Entre o final de outubro e começo de novembro, três centros educacionais de Balneário Camboriú receberam palestras sobre arte urbana. Encabeçado pela Open Street Gallery, movimento coletivo de arte urbana, em parceria com a Fundação Cultural, o projeto buscou educar e conscientizar os alunos sobre a importância da arte na cidade. Além disso, teve como um dos temas a diferença do grafite, expressão artística garantida por lei, da pixação, tipo de vandalismo.
As palestras ocorreram em três escolas, CEM Nova Esperança, CEM Armando César Ghislandi e CEM Vereador Santa, nos dias 27 e 31 de outubro e 01 de novembro, respectivamente. O projeto foi destinado a alunos do 8º e 9º ano que puderam prestigiar o movimento junto a seus professores. Além disso, visando atender a maior quantidade possível de estudantes, as palestras foram ministradas tanto no período matutino quanto no vespertino.
Durante todo o ciclo de palestras, o ministrante foi Murilo Trevizol, arquiteto, urbanista e fundador da Open Street Gallery. Além dele, o projeto contou também com a participação de Lilian Martins, diretora de artes da FCBC, apresentando o Museu a Céu Aberto para os alunos.
Com o encerramento da primeira edição, os alunos puderam entender e se aproximar da arte em diferentes meios. Além disso, aprenderam sobre as diferentes linguagens artísticas e como elas ressignificam diferentes aspectos da cidade. Outro importante ponto discutido foi a possibilidade da arte, mesmo em diferentes tipos de expressão, pode ser uma fonte de renda.
________________________________________
Informações adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267.7011
Estagiário: Vagner Gabriel
Foto: Vagner Gabriel