O 13º Batalhão de bombeiros de Balneário Camboriú recebeu um mural homenageando a corporação. A pintura que agrega o Museu a Céu Aberto foi articulada pela Open Street Gallery, coletivo de arte urbana situado na cidade. O artista Fernando Cardoso, mais conhecido como Nando, deu vida ao projeto, com a participação de Murilo Trevizol, Cléber dos Santos, Vinicius Caps e Ehiron Pereira.
A obra é mais um grande passo para a valorização da arte urbana, além de enaltecer o trabalho dos bombeiros na cidade. A realização do mural foi feita de forma voluntária e contou com o apoio da Fundação Cultural, Secretaria de Obras e do 13º Batalhão. Além disso, empresas privadas ofereceram suporte à obra, como a EMBRAED, Tintas Coral e Promenac Camvel.
Para os bombeiros, a obra representa felicidade, reconhecimento e orgulho. É um marco para todo o estado de Santa Catarina, sendo o primeiro mural a representar uma instituição como essa em todo o sul do Brasil. Para a população, é um reforço do compromisso que a equipe tem em proteger e servir.
Segundo Nando, a localização da obra é outro fator que evidencia a força que a arte urbana exerce em conjunto às políticas públicas. “A localização dela, na entrada da cidade e na frente da Câmara de Vereadores, destaca a importância dos bombeiros e aproxima os benefícios da arte pública às políticas públicas, como o Museu a Céu Aberto, que visam melhorar a cidade” – afirmou o artista.
O nome do mural ficou a critério da corporação, que optou por “Vidas Alheias e Riquezas a Salvar”, que durante todo o tempo foi o lema principal da arte. O evento de inauguração da obra ocorreu no dia 27/01, às 09h e contou com a passagem de comando da corporação, junto a formatura de bombeiros comunitários.
O mural está localizado na Alameda dos Estados Policial Luiz Carlos Rosa, nº 25, no Bairro dos Estados.
_____________________________________
Informações adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267.7011
Estagiários: Vagner Gabriel M. Peclat e Juliana Camargo