Sombras e formas na Galeria Municipal de Arte

Sombras e formas na Galeria Municipal de Arte

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), por meio da Galeria Municipal de Arte, convida para a abertura da exposição “A sombra de uma origem”, de Alexandra Ungern-Sternberg. O evento é nesta quinta, 11 de setembro, às 19h30. A música estará a cargo de Diogo Rosa, além de apresentações de dança dos grupos Millenium e Vida. A entrada é gratuita. A mostra ficará aberta à visitação de 12 a 26 de setembro, das 13h às 19h. A Galeria Municipal de Arte fica junto ao Teatro Municipal Bruno Nitz, na avenida Central, esquina com a rua 300.

A individual apresenta 12 fotografias 46,4 x 33cm, dispostas de forma a descrever uma lenda indígena por meio de imagens fotográficas de um teatro de sombras. O trabalho da artista foi desenvolvido a partir de uma viagem de pesquisa a uma aldeia indígena na ilha do Bananal, em Tocantins. As imagens das sombras são das fotos feitas por Alexandra durante esta viagem. Ela recortou as fotos e as fotografou novamente, à luz de velas, como num teatro de sombras.

As texturas de fundo são do local e também foram fotografadas pela artista, que as sobrepôs, digitalmente, nas fotografias. “As 12 fotos apresentadas representam a lenda da origem deste povo indígena que, de acordo com a lenda, vivia no fundo do rio Araguaia”, explica Alexandra. A lenda diz que esses indígenas eram imortais enquanto viviam no fundo do Araguaia, mas quando passaram a viver na superfície lutavam pra vencer a morte que seria inevitável.

A artista
Alexandra von Ungern-Sternberg Prufer, 47 anos, é pernambucana de Recife, mas vive e trabalha em São Paulo (SP).  É bacharel em Artes pela Universidade Webster de Viena (Áustria) e também tem formação em Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Arte, de São Paulo (SP).   Além disso, fez diversos cursos de pintura, escultura, história da arte, fotografia, fotografia submarina e participou de seminários e workshops no Brasil e na Áustria.

Individualmente, expôs em Viena nas galerias Gruen Raum (2010) e Gallerie Rienoessl (2008), e também em Palmas, na Galeria Magenta (2006).  Participou, também, de mais de uma dezena de coletivas no Brasil, na Áustria, nos Estados Unidos e na Turquia.

Mais informações
Alexandra Prufer – prufer2007@gmail.com
www.aleprufer.com
www.flickr.com/photos/alexandra_ungern

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Vânia de Campos
Imagem: Alexandra Ungern-Sternberg
balneariocamboriu.sc.gov.br
culturabc.com.br
facebook.com/fundacaocultural

 

 

Matérias similares

No related posts found.