Trabalhos produzidos em missão fotográfica serão apresentados em junho

Trabalhos produzidos em missão fotográfica serão apresentados em junho

Os trabalhos resultantes do projeto Missão Fotográfica, do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA) em Balneário Camboriú, serão apresentados durante o evento on-line BC Foto Festival, que ocorrerá de 22 a 25 de junho.

Patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), a Missão Fotográfica teve o tema Cartografias da Cidade e contou com a participação de dez fotógrafos. A partir de agosto de 2020, cada um dos fotógrafos desenvolveu um projeto em que procurou colocar o olhar em determinado aspecto de Balneário Camboriú. A produção dos participantes poderá ser conferida em um livro on-line e em uma projeção multimídia que ficará disponível na internet (www.nefa.com.br, www.brasilimagens.com, www.bcfotofestival.com.br). Livro e projeção serão lançados em 25 de junho.

“No contexto de uma missão fotográfica, o fotógrafo passa a ser os olhos do público ao transitar em territórios desconhecidos e trazer, por meio da imagem fotográfica, uma leitura própria da realidade”, comenta o fotógrafo Flávio Fernandes, coordenador da Missão Fotográfica.

No desenvolvimento dos projetos, os fotógrafos/artistas foram acompanhados por uma equipe de especialistas na arte fotográfica, em reuniões on-line. Integraram a equipe, além do coordenador Flávio, Marcelo Greco como consultor e Lucila Horn e Marcelo Fernandes como orientadores.

“Os resultados deste projeto, além de servirem como um portfólio para os fotógrafos envolvidos, serão um importante material histórico e poético para a memória da cidade”, conclui Marcelo Fernandes.

PARTICIPANTES DA MISSÃO
Participaram do projeto os fotógrafos/artistas Carla Bordin, Celso Peixoto, Cicero Viégas, Flávio Fernandes (coordenador), Lucas Correia, Diorgenes Pandini, Felipe Galarza, Paloma Gomide, Thainara Girardi, Rivo Biehl e Soninha Vill e, com textos, Bola Teixeira.

O QUE É UMA MISSÃO FOTOGRÁFICA
As missões fotográficas nasceram da necessidade de documentação e são ligadas ao colonialismo e imperialismo europeus. O conceito de missão está vinculado a uma proposta permanente ou ocasional, que confia ao fotógrafo ou grupo uma documentação determinada sobre um território. Como ponto relevante desse processo, está a formação de arquivo para a memória, com a criação de documentação que pode ser tanto do campo do registro como da poética.

CONTRAPARTIDA
O projeto ofereceu em abril uma oficina para educadores, com 140 participantes de todo Brasil, por meio da plataforma ZOOM e com a temática “Fotografia e documentação Poética”. A oficina contou com a parceria do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIVE/CEART/UDESC e da Associação de Arte Educadores de Santa Catarina – AAESC.
No início de maio, o projeto ofereceu uma palestra aberta ao público com tema “Missão Fotográfica”, por meio da plataforma ZOOM e com a participação dos artistas Lucas Correia, Soninha Vill e Paloma Gomide.

Fotos:

Foto: Cicero Viégas

Foto: Carla Bordin

 

Foto: Flavio Fernandes

 

Foto: Celso Peixoto

 

Foto: Lucas Correia

 

Foto: Diorgenes Pandini

 

Foto: Paloma Gomide

 

Foto: Felipe Gallarza

 

Foto: Thainara Girardi

 

Foto: Rivo Biehl

 

Foto: Soninha Vill

_______
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

NEFA
https://nefa.com.br/missao-nefa-bc
projetonefabc@gmail.com

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Cicero Viégas, Carla Bordin, Celso Peixoto, Flávio Fernandes, Lucas Correia, Diorgenes Pandini, Felipe Gallarza, Paloma Gomide, Thainara Girardi, Rivo Biehl e Soninha Vill (publicadas nessa ordem)
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Matérias similares

No related posts found.