Vivência analógica – Prática laboratório revelação P&B – Lei Aldir Blanc

Vivência analógica – Prática laboratório revelação P&B – Lei Aldir Blanc
Data das Oficinas: 27/03/2021 e 28/03/2021 Carga horária por oficina: 10 horas
Faixa etária: De 14 à 80 anos

Presencial – Local: Estúdio Brasil Imagens
Av. Vereador Domingos Fonseca, 720 – Em frente ao campo de futebol
Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú
Santa Catarina

Inscrições e informações: https://linktr.ee/mabrnet

CRONOGRAMA

Manhã
9h00 – Chegada, recepção em amplo estúdio fotográfico.
9h10 – Apresentação das etapas da oficina, breve apresentação dos participantes e suas expectativas.
9h40 – Explicação da estrutura das películas fotossensíveis e dos fenômenos químicos e físicos que possibilitam o registro da imagem em película fotográfica.
Será explicado, com material de apresentação, a relação de imagem positiva e imagem negativa. Também será abordado as intensidades de saturação da película e suas consequências na imagem ampliada.
10h00 – O grupo receberá centenas de películas fotossensíveis já reveladas (negativos) com temas e qualidades variados. Em mesa de luz, utilizando lupas e luvas, os participantes analisarão os negativos.
Os participantes praticarão a interpretação da imagem negativa e as qualidades de saturação da película tirando suas dúvidas com o facilitador.
10h40 – Intervalo para banheiro e café.

10h45 – Em seguida, divididos em dois grupos, seguirão ao laboratório fotográfico onde conhecerão os ampliadores e as etapas de ampliação de uma imagem fotográfica analógica. Nesta etapa assistirão o facilitador ampliando uma imagem.
Durante a apresentação do laboratório, serão mostradas possibilidades de interferências mais artísticas e criativas no processo de ampliação da imagem.
12h30 Será proposto ao grupo o desenvolvimento de uma série/trabalho criativo coletivo. Juntos, terão um tempo para conversarem e decidirem um tema a ser expressado através da obra que realizarão.
Tarde
13h30 – Dentre as centenas de negativos apresentados, os participantes escolherão os fotogramas que utilizarão na produção da imagem.
13h45 – 17h30 – Conforme forem escolhendo as imagens, em dois grupos de três participantes seguirão para o Laboratório onde individualmente ampliarão a imagem com acompanhamento e orientação necessária.
O grupo que não estiver no laboratório poderá sanar dúvidas com facilitador assistente, poderá usufruir da biblioteca de livros clássicos da fotografia mundial e aproveitar coffe- break.
17h30 Ao final analisaremos as imagens (que ainda não estarão totalmente secas) e juntos montaremos uma sequência para as 6 imagens que reforce o tema escolhido pelo grupo.
19h00 – Encerramento, fechamento, troca de contatos e proposta de exposição virtual do trabalho realizado.
Materiais oferecidos:
Exemplos de fotos ampliadas e seus respectivos negativos (corretas, subexpostas, superexpostas)
exemplo de fotograma
exemplo de imagem ampliada com sanduiche de negativo
Apostila virtual Lupas
Luvas Máscaras Café
Água
Secadora de papel fotográfico

Matérias similares

No related posts found.