Agenda de eventos

fev
25
qui
Exibição do CURTA-METRAGEM GAROTO VHS – Lei Aldir Blanc
fev 25 dia inteiro

CURTA-METRAGEM GAROTO VHS

Exibição online gratuita entre dias 15/02 e 26/02

• FORMA DE EXIBIÇÃO
Online através do link www.arthousebc.com

O curta-metragem “Garoto VHS” conta a história de um estudante tímido, que no lugar da cabeça tem uma câmera, onde capta, seleciona e grava a sua visão do mundo em formato VHS. As exibições online acontecem no site www.arthousebc.com e chegam ao público com a seleção pelo PRÊMIO DE FOMENTO À CULTURA – LEI EMERGENCIAL ALDIR BLANC N° 006/2020, executado com recursos do Governo Federal.
O filme teve gravações em Balneário Camboriú e Itajaí, com direção de Carlos Daniel Reichel e produção da Cineramabc e Epic Studios. Segundo o diretor, Garoto VHS trata de passado e lembranças, mas principalmente, de como se formam as memórias na nossa cabeça. Somos influenciados o tempo inteiro por elas, mas até que ponto elas são realmente da maneira que nos lembramos?
“O filme investe em um gênero romântico, mas com toques de ficção científica. Trata-se de um garoto apaixonado por uma garota, Beta. Ela vai embora para nunca mais voltar e o Garoto VHS decide entregar um presente que Beta nunca esquecerá: uma memória. Um curta que não é necessariamente sobre o amor, mas sobre amar”, explica Reichel.
Esse recurso foi desenvolvido pelo artista Roger Matua. Os atores participantes foram selecionados através de testes e são estudantes de teatro em Balneário Camboriú, Itajaí, Gaspar e Florianópolis, todos estão estreando no cinema.
SOBRE AS EXIBIÇÕES DO FILME
Dias – 15 à 26/02 | Duração – 20min | Formato – Online
SINOPSE
Acompanha os últimos momentos da jovem Roberta com seus colegas do colégio, antes de sua mudança de cidade. Um de seus colegas, que no lugar da cabeça possui uma grande câmera VHS com a qual registra seu cotidiano, decide revisitar seus registros para presentear Roberta com suas lembranças e declarar sua paixão.
SOBRE GUILHERME MENEGHELLI
Guilherme Meneghelli tem conhecimento e experiência em muitos processos do audiovisual, da produção executiva à finalização, atuando, principalmente, como diretor de cena, e fotógrafo. Fala português, espanhol e inglês. Trabalhou em campanhas regionais, nacionais e mundiais tendo realizado filmes para WEG, Caixa Econômica Federal, Ministério do Turismo, SENAI,
Parati, UNIMED, Beto Carrero World, Porsche Design, NSC e Australian Gold e segue atuando na direção de cena e fotografia para diversas produtoras pelo Brasil e pelo mundo, já tendo viajado por 14 países produzindo conteúdo.
INFORMAÇÕES
• PÚBLICO
Geral a partir de 10 anos
• DATAS E HORÁRIOS
11 à 26/02
• INVESTIMENTO
Gratuito

Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
fev 25 dia inteiro
Formaxs – Formação de Atores e oficinas de teatro e imagem – LIC
fev 25 dia inteiro

Inscrições e informações: www.cialereviver.com.br

O inverno nunca falha em se tornar primavera – Lei Aldir Blanc
fev 25 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
fev 25@17:00 – 22:00
Inscrições para 4ª Mostra FacineBC – Lei Aldir Blanc
fev 25@18:12

Inscreva-se aqui: https://forms.gle/K6P4ATfyw3oemMgw9

Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc de Balneário Camboriú, a 4ª Mostra FacineBC, abre período de inscrições para os produtores de conteúdo audiovisual e contemplará diretamente 95 pessoas com o recurso recebido.

 

As inscrições começaram no sábado, dia 30 de janeiro e seguem abertas até 28 de fevereiro de 2021. Podem ser inscritos filmes curta e média metragem e a Mostra acontecerá de 25 a 28 de abril.

A 4ª Mostra FacineBC é parte do projeto FacineBC, de autoria da produtora Dagma Castro, contemplado no edital da FCBC com recursos da Lei Aldir Blanc. Totalmente gratuito e tem como objetivo ser uma janela inclusiva e democrática à cadeia produtiva do audiovisual, trazendo em seu conteúdo os eixos de formação e difusão com exibição de filmes, como nas edições anteriores, este ano com as atividades todas em plataformas digitais, devido à Pandemia do novo coronavírus.

