Sarau da Tainha celebra aniversário de três anos com evento na Praça do Pescador 

Sarau da Tainha celebra aniversário de três anos com evento na Praça do Pescador 

Programação com mais de 10 horas de atividades culturais gratuitas para todas as idades.

Sábado, 01, o bairro da Barra, em Balneário Camboriú, estará em festa com as comemorações do aniversário de três anos do projeto Sarau da Tainha. O evento realizado na Praça do Pescador irá reunir, numa programação de mais de 10 horas de atividades culturais gratuitas, artistas em destaque na cena regional catarinense.

 

O início do evento está previsto para as 11h com uma visita na Capela Santo Amaro, local histórico do bairro, guiada por um morador que também é um dos responsáveis pela manutenção do local. A partir das 12h o público é convidado a experimentar Tainha na chapa, acompanhada de vinagrete de marisco. O peixe típico do inverno catarinense será servido no Pilekinho’s bar, local administrado por uma das famílias mais antigas do bairro.

O período da tarde é voltado para o público infantil com espetáculos de contação de histórias. Enquanto as crianças se divertem, os adultos podem aprender a tecer rede de pesca ou conferir as belíssimas esculturas da artista plástica Elis Teixeira.

A programação musical inicia, às 16h com Música Orgânica que apresentará um repertório autoral repleto de histórias que remetem as vivências da cultura local. Na sequência tem o projeto de arte de rua, música autoral e instrumental Oros Boros e o som peixeiro do Tarrafa Elétrica. Para fechar o evento, diretamente de Florianópolis, os vencedores do Prêmio da Música Catarinense como artista revelação de 2017, Orquestra Manancial da Alvora.

Complementando a programação, intervenções poéticas serão realizadas nos intervalos dos shows, além de lançamento de livros, espaço de microfone aberto, venda de artesanato local, histórias de pescador e a distribuição gratuita do tradicional caldo de peixe.

Desde o início do projeto, em 2015, o Sarau da Tainha ocupa a Praça do Pescador reforçando a identidade cultural do bairro da Barra e fortalecendo a cena artística independente. “O evento em comemoração ao aniversário do Sarau da Tainha já virou tradição anual no município. É um momento de celebrar e reunir os artistas que fazem parte dessa história”, explica Douglas Gomes, um dos idealizadores do projeto.

O Sarau da Tainha é realizado pela Peixaria Cultural, e neste ano de 2018 recebeu o apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, via Edital de Apoio a Eventos.

Confira a programação completa:

11h Visita guiada na Capela de Santo Amaro, com Júlio

12h Almoço: Tainha na chapa com vinagrete de marisco, no Pilekinho`s

13h Som na Praça com a PlayList Sarau da Tainha

14h Programação Infantil: Contação de Histórias com Édina Maria

15h Programação Infantil: “Petisquinho na Cidade ao Contrário” Fabiolle Longhi

15h Oficina: Tecendo Rede de Pesca com Roseni Salete Do Santos, da Associação Caminhos Verdes Mar

16h Apresentação Musical com Música Orgânica

16h Exposição “Da Terra”, com a artista plástica Elis Teixeira

17h Intervenção Poética com Ernesto Wenth Filho e o Blues e Poesia

17h30 Intervenção Poética com Hang Ferrero

18h Apresentação Musical com Oros Boros

19h Intervenção Poética Recontos Assombrosos de Catarina, com Daniel Rosa Dos Santos

19h30 Microfone Aberto e Histórias de Pescador

20h Apresentação Musical com Tarrafa Elétrica

21h Intervenção Poética com Abrasabarca, coletivo de mulheres poetas.

21h30 Apresentação Musical com Orquestra Manancial da Alvorada

Quem também marca presença é Demétrio Panarotto com o lançamento do livro Tratamento da Imagem, além da transmissão ao vivo do programa de rádio Quinta Maldita em conjunto com Marcio Fontoura.

— 

Deborah Boeira

Comunicadora Social – Jornalista

(47) 9 9641-5424

degabo@gmail.com