Teatro Bruno Nitz exibe o documentário “Sinfonia BC” nesta terça (13)

Teatro Bruno Nitz exibe o documentário “Sinfonia BC” nesta terça (13)

sinfonia-bc-diretor-e-diretor-de-fotografia

O documentário “Sinfonia BC” será exibido nesta terça (13), às 19h, no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú. A entrada é gratuita. O filme, sobre o cotidiano da cidade, é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do município.

O diretor cinematográfico Diego Dambrowski começou em outubro a filmar o curta-metragem, que é o produto final do projeto “Balneário Camboriú, uma Sinfonia Urbana”.
Sinfonia urbana é um subgênero dos documentários clássicos das décadas de 1920 e 1930. O tempo de narrativa é limitado, geralmente, ao ciclo de um dia.
“Nas sinfonias urbanas, o cotidiano é narrado a partir de um ponto de vista comunitário e social, como por exemplo, o transporte urbano, o trabalho, a rua, os restaurantes e a vida noturna”, explica Dambrowski.

Para compor a sinfonia urbana de Balneário Camboriú, Dambrowski captou imagens em supermercados, pet shops, construção civil, de pessoas indo para o trabalho, entre outras cenas. O audiovisual não apresenta depoimentos, narração, entrevistas ou dramatização. A narrativa desenvolve-se pela mescla de imagens e sons, os quais se fundem para representar o cotidiano, os personagens e os agentes sociais.

A sinfonia urbana possui uma dinâmica musical. Os sons gravados, como o barulho de um martelo, ditam o ritmo. Os sons da cidade integram uma composição musical criada para obra.
O documentário pretende ampliar a difusão de Balneário Camboriú, com destaque para a cultura local e o modo de vida dos habitantes.

“Sinfonia BC” tem 26 minutos de duração. Após a exibição, o diretor palestrará sobre “O que é documentário”, “Tipos de documentário”, “Tipos de encenação documentária”, e “Sinfonias urbanas das décadas de 20 e 30”. Dambrowski falará também a respeito do processo criativo envolvido na produção. A palestra faz parte da contrapartida social e cultural do projeto apresentado pelo diretor na LIC. No encontro, o público terá a oportunidade opinar sobre o documentário. Com base nas sugestões da plateia, adaptações poderão ser feitas na obra.
“Um dos objetivos é verificar em que medida o público se sente parte da cidade e se o filme apresentado representa Balneário Camboriú”, comenta o diretor.

Nas próximas semanas, algumas cópias em DVD de “Sinfonia BC” serão entregues à Biblioteca Pública de Balneário Camboriú.
Mais informações com Dambrowski, pelo fone (47) 9105-5610.

Agende-se
O que: exibição do curta “Sinfonia BC” e palestra com o diretor do filme
Quando: 13 de dezembro, às 19h
Quanto: entrada gratuita
Duração: 4h
Classificação: Livre

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Divulgação FCBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325

www.culturabc.com.br

facebook.com/fundacaocultural

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

instagram.com/prefbc

Matérias similares

No related posts found.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *