços do mar que podiam ser encontrados nas suas praias. O primeiro documento que faz referência à pesca é de 1229, quando foi criado o município da Ericeira.

A Ericeira hoje é um dos principais destinos turísticos de Portugal. A vila é a única Reserva Mundial de Surf da Europa e a segunda do planeta (a primeira foi criada em Malibu, Califórnia, Estados Unidos).

*Mais informações com o jornalista e pesquisador Rogério Pinheiro nos telefones (47) 98823-5334 (WhatsApp).