por 

Artistas em âmbito familiar, Bruno Thomé Tonietto e Felippe Thome Tonietto compõem o movimento artístico Art In Loco. Apesar da diferença de idade e até mesmo de cidade natal, sendo um natural de Balneário Camboriú e outro de Fraiburgo, os irmãos compartilham entre si o imenso amor pela arte. Amor esse que já vem de longe, desde sempre seus cadernos escolares se mantinham lotados de desenhos e durante a faculdade de arquitetura moldaram conhecimentos capazes de colaborar para suas obras.

Para eles, o grafitti é um estilo de arte que vem os encantando cada vez mais. Isso porque é uma técnica que permite diversas variações de pintura, colaborando para artes mais criativas. Além disso, a utilização do pincel e tinta acrílica sobre muros é um estilo que, ao ser utilizado, funciona quase como uma terapia para os irmãos.

O processo criativo se inicia já com o primeiro contato com a tela em branco. Através dessa primeira vista, a imaginação vai longe e a mente se enche de ideias, cores e diretrizes. Em cada tema proposto, procuram colocar em suas artes formas de envolver os espectadores que irão presenciar suas obras no futuro.

Como inspiração, os irmãos citam os artistas modernistas como Picasso, Basquiat, Andy Warhol, Portinari, Burle Marx, Os Gêmeos, Speto, entre outros são referência, assim como artistas clássicos renascentistas, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Caravaggio, Botticelli, entre muitos outros. Junto a isso, recebem inspiração de diversas formas, como paisagens, praias, curvas das montanhas, linha fluída e performática em contraponto com geometrias, linhas retas, quadrantes e diagonais, colorida, preto e branco, monocromática e policromática.

Outro importante ponto destacado pelo Art In Loco é o trabalho em colaboração a outros artistas. Essa troca de ideias, técnicas, saberes e outras coisas, são essenciais para fomentar um cenário cultural mais rico, plural e diverso. Sendo os irmãos, o envolvimento de diferentes pessoas em projetos resultam em obras mais impactantes, envolventes e democráticas.

Quanto ao futuro da arte urbana na cidade, os artistas julgam que as pessoas vêm cada vez mais aceitando e apoiando esse movimento. Hoje, a arte de rua está sendo responsável por valorizar os imóveis e o comércio local, além de recuperar e transformar áreas degradadas. Com isso, a arte urbana hoje, e no futuro, seguirá trazendo qualidade de vida e melhorando a convivência das pessoas na cidade.

Para novos artistas, o conselho é começar com o que tem e ir evoluindo conforme pode. “muitas vezes nos comparamos com artistas mais experientes que já encontraram sua forma de expressão o que pode causar desânimo e às vezes até vontade de desistir, mas o processo é longo e contínuo”.

Hoje, o Art In Loco tem diversas obras catalogadas no Museu a Céu Aberto. Para eles, o MCA é uma forma digna de democratizar o acesso à arte, cultura, história e conhecimento para a população.

Conheça uma obra da dupla!

Foto: Vagner Gabriel

Siga os irmãos no instagram! @artinloco

_____________________________________________
Informações adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267.7011
Estagiário de Jornalismo: Vagner Gabriel M. Peclat

Categoria: Biografias - Comentários: Comentários desativados em Art In Loco