Teatro Municipal Bruno Nitz e Galeria Municipal de Arte são entregues à comunidade

Teatro Municipal Bruno Nitz e Galeria Municipal de Arte são entregues à comunidade

Nesta quinta-feira, 27 de março, a arte e a cultura de Balneário Camboriú celebram um marco para o setor. A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural (FCBC), entrega à comunidade o Teatro Municipal Bruno Nitz e a Galeria Municipal de Arte. Para o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, este é mais um símbolo de humanização da cidade. “Esta estrutura que abriga tanto o Teatro, quanto a Galeria, oportuniza um espaço digno para que os nossos artistas exponham e divulguem seus trabalhos, ao mesmo tempo em que oferece mais acesso à arte e à cultura para a nossa população”, ressalta.

O Teatro Municipal Bruno Nitz possui capacidade para 345 pessoas sentadas, com sistema de climatização, iluminação/sonorização e automação. A maior complexidade da obra ficou por conta dos sistemas de acabamento como o das 14 varas cênicas instaladas sobre o palco com motores independentes para fixação de cenários e refletores, as quais são operadas por meio de sistema digital (tablet). O ciclorama (fundo curvo sobre o qual são projetadas tonalidades de luz que possibilitam a criação de efeitos de céu ou de infinito) está devidamente posicionado numa das varas, assim como o painel de led de 19 metros quadrados para uso em espetáculos multimídia.

A Galeria Municipal de Arte possui piso laminado de madeira, dois sanitários, bem como sala da coordenação e copa, que não faziam parte do projeto original. O teatro e galeria serão servidos por bombonière. O presidente da Fundação Cultural, Anderson Beluzzo, explica que também foram desenvolvidos os projetos voltados à logística para manipulação de cenários, além dos cuidados com a segurança, como o sistema preventivo de incêndio orientado pelo Corpo de Bombeiros e as luzes e saídas de emergência devidamente sinalizadas. O projeto de paisagismo da Praça Bruno Nitz e do entorno do prédio com iluminação especial também foi executado.

Um grande espetáculo encenado exclusivamente por artistas locais, vai marcar a inauguração do teatro nesta quinta-feira, com arte popular, dança, teatro, música e circo. Dois telões instalados na Praça farão a transmissão simultânea do espetáculo para a comunidade, haja vista que a capacidade do teatro é limitada a 345 pessoas sentadas.  A Fundação Cultural de Balneário Camboriú explica que por medida de segurança esse limite não será excedido.  “De 30 de março a 6 de abril, a comunidade terá a oportunidade de conhecer o Teatro Municipal em grande estilo, durante a 1ª Mostra de Teatro de Balneário Camboriú, com espetáculos todas as noites e entrada gratuita”, salienta o presidente da FCBC, Anderson Beluzzo. Os ingressos para a comunidade foram distribuídos nesta quarta-feira na bilheteria do Teatro a partir das 14h e se esgotaram em menos de 30 minutos.

Ficha técnica

Área construída: 2,8 mil metros quadrados
Capacidade: 345 lugares
Plateia inferior:  218 lugares
Plateia superior: 127 lugares
Fachada: Pele de vidro
Acessibilidade: Elevador, rampas e sanitários adaptados
Climatização: Ar condicionado central de alta performance
Palco: 12m de profundidade, sete metros de altura e boca de cena de 10,9m, ciclorama, cortina automatizada
Automação: 14 varas cênicas operadas por meio de sistema digital (tablet), para fixação de iluminação e cenários e completo sistema de som e iluminação, com refletores, moving head, microfones, mesa digital, amplificadores e caixas acústicas de alta potência
Galeria Municipal de Arte: 300 metros quadrados, sanitários, copa, piso laminado de madeira, iluminação profissional, ar condicionado central

DSC04960 DSC04967

Mais informações:
Anderson Beluzzo – (47) 9238.9407 – presidencia.fcbc@balneariocamboriu.sc.gov.br

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Assessoria de Comunicação
Texto: Vânia de Campos
Fotos: Guilherme Schumacher
(47) 3366.5325 – das 13h às 19h
imprensa.fcbc@balneariocamboriu.sc.gov.br
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.culturabc.com.br
www.facebook.com/fundacaocultural

Matérias similares

No related posts found.