Skip to content

Selecione o texto para escutar

Livro “Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú – Mais de 50 anos de História” será lançado nesta quarta (14) na Biblioteca Pública

convite-livro

O livro “Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú – Mais de 50 anos de História” será lançado nesta quarta (14), às 18h, na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, em Balneário Camboriú. Escrita pela historiadora Mariana Schlickmann, servidora do Arquivo Histórico da cidade, a obra traz aspectos da história do município, abrangendo desde o período que era conhecido como Arraial do Bonsucesso até a atualidade.

Mariana começou a pesquisa no início de março. Ela buscou referências sobre a cidade no Arquivo Histórico Municipal de Balneário Camboriú e em outras instituições, como o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina e o Arquivo Histórico Eclesiástico de Santa Catarina, ambos em Florianópolis.
“A proposta era produzir uma história de Balneário Camboriú que fosse escrita com o rigor da metodologia historiográfica”, explica a autora.

Diretora do Arquivo Histórico, Ana Elisa Schlickmann ressalta que “Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú” vem preencher uma lacuna, que é a falta de material oficial baseado em documentos e em fontes.
“A obra possibilita mais luz sobre a história do início de Balneário Camboriú”, diz Ana.

O livro também derruba mitos. Um deles diz respeito ao uso de óleo de baleia na construção da Capela Santo Amaro, no bairro da Barra. Apesar desse relato ser recorrente entre a população, o produto não foi introduzido na constituição da igreja, erguida no início do século 19.  O livro também cita a importância das mulheres e de pessoas escravizadas no desenvolvimento do município.
“Balneário Camboriú não foi feito só por uns poucos homens. No primeiro censo local, de 1855, consta que já existiam aqui mais mulheres que homens”, revela a historiadora.

Projeto da Fundação Cultural e do Arquivo Histórico, “Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú – Mais de 50 anos de História” será distribuído a escolas. O livro, de 87 páginas, também poderá ser consultado na Biblioteca Pública e no Arquivo Histórico.
Mais informações com Mariana Schlickmann, pelo fone (47) 99905-9422.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Divulgação FCBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325

www.culturabc.com.br

facebook.com/fundacaocultural

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

instagram.com/prefbc

Leia também

Teatro Bruno Nitz Celebra 10 Anos de Arte e Cultura em Balneário Camboriú
O Teatro Municipal Bruno Nitz está prestes a completar uma década de existência, e as comemorações deste marco serão verdadeiras celebrações à arte e à cultura. As atividades deste ano
Read More
PORTARIA nº 003/2024 FCBC Nomeia a comissão de seleção de propostas do Edital 013/2023 LIC Prêmio.
Nomeia a comissão de seleção de propostas do Edital 013/2023 LIC Prêmio. A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições, em conformidade com o Edital de Credenciamento
Read More
EDITAL nº 003/2024 DE PERMISSÃO DE USO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
O Município de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), torna público que no período de 11 a 29 de março de 2024, a Fundação Cultural
Read More
Pular para o conteúdo