• Das flores ao sentimento: Jardim De Lírios

  • Voltar
 por 

A arte alcança as pessoas das mais diferentes maneiras. É uma linha tênue entre felicidade e tristeza, apego e solidão, luz e escuridão. De todo modo, a arte consegue se conectar aos interiores daqueles que a apreciam e mudar os aspectos ao seu redor. Com as constantes evoluções e diferentes aspectos adotados pelos artistas, o poder que a arte carrega é muito grande.

Arte urbana tem o poder de transformar lugares. Estruturas cinzentas e sem significado recebem cor, trazendo vida para a cidade. É  com esse objetivo em mente que o Jardim de Lírios foi criado.

Realizado a pedido da Prefeitura de Balneário Camboriú, o projeto foi executado  pela Open Street Gallery e integra o mapeamento do Museu a Céu aberto. A pintura, que possui 185 metros de comprimento, com uma área total de 1282m², sendo o maior mural artístico de toda Santa Catarina, está localizada na Avenida Martin Luther, umas das principais vias da cidade, com forte fluxo de pessoas.

Os artistas que assinam o projeto artístico são Fernando Dos Santos Cardoso, mais conhecido como Nando e Marcelo Urizar. Ambos possuem diversos trabalhos pela cidade e seguem diferentes linhas criativas, resultando em uma arte única e especial.

Além disso, Nando e Urizar buscaram inspirações em obras clássicas para trazer ao Jardim de Lírios. Pinturas como  Arlequins, pintados por Pablo Picasso, Metamorfose por Maurits Cornelis Escher e Irises, de Vincent Van Gogh compõem as ideias para o mural. Junto a isso, um estudo de cores foi feito com o objetivo de transmitir sensações positivas para aqueles que passam pelo local. A collab entre esses dois artistas se tornou um marco da arte urbana na cidade. 

A escolha do Lírio foi pensada previamente com um objetivo em especial. Essa flor, possui diferentes simbolismos, sendo associada a beleza, natureza e vida. Nesse sentido, o mural foi pensado como um local de descanso e reflexão, utilizando o poder da arte para ajudar no dia-a-dia cinzento e inóspito da cidade.

 Para a realização da pintura, o muro recebeu preparação prévia, com recuperação das trincas e rachaduras. 

A duração total de execução do projeto  foi de 15 dias, sendo 10 dias só de pintura. Além disso, contou com a participação de 10 pessoas ligadas diretamente no projeto, entre eles  4 pintores, e mais 4 pessoas no apoio e logística e claro, o Nando e o Urizar. Contou também com cerca de mais 20 pessoas ligadas indiretamente ao trabalho específico da pintura.

Confira algumas fotos do mural: 

_________________________________

Informações adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267.7011
Estagiário de Jornalismo: Vagner Gabriel M. Peclat

Categoria: Notícias - Comentários: Comentários desativados em Das flores ao sentimento: Jardim De Lírios