 

“A inspiração democrática que construiu e consolidou a Lei Aldir Blanc também é norteamento da “4ª Mostra FacineBC”: – distribuir o recurso ao máximo de profissionais para auxiliar nas despesas momentâneas e contribuir com conhecimento na formação destes para agregar valor ao seu retorno às atividades”, considera a produtora e proponente do projeto, que irá distribuir o recurso entre 55 membros do coletivo do audiovisual e ainda terá 40 vagas de formação em 02 (duas) Master Classes, sendo uma de Roteiro e outra de Montagem (inscrições a partir do mês de março) e para fechar o evento terá o “Encontro Criativo”, um bate-papo entre os profissionais ministrantes das Master Classes com o público, momento em que muitas outras pessoas serão beneficiadas com o projeto.

 

“Nos orgulhamos em ter na região da AMFRI produtoras que hoje orbitam e disputam em editais e espaços nos mercados de produção de conteúdos nacional e internacional, além de diversos profissionais locais que hoje estão compondo quadros em grandes produtoras do país e somando talentos em suas produções. Temos ainda um número considerável de produtores independentes (na cidade e região) que não encontram espaços para exibir e dialogar suas criações com o público, fato importante para o crescimento e desenvolvimento do próprio mercado e dos profissionais ou estudantes de audiovisual”, manifesta Dagma.

 

A importância do FacineBC está em ser uma janela de exibição onde os produtores, acadêmicos, iniciantes ou profissionais independentes possam dialogar, compartilhar seus filmes e fazer dela um ambiente de troca, relacionamento e aprendizado. Neste conceito – de inclusão e oportunidade – que nasceu o objetivo central da “Mostra FacineBC”, para ofertar um espaço democrático e levar formação à cadeia produtiva do audiovisual local, neste ano com sua 4ª edição.

 

Uma Mostra de filmes é uma possibilidade de construir novos olhares, trocar experiência e construir processos, é portanto, parte da formação do cinema. No entanto, este projeto busca alargar este processo com duas (02) Master Classes

 

Roteiro e Montagem, fechando o ciclo no “Encontro Criativo”, um bate-papo entre os dois profissionais que ministrarão as aulas e o público para dialogar sobre o processo criativo, do inicio do filme no roteiro até sua montagem final.

 

A Mostra – inscrições de 30/01 – 28/02

Sendo o conceito da proposta de ser inclusiva e democrática, não tendo caráter competitivo, desta forma a Mostra será classificatória por número de inscrições para atingir o quantitativo da proposta. Serão 40 vagas para exibidores, sendo 20 para produtores locais de Balneário Camboriú, 10 para os municípios vizinhos de Itajaí, Navegantes, Itapema e Camboriú e outras 10 para o restante do estado. Os filmes passarão por curadoria para serem licenciados e exibidos. A curadoria analisará as fichas técnicas preenchidas nas inscrições, o conteúdo dos filmes e a classificação indicativa para montar as grades de exibição dos 04 (quatro) dias da Mostra. Cada exibidor de Balneário Camboriú receberá R$ 600,00 e os demais R$ 200,00; a distinção do valor dá-se por conta do recurso originário ser de Edital de Balneário Camboriú via Lei Aldir Blanc.

 

A Formação

“Promover formação para a cadeia produtiva da cultura, no caso deste projeto o audiovisual, esta parte das Diretrizes e Metas do PMC, devendo ser sempre observada, incentivada e conjugada nos projetos incentivados com recursos públicos, para que possamos cumprir com a política pública da cultura no promover o acesso do público, o fomento aos trabalhadores da cadeia produtiva, a democratização do conhecimento e a formação; o que de certo resulta em qualificação do mercado local e por consequência reverbera na economia da cultura – importante matriz econômica da cidade.” Faz questão de frisar a produtora.

 

Master Classes – Inscrições abrem em março

O projeto da “4ª Mostra FacineBC” busca agregar conhecimento a cadeia produtiva do audiovisual através de um formato que dinamiza o compartilhamento de informações, a Master Class, possibilitando ao público absorver o conteúdo de forma direta e objetiva, ministrado por um especialista na área abordada. Serão 02 (duas) aulas Master Classes, Roteiro e Montagem, com 20 vagas em cada, ministradas por profissionais do cinema Brasileiro; que já executam este formato online e trazem em seus portfólios grandes obras do cinema nacional e internacional e que possibilitarão aos inscritos o contato direto com os saberes e a experiência de quem já atua no mercado.

 

O “Encontro Criativo” – Ofertado como contrapartida do projeto, será transmitido pelo youtube, aberto a todos.

“Os caminhos e as possibilidades que entremeiam do roteiro até a montagem final de um filme, uma obra audiovisual.

  • O roteiro, no cinema – é a base do filme, a parte prima que nasce antes de toda a obra; que terá uma estrutura, trará um conceito, uma narrativa, uma sequência de fragmentos e linha de tempo para contar uma história.
  • A montagem, ou edição – na via de regra segue uma linha do tempo, seleciona, ordena e ajusta os planos do filme. A montagem pressupõe um tratado metódico

 

para chegar no resultado desejado: contar uma história. Tecnicamente o resultado final fica nas mãos e responsabilidade do montador.

Surgem os questionamentos então:

  • O montador sempre deverá seguir o tratado proposto no roteiro?
  • Tem a liberdade criativa de modificar, desconstruir ou até mesmo subverter as regras primas para chegar ao resultado proposto?
  • Pode enfim contar a mesma história por outro olhar?
  • E mesmo que as ordens de sequência, propostas no roteiro, sejam trocadas (como é o caso de “Pulp Fiction”) o cérebro humano irá construir linearmente a mesma história?

Esta será a temática que levaremos para o bate-papo do “Encontro Criativo”, os caminhos e possibilidades que entremeiam do roteiro até a montagem final de um filme.

 

Serviço:

Inscrições da Mostra: de 30/01 – 28/02

Link: https://forms.gle/K6P4ATfyw3oemMgw9 informações : E-mail facinebc@gmail.com

Toda programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais do FacineBC Instagram: facinebc

facebebook: facebook.com/facinebc assessoria de imprensa: Helen Francine

O que é a pedagogia Waldorf – Lei Aldir Blanc
fev 25@20:00
fev
26
sex
Exibição do CURTA-METRAGEM GAROTO VHS – Lei Aldir Blanc
fev 26 dia inteiro

CURTA-METRAGEM GAROTO VHS

Exibição online gratuita entre dias 15/02 e 26/02

• FORMA DE EXIBIÇÃO
Online através do link www.arthousebc.com

O curta-metragem “Garoto VHS” conta a história de um estudante tímido, que no lugar da cabeça tem uma câmera, onde capta, seleciona e grava a sua visão do mundo em formato VHS. As exibições online acontecem no site www.arthousebc.com e chegam ao público com a seleção pelo PRÊMIO DE FOMENTO À CULTURA – LEI EMERGENCIAL ALDIR BLANC N° 006/2020, executado com recursos do Governo Federal.
O filme teve gravações em Balneário Camboriú e Itajaí, com direção de Carlos Daniel Reichel e produção da Cineramabc e Epic Studios. Segundo o diretor, Garoto VHS trata de passado e lembranças, mas principalmente, de como se formam as memórias na nossa cabeça. Somos influenciados o tempo inteiro por elas, mas até que ponto elas são realmente da maneira que nos lembramos?
“O filme investe em um gênero romântico, mas com toques de ficção científica. Trata-se de um garoto apaixonado por uma garota, Beta. Ela vai embora para nunca mais voltar e o Garoto VHS decide entregar um presente que Beta nunca esquecerá: uma memória. Um curta que não é necessariamente sobre o amor, mas sobre amar”, explica Reichel.
Esse recurso foi desenvolvido pelo artista Roger Matua. Os atores participantes foram selecionados através de testes e são estudantes de teatro em Balneário Camboriú, Itajaí, Gaspar e Florianópolis, todos estão estreando no cinema.
SOBRE AS EXIBIÇÕES DO FILME
Dias – 15 à 26/02 | Duração – 20min | Formato – Online
SINOPSE
Acompanha os últimos momentos da jovem Roberta com seus colegas do colégio, antes de sua mudança de cidade. Um de seus colegas, que no lugar da cabeça possui uma grande câmera VHS com a qual registra seu cotidiano, decide revisitar seus registros para presentear Roberta com suas lembranças e declarar sua paixão.
SOBRE GUILHERME MENEGHELLI
Guilherme Meneghelli tem conhecimento e experiência em muitos processos do audiovisual, da produção executiva à finalização, atuando, principalmente, como diretor de cena, e fotógrafo. Fala português, espanhol e inglês. Trabalhou em campanhas regionais, nacionais e mundiais tendo realizado filmes para WEG, Caixa Econômica Federal, Ministério do Turismo, SENAI,
Parati, UNIMED, Beto Carrero World, Porsche Design, NSC e Australian Gold e segue atuando na direção de cena e fotografia para diversas produtoras pelo Brasil e pelo mundo, já tendo viajado por 14 países produzindo conteúdo.
INFORMAÇÕES
• PÚBLICO
Geral a partir de 10 anos
• DATAS E HORÁRIOS
11 à 26/02
• INVESTIMENTO
Gratuito

Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
fev 26 dia inteiro
Formaxs – Formação de Atores e oficinas de teatro e imagem – LIC
fev 26 dia inteiro

Inscrições e informações: www.cialereviver.com.br

O inverno nunca falha em se tornar primavera – Lei Aldir Blanc
fev 26 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
fev 26@17:00 – 22:00
Inscrições para 4ª Mostra FacineBC – Lei Aldir Blanc
fev 26@18:12

Inscreva-se aqui: https://forms.gle/K6P4ATfyw3oemMgw9

Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc de Balneário Camboriú, a 4ª Mostra FacineBC, abre período de inscrições para os produtores de conteúdo audiovisual e contemplará diretamente 95 pessoas com o recurso recebido.

 

As inscrições começaram no sábado, dia 30 de janeiro e seguem abertas até 28 de fevereiro de 2021. Podem ser inscritos filmes curta e média metragem e a Mostra acontecerá de 25 a 28 de abril.

