Servidores concluem treinamento do Pergamum

Servidores concluem treinamento do Pergamum

Terminou na sexta-feira (22) o treinamento dos servidores municipais que atuam na Biblioteca Municipal Machado de Assis para operacionalização do Pergamum. Este é um sistema informatizado de gerenciamento de acervo usado por grandes bibliotecas, cuja sede fica na Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Paraná, e atualmente é utilizado em cerca de oito mil bibliotecas no Brasil e uma em Angola.

O treinamento dos profissionais da Biblioteca Municipal teve início em abril do ano passado. Além de informatizar o acervo local, a rede Pergamum possui um mecanismo de busca ao catálogo das várias instituições que já adquiriram o software formando, assim, a maior rede de bibliotecas do Brasil.

Além da inclusão de todo o acervo bibliográfico, o Pergamum vai concentrar também o acervo documental, museológico e de obras de arte da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. “O sistema é bem dinâmico e completo, será de grande importância para a gestão do acervo”, comenta Márcia Achutti,  bióloga do Parque Cyro Gervard, onde estão localizados os museus.

O técnico do Pergamum, Cirineu Zenere, responsável pelo treinamento da equipe da FCBC, explica: “O sistema contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária com os seus usuários”.

As vantagens do Pergamum são inúmeras e entre as principais características estão a entrada e atualização de dados online, a compatibilidade com o sistema de patrimônio da Prefeitura de Balneário Camboriú e a realização e renovação de reservas on-line, com controle automático de liberação e envio de e-mail ao usuário.

Mais informações
Inês Mobrice, bibliotecária – (47) 3361.8205

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Vânia de Campos (jornalista)
Foto: Lilian Martins
(47) 3366.5325, das 13h às 19h
culturabc.com.br | facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br

Matérias similares

No related posts found.