Cativada pela arte desde criança, Dâmaris Felzke da Rosa sempre gostou de desenhar. Quanto pegava revistas ou livros para folhear, dificilmente se interessava pela leitura, mas pelas imagens entre os textos. Hoje, a artista cita o amor pela praticidade e rapidez dos aerossóis, que possibilitam um mundo de experimentações em diferentes espaços.
Quando se prepara para pintar, Dâmaris primeiramente se conecta ao local de execução da obra. Para ela, trabalhar em um contexto onde as pessoas se identificam com a sua arte é ainda mais prazeroso do que apenas criá-la. Nesse sentido, busca observar, conversar com os moradores e absorver experiências locais. A mensagem que sempre tenta passar é sobre o empoderamento feminino, a consciência humana e afins.
Outro importante ponto para suas artes é a conexão com outros artistas. “ Muito enriquecedora, sempre. A troca que existe quando se dá uma oficina, ou auxilia outro artista mais experiente em alguma obra grande é sempre de muito conhecimento e expansão das ideias.” Quanto às suas inspirações, Dâmaris sempre busca as mulheres artistas, não necessariamente pelos seus trabalhos, mas pela sua postura perante a sociedade, ao mercado da arte e a política.
Para o futuro da arte em Balneário Camboriú, a artista acredita que tende a se expandir. Segundo ela, a arte, como qualquer outra área, tende a trazer bons frutos a sociedade quando incentivada e bem explorada. Quanto aos futuros pintores, muralistas, grafiteiros e afins, a mensagem é: Não desista dos seus sonhos. O grafite assim como outras áreas da arte exige dedicação e trabalho duro, mas se você persistir nisso em algum momento será recompensado.
Além de tudo, a participação no MCA é de extrema felicidade para ela. Julga ser um lindo projeto que além de trazer novas perspectivas de arte para a sociedade, fomenta a cultura urbana e amplia os horizontes do setor.
Confira algumas obras da artista:
Acompanhe a artista também no instagram: @dm.tinta
_____________________________________________
Informações adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267.7011
Estagiário de Jornalismo: Vagner Gabriel M. Peclat