A Vila do Artesanato recebeu um novo mural artístico e está renovada para atender a população. O mural foi produzido pelo artista Fernando Cardoso, mais conhecido como Nando e marca um novo passo para o comércio artesanal, tão importante em Balneário Camboriú. O projeto foi encabeçado pela Open Street Gallery, coletivo de arte urbana atuante na cidade, e teve apoio da Fundação Cultural.
Para a realização da arte, o estilo de cubismo foi adotado, possibilitando a interação com a obra, além de trazer um design inovador. Para os locais, que dependem da vila para gerir suas finanças, a obra contribuiu para o bem estar social e deu ao ponto uma identidade urbana. De todo modo, esse mural é mais um exemplo da força que a arte exerce sobre a qualidade de vida das pessoas, agregando no dia-a-dia de todos que cruzam pelo local.
Nando afirmou que a arte abstrata como um todo age na sociedade de forma a difundir temas sociais, elevar a imaginação e a criatividade dos que a apreciam. “A arte abstrata promove a criatividade, o pensamento crítico e o autoconhecimento. Desta forma, a arte também pode estimular a imaginação e ajudar as pessoas a encontrar novas formas de expressão”. Pontua ainda que a forma abstrata da arte pode ser uma força motriz para o progresso social e para a melhoria da saúde mental urbana.
De quarta a sexta-feira, das 14h às 18h e aos sábados das 9h às 15h, é possível prestigiar o mural e ainda aproveitar os diversos produtos oferecidos pela vila. Alimentação, peças artesanais e até mesmo roupas são comercializadas pelos feirantes da vila. Para encontrar a vila é bem fácil, basta se dirigir até a Praça da Bíblia, e ir de encontro às lojas decoradas.
_____________________________________
Informações adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267.7011
Estagiários: Vagner Gabriel M. Peclat e Juliana Camargo
Fotos: Acervo FCBC