A 4ª Mostra FacineBC é parte do projeto FacineBC, de autoria da produtora Dagma Castro, contemplado no edital da FCBC com recursos da Lei Aldir Blanc. Totalmente gratuito e tem como objetivo ser uma janela inclusiva e democrática à cadeia produtiva do audiovisual, trazendo em seu conteúdo os eixos de formação e difusão com exibição de filmes, como nas edições anteriores, este ano com as atividades todas em plataformas digitais, devido à Pandemia do novo coronavírus.

 

“A inspiração democrática que construiu e consolidou a Lei Aldir Blanc também é norteamento da “4ª Mostra FacineBC”: – distribuir o recurso ao máximo de profissionais para auxiliar nas despesas momentâneas e contribuir com conhecimento na formação destes para agregar valor ao seu retorno às atividades”, considera a produtora e proponente do projeto, que irá distribuir o recurso entre 55 membros do coletivo do audiovisual e ainda terá 40 vagas de formação em 02 (duas) Master Classes, sendo uma de Roteiro e outra de Montagem (inscrições a partir do mês de março) e para fechar o evento terá o “Encontro Criativo”, um bate-papo entre os profissionais ministrantes das Master Classes com o público, momento em que muitas outras pessoas serão beneficiadas com o projeto.

 

“Nos orgulhamos em ter na região da AMFRI produtoras que hoje orbitam e disputam em editais e espaços nos mercados de produção de conteúdos nacional e internacional, além de diversos profissionais locais que hoje estão compondo quadros em grandes produtoras do país e somando talentos em suas produções. Temos ainda um número considerável de produtores independentes (na cidade e região) que não encontram espaços para exibir e dialogar suas criações com o público, fato importante para o crescimento e desenvolvimento do próprio mercado e dos profissionais ou estudantes de audiovisual”, manifesta Dagma.

 

A importância do FacineBC está em ser uma janela de exibição onde os produtores, acadêmicos, iniciantes ou profissionais independentes possam dialogar, compartilhar seus filmes e fazer dela um ambiente de troca, relacionamento e aprendizado. Neste conceito – de inclusão e oportunidade – que nasceu o objetivo central da “Mostra FacineBC”, para ofertar um espaço democrático e levar formação à cadeia produtiva do audiovisual local, neste ano com sua 4ª edição.

 

Uma Mostra de filmes é uma possibilidade de construir novos olhares, trocar experiência e construir processos, é portanto, parte da formação do cinema. No entanto, este projeto busca alargar este processo com duas (02) Master Classes

 

Roteiro e Montagem, fechando o ciclo no “Encontro Criativo”, um bate-papo entre os dois profissionais que ministrarão as aulas e o público para dialogar sobre o processo criativo, do inicio do filme no roteiro até sua montagem final.

 

A Mostra – inscrições de 30/01 – 28/02

Sendo o conceito da proposta de ser inclusiva e democrática, não tendo caráter competitivo, desta forma a Mostra será classificatória por número de inscrições para atingir o quantitativo da proposta. Serão 40 vagas para exibidores, sendo 20 para produtores locais de Balneário Camboriú, 10 para os municípios vizinhos de Itajaí, Navegantes, Itapema e Camboriú e outras 10 para o restante do estado. Os filmes passarão por curadoria para serem licenciados e exibidos. A curadoria analisará as fichas técnicas preenchidas nas inscrições, o conteúdo dos filmes e a classificação indicativa para montar as grades de exibição dos 04 (quatro) dias da Mostra. Cada exibidor de Balneário Camboriú receberá R$ 600,00 e os demais R$ 200,00; a distinção do valor dá-se por conta do recurso originário ser de Edital de Balneário Camboriú via Lei Aldir Blanc.

 

A Formação

“Promover formação para a cadeia produtiva da cultura, no caso deste projeto o audiovisual, esta parte das Diretrizes e Metas do PMC, devendo ser sempre observada, incentivada e conjugada nos projetos incentivados com recursos públicos, para que possamos cumprir com a política pública da cultura no promover o acesso do público, o fomento aos trabalhadores da cadeia produtiva, a democratização do conhecimento e a formação; o que de certo resulta em qualificação do mercado local e por consequência reverbera na economia da cultura – importante matriz econômica da cidade.” Faz questão de frisar a produtora.

 

Master Classes – Inscrições abrem em março

O projeto da “4ª Mostra FacineBC” busca agregar conhecimento a cadeia produtiva do audiovisual através de um formato que dinamiza o compartilhamento de informações, a Master Class, possibilitando ao público absorver o conteúdo de forma direta e objetiva, ministrado por um especialista na área abordada. Serão 02 (duas) aulas Master Classes, Roteiro e Montagem, com 20 vagas em cada, ministradas por profissionais do cinema Brasileiro; que já executam este formato online e trazem em seus portfólios grandes obras do cinema nacional e internacional e que possibilitarão aos inscritos o contato direto com os saberes e a experiência de quem já atua no mercado.

 

O “Encontro Criativo” – Ofertado como contrapartida do projeto, será transmitido pelo youtube, aberto a todos.

“Os caminhos e as possibilidades que entremeiam do roteiro até a montagem final de um filme, uma obra audiovisual.

  • O roteiro, no cinema – é a base do filme, a parte prima que nasce antes de toda a obra; que terá uma estrutura, trará um conceito, uma narrativa, uma sequência de fragmentos e linha de tempo para contar uma história.
  • A montagem, ou edição – na via de regra segue uma linha do tempo, seleciona, ordena e ajusta os planos do filme. A montagem pressupõe um tratado metódico

 

para chegar no resultado desejado: contar uma história. Tecnicamente o resultado final fica nas mãos e responsabilidade do montador.

Surgem os questionamentos então:

  • O montador sempre deverá seguir o tratado proposto no roteiro?
  • Tem a liberdade criativa de modificar, desconstruir ou até mesmo subverter as regras primas para chegar ao resultado proposto?
  • Pode enfim contar a mesma história por outro olhar?
  • E mesmo que as ordens de sequência, propostas no roteiro, sejam trocadas (como é o caso de “Pulp Fiction”) o cérebro humano irá construir linearmente a mesma história?

Esta será a temática que levaremos para o bate-papo do “Encontro Criativo”, os caminhos e possibilidades que entremeiam do roteiro até a montagem final de um filme.

 

Serviço:

Inscrições da Mostra: de 30/01 – 28/02

Link: https://forms.gle/K6P4ATfyw3oemMgw9 informações : E-mail facinebc@gmail.com

Toda programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais do FacineBC Instagram: facinebc

facebebook: facebook.com/facinebc assessoria de imprensa: Helen Francine

fev
27
sáb
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
fev 27 dia inteiro
Formaxs – Formação de Atores e oficinas de teatro e imagem – LIC
fev 27 dia inteiro

Inscrições e informações: www.cialereviver.com.br

O inverno nunca falha em se tornar primavera – Lei Aldir Blanc
fev 27 dia inteiro
Oficinas de Ilustração – estudos de forma, composição e finalização – Lei Aldir Blanc
fev 27 dia inteiro

Mais informações em breve

Feira da Rua 200
fev 27@07:00 – 12:00
Vila do Artesanato – Praça da Bíblica
fev 27@09:00 – 14:00
Inscrições para 4ª Mostra FacineBC – Lei Aldir Blanc
fev 27@18:12

Inscreva-se aqui: https://forms.gle/K6P4ATfyw3oemMgw9

Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc de Balneário Camboriú, a 4ª Mostra FacineBC, abre período de inscrições para os produtores de conteúdo audiovisual e contemplará diretamente 95 pessoas com o recurso recebido.

 

As inscrições começaram no sábado, dia 30 de janeiro e seguem abertas até 28 de fevereiro de 2021. Podem ser inscritos filmes curta e média metragem e a Mostra acontecerá de 25 a 28 de abril.

A 4ª Mostra FacineBC é parte do projeto FacineBC, de autoria da produtora Dagma Castro, contemplado no edital da FCBC com recursos da Lei Aldir Blanc. Totalmente gratuito e tem como objetivo ser uma janela inclusiva e democrática à cadeia produtiva do audiovisual, trazendo em seu conteúdo os eixos de formação e difusão com exibição de filmes, como nas edições anteriores, este ano com as atividades todas em plataformas digitais, devido à Pandemia do novo coronavírus.

 

“A inspiração democrática que construiu e consolidou a Lei Aldir Blanc também é norteamento da “4ª Mostra FacineBC”: – distribuir o recurso ao máximo de profissionais para auxiliar nas despesas momentâneas e contribuir com conhecimento na formação destes para agregar valor ao seu retorno às atividades”, considera a produtora e proponente do projeto, que irá distribuir o recurso entre 55 membros do coletivo do audiovisual e ainda terá 40 vagas de formação em 02 (duas) Master Classes, sendo uma de Roteiro e outra de Montagem (inscrições a partir do mês de março) e para fechar o evento terá o “Encontro Criativo”, um bate-papo entre os profissionais ministrantes das Master Classes com o público, momento em que muitas outras pessoas serão beneficiadas com o projeto.

 

“Nos orgulhamos em ter na região da AMFRI produtoras que hoje orbitam e disputam em editais e espaços nos mercados de produção de conteúdos nacional e internacional, além de diversos profissionais locais que hoje estão compondo quadros em grandes produtoras do país e somando talentos em suas produções. Temos ainda um número considerável de produtores independentes (na cidade e região) que não encontram espaços para exibir e dialogar suas criações com o público, fato importante para o crescimento e desenvolvimento do próprio mercado e dos profissionais ou estudantes de audiovisual”, manifesta Dagma.

 

A importância do FacineBC está em ser uma janela de exibição onde os produtores, acadêmicos, iniciantes ou profissionais independentes possam dialogar, compartilhar seus filmes e fazer dela um ambiente de troca, relacionamento e aprendizado. Neste conceito – de inclusão e oportunidade – que nasceu o objetivo central da “Mostra FacineBC”, para ofertar um espaço democrático e levar formação à cadeia produtiva do audiovisual local, neste ano com sua 4ª edição.

 

Uma Mostra de filmes é uma possibilidade de construir novos olhares, trocar experiência e construir processos, é portanto, parte da formação do cinema. No entanto, este projeto busca alargar este processo com duas (02) Master Classes

 

Roteiro e Montagem, fechando o ciclo no “Encontro Criativo”, um bate-papo entre os dois profissionais que ministrarão as aulas e o público para dialogar sobre o processo criativo, do inicio do filme no roteiro até sua montagem final.

 

A Mostra – inscrições de 30/01 – 28/02

Sendo o conceito da proposta de ser inclusiva e democrática, não tendo caráter competitivo, desta forma a Mostra será classificatória por número de inscrições para atingir o quantitativo da proposta. Serão 40 vagas para exibidores, sendo 20 para produtores locais de Balneário Camboriú, 10 para os municípios vizinhos de Itajaí, Navegantes, Itapema e Camboriú e outras 10 para o restante do estado. Os filmes passarão por curadoria para serem licenciados e exibidos. A curadoria analisará as fichas técnicas preenchidas nas inscrições, o conteúdo dos filmes e a classificação indicativa para montar as grades de exibição dos 04 (quatro) dias da Mostra. Cada exibidor de Balneário Camboriú receberá R$ 600,00 e os demais R$ 200,00; a distinção do valor dá-se por conta do recurso originário ser de Edital de Balneário Camboriú via Lei Aldir Blanc.

 

A Formação

“Promover formação para a cadeia produtiva da cultura, no caso deste projeto o audiovisual, esta parte das Diretrizes e Metas do PMC, devendo ser sempre observada, incentivada e conjugada nos projetos incentivados com recursos públicos, para que possamos cumprir com a política pública da cultura no promover o acesso do público, o fomento aos trabalhadores da cadeia produtiva, a democratização do conhecimento e a formação; o que de certo resulta em qualificação do mercado local e por consequência reverbera na economia da cultura – importante matriz econômica da cidade.” Faz questão de frisar a produtora.

 

Master Classes – Inscrições abrem em março

O projeto da “4ª Mostra FacineBC” busca agregar conhecimento a cadeia produtiva do audiovisual através de um formato que dinamiza o compartilhamento de informações, a Master Class, possibilitando ao público absorver o conteúdo de forma direta e objetiva, ministrado por um especialista na área abordada. Serão 02 (duas) aulas Master Classes, Roteiro e Montagem, com 20 vagas em cada, ministradas por profissionais do cinema Brasileiro; que já executam este formato online e trazem em seus portfólios grandes obras do cinema nacional e internacional e que possibilitarão aos inscritos o contato direto com os saberes e a experiência de quem já atua no mercado.

 

O “Encontro Criativo” – Ofertado como contrapartida do projeto, será transmitido pelo youtube, aberto a todos.

“Os caminhos e as possibilidades que entremeiam do roteiro até a montagem final de um filme, uma obra audiovisual.

  • O roteiro, no cinema – é a base do filme, a parte prima que nasce antes de toda a obra; que terá uma estrutura, trará um conceito, uma narrativa, uma sequência de fragmentos e linha de tempo para contar uma história.
  • A montagem, ou edição – na via de regra segue uma linha do tempo, seleciona, ordena e ajusta os planos do filme. A montagem pressupõe um tratado metódico

 

para chegar no resultado desejado: contar uma história. Tecnicamente o resultado final fica nas mãos e responsabilidade do montador.

Surgem os questionamentos então:

  • O montador sempre deverá seguir o tratado proposto no roteiro?
  • Tem a liberdade criativa de modificar, desconstruir ou até mesmo subverter as regras primas para chegar ao resultado proposto?
  • Pode enfim contar a mesma história por outro olhar?
  • E mesmo que as ordens de sequência, propostas no roteiro, sejam trocadas (como é o caso de “Pulp Fiction”) o cérebro humano irá construir linearmente a mesma história?

Esta será a temática que levaremos para o bate-papo do “Encontro Criativo”, os caminhos e possibilidades que entremeiam do roteiro até a montagem final de um filme.

 

Serviço:

Inscrições da Mostra: de 30/01 – 28/02

Link: https://forms.gle/K6P4ATfyw3oemMgw9 informações : E-mail facinebc@gmail.com

Toda programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais do FacineBC Instagram: facinebc

facebebook: facebook.com/facinebc assessoria de imprensa: Helen Francine

fev
28
dom
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
fev 28 dia inteiro
O inverno nunca falha em se tornar primavera – Lei Aldir Blanc
fev 28 dia inteiro
Oficinas de Ilustração – estudos de forma, composição e finalização – Lei Aldir Blanc
fev 28 dia inteiro

Mais informações em breve

Feira da Barra
fev 28@14:00 – 20:00

A Feira da Barra ocorre todos os domingos na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, ao lado da Passarela, das 14h às 20h.

Destinado à cultura, entretenimento, lazer e economia solidária, o evento é um espaço para venda de artesanato, alimentos, vestuários, entre outros artigos.

Inscrições para 4ª Mostra FacineBC – Lei Aldir Blanc
fev 28@18:12

Inscreva-se aqui: https://forms.gle/K6P4ATfyw3oemMgw9

Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc de Balneário Camboriú, a 4ª Mostra FacineBC, abre período de inscrições para os produtores de conteúdo audiovisual e contemplará diretamente 95 pessoas com o recurso recebido.

 

As inscrições começaram no sábado, dia 30 de janeiro e seguem abertas até 28 de fevereiro de 2021. Podem ser inscritos filmes curta e média metragem e a Mostra acontecerá de 25 a 28 de abril.

A 4ª Mostra FacineBC é parte do projeto FacineBC, de autoria da produtora Dagma Castro, contemplado no edital da FCBC com recursos da Lei Aldir Blanc. Totalmente gratuito e tem como objetivo ser uma janela inclusiva e democrática à cadeia produtiva do audiovisual, trazendo em seu conteúdo os eixos de formação e difusão com exibição de filmes, como nas edições anteriores, este ano com as atividades todas em plataformas digitais, devido à Pandemia do novo coronavírus.

 

“A inspiração democrática que construiu e consolidou a Lei Aldir Blanc também é norteamento da “4ª Mostra FacineBC”: – distribuir o recurso ao máximo de profissionais para auxiliar nas despesas momentâneas e contribuir com conhecimento na formação destes para agregar valor ao seu retorno às atividades”, considera a produtora e proponente do projeto, que irá distribuir o recurso entre 55 membros do coletivo do audiovisual e ainda terá 40 vagas de formação em 02 (duas) Master Classes, sendo uma de Roteiro e outra de Montagem (inscrições a partir do mês de março) e para fechar o evento terá o “Encontro Criativo”, um bate-papo entre os profissionais ministrantes das Master Classes com o público, momento em que muitas outras pessoas serão beneficiadas com o projeto.

 

“Nos orgulhamos em ter na região da AMFRI produtoras que hoje orbitam e disputam em editais e espaços nos mercados de produção de conteúdos nacional e internacional, além de diversos profissionais locais que hoje estão compondo quadros em grandes produtoras do país e somando talentos em suas produções. Temos ainda um número considerável de produtores independentes (na cidade e região) que não encontram espaços para exibir e dialogar suas criações com o público, fato importante para o crescimento e desenvolvimento do próprio mercado e dos profissionais ou estudantes de audiovisual”, manifesta Dagma.

 

A importância do FacineBC está em ser uma janela de exibição onde os produtores, acadêmicos, iniciantes ou profissionais independentes possam dialogar, compartilhar seus filmes e fazer dela um ambiente de troca, relacionamento e aprendizado. Neste conceito – de inclusão e oportunidade – que nasceu o objetivo central da “Mostra FacineBC”, para ofertar um espaço democrático e levar formação à cadeia produtiva do audiovisual local, neste ano com sua 4ª edição.

 

Uma Mostra de filmes é uma possibilidade de construir novos olhares, trocar experiência e construir processos, é portanto, parte da formação do cinema. No entanto, este projeto busca alargar este processo com duas (02) Master Classes

 

Roteiro e Montagem, fechando o ciclo no “Encontro Criativo”, um bate-papo entre os dois profissionais que ministrarão as aulas e o público para dialogar sobre o processo criativo, do inicio do filme no roteiro até sua montagem final.

 

A Mostra – inscrições de 30/01 – 28/02

Sendo o conceito da proposta de ser inclusiva e democrática, não tendo caráter competitivo, desta forma a Mostra será classificatória por número de inscrições para atingir o quantitativo da proposta. Serão 40 vagas para exibidores, sendo 20 para produtores locais de Balneário Camboriú, 10 para os municípios vizinhos de Itajaí, Navegantes, Itapema e Camboriú e outras 10 para o restante do estado. Os filmes passarão por curadoria para serem licenciados e exibidos. A curadoria analisará as fichas técnicas preenchidas nas inscrições, o conteúdo dos filmes e a classificação indicativa para montar as grades de exibição dos 04 (quatro) dias da Mostra. Cada exibidor de Balneário Camboriú receberá R$ 600,00 e os demais R$ 200,00; a distinção do valor dá-se por conta do recurso originário ser de Edital de Balneário Camboriú via Lei Aldir Blanc.

 

A Formação

“Promover formação para a cadeia produtiva da cultura, no caso deste projeto o audiovisual, esta parte das Diretrizes e Metas do PMC, devendo ser sempre observada, incentivada e conjugada nos projetos incentivados com recursos públicos, para que possamos cumprir com a política pública da cultura no promover o acesso do público, o fomento aos trabalhadores da cadeia produtiva, a democratização do conhecimento e a formação; o que de certo resulta em qualificação do mercado local e por consequência reverbera na economia da cultura – importante matriz econômica da cidade.” Faz questão de frisar a produtora.

 

Master Classes – Inscrições abrem em março

O projeto da “4ª Mostra FacineBC” busca agregar conhecimento a cadeia produtiva do audiovisual através de um formato que dinamiza o compartilhamento de informações, a Master Class, possibilitando ao público absorver o conteúdo de forma direta e objetiva, ministrado por um especialista na área abordada. Serão 02 (duas) aulas Master Classes, Roteiro e Montagem, com 20 vagas em cada, ministradas por profissionais do cinema Brasileiro; que já executam este formato online e trazem em seus portfólios grandes obras do cinema nacional e internacional e que possibilitarão aos inscritos o contato direto com os saberes e a experiência de quem já atua no mercado.

 

O “Encontro Criativo” – Ofertado como contrapartida do projeto, será transmitido pelo youtube, aberto a todos.

“Os caminhos e as possibilidades que entremeiam do roteiro até a montagem final de um filme, uma obra audiovisual.

  • O roteiro, no cinema – é a base do filme, a parte prima que nasce antes de toda a obra; que terá uma estrutura, trará um conceito, uma narrativa, uma sequência de fragmentos e linha de tempo para contar uma história.
  • A montagem, ou edição – na via de regra segue uma linha do tempo, seleciona, ordena e ajusta os planos do filme. A montagem pressupõe um tratado metódico

 

para chegar no resultado desejado: contar uma história. Tecnicamente o resultado final fica nas mãos e responsabilidade do montador.

Surgem os questionamentos então:

  • O montador sempre deverá seguir o tratado proposto no roteiro?
  • Tem a liberdade criativa de modificar, desconstruir ou até mesmo subverter as regras primas para chegar ao resultado proposto?
  • Pode enfim contar a mesma história por outro olhar?
  • E mesmo que as ordens de sequência, propostas no roteiro, sejam trocadas (como é o caso de “Pulp Fiction”) o cérebro humano irá construir linearmente a mesma história?

Esta será a temática que levaremos para o bate-papo do “Encontro Criativo”, os caminhos e possibilidades que entremeiam do roteiro até a montagem final de um filme.

 

Serviço:

Inscrições da Mostra: de 30/01 – 28/02

Link: https://forms.gle/K6P4ATfyw3oemMgw9 informações : E-mail facinebc@gmail.com

Toda programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais do FacineBC Instagram: facinebc

facebebook: facebook.com/facinebc assessoria de imprensa: Helen Francine

mar
1
seg
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 1 dia inteiro
O inverno nunca falha em se tornar primavera – Lei Aldir Blanc
mar 1 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 1@17:00 – 22:00
mar
2
ter
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 2 dia inteiro
O inverno nunca falha em se tornar primavera – Lei Aldir Blanc
mar 2 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 2@17:00 – 22:00
mar
3
qua
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 3 dia inteiro
O inverno nunca falha em se tornar primavera – Lei Aldir Blanc
mar 3 dia inteiro
Feira da Rua 200
mar 3@07:00 – 12:00
Indivíduo Concreto – Lei Aldir Blanc
mar 3@08:00
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 3@17:00 – 22:00
mar
4
qui
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 4 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 4@17:00 – 22:00
Palestra online: O que é ritmo dentro da Pedagogia Waldorf? – Lei Aldir Blanc
mar 4@20:00
mar
5
sex
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 5 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 5@17:00 – 22:00
mar
6
sáb
Consuma o que produz – Lei Aldir Blanc
mar 6 dia inteiro

Quer saber como semear e colher seus próprios alimentos?
Já pensou montar sua horta em casa e não sabe como?
Então chegou a hora de aprender!
Participe da capacitação “Consuma o que produz: Horta Urbana em pequenos espaços”
Em três encontros você receberá os conhecimentos básicos e recursos para iniciar o plantio.
Sábados 20/02, 06/03 e 13/03.
Modalidade presencial.
Locais:
Horta da Esquina: Esquina das ruas 3198 com 3110.
Horta do CICAL: Rua Holanda, 116 – Solar do Círculo Argentino de Santa Catarina.
Palestrante: Cassio Suski (Horta da Esquina)
Total de 15 horas de capacitação prática e teórica
Evento gratuito, capacidade limitada (máximo 20 participantes).
Uso obrigatório de máscara #secuidaBC
Inscrição e cronograma no site www.cicalbc.com
Esse é um projeto do Centro de Integração Cