Teatro: Quarta-feira tem cultura popular no Baú de Histórias do Sesc

Teatro: Quarta-feira tem cultura popular no Baú de Histórias do Sesc

 

A Secretaria Muni
cipal de Educação, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) e o Serviço Social do Comércio (SESC) oferecem à comunidade duas sessões do espetáculo  ‘Esses viajantes e suas historietas’, da Cia. Arte Negus, de São Paulo. As apresentações fazem parte do ‘Baú de Histórias Sesc’ que está percorrendo 10 cidades catarinenses este mês.  As sessões serão nesta quarta-feira (12) às 15h30 e 19h no auditório do CEM Vereador Santa, centro. A entrada é gratuita.

A narrativa cênica é realizada por duas personagens que viajam pelo mundo trazendo em suas malas as mais diversas histórias que encontraram. Eles contam lendas folclóricas do Brasil, que se moldaram durante muitos anos pela oralidade da sociedade e foram fixadas em textos de Câmara Cascudo, Silvio Romero, Monteiro Lobato, Dunga Rodrigues e Ricardo Pieretti.

A cada contação são apresentadas histórias de lugares diferentes, como causos sobre o ‘Saci’, a história do ‘Touro e o Homem’, a fábula ‘Festa no Céu’, as assombrações de rio como o ‘Minhocão’ e o ‘Negrinho d’água’. São sempre apresentadas três histórias populares de regiões distintas (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste).

Cia. Arte Negus foi fundada por Elaine Guarani, Augusto Figliaggi e Umberto Lima em 2007. As ideias que levaram à sua formação existem até hoje como elemento norteador do grupo, sendo que a principal dessas ideias é a crença no riso como elemento de comunicação extremamente eficaz e agente de transformação social. O principal ambiente de referência para as montagens e ações do grupo está na cultura popular, pois o que pretendem é minimizar a distância entre a arte e o espectador.

Propondo caminhos que mostram que os manifestos artísticos estão entremeados na vida. Do ponto de vista técnico há sempre a motivação em jogar com a plateia, como se as apresentações fossem momentos brincantes. Mais informações sobre o grupo estão disponíveis em  artenegus.com.br.

SINOPSE
Cabeça e Magreta são dois viajantes. Andaram por vários locais do Brasil, desde pequeníssimas vilas no meio do nada, até cidades cheias de cimento e asfalto. E eles descobriram que são as pessoas locais que fazem o encanto de cada um desses lugares.

FICHA TÉCNICA
Contadores: Augusto Figliaggi e Elaine Guarani
Roteiro para as Histórias: Cia Arte Negus
Histórias: Histórias populares coletadas por Silvio Romero, Monteiro Lobato e Câmara Cascudo
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Créditos das fotos: Fernando Favoretto

Mais informações
Fone: (47) 3366.5325

Matérias similares

No related posts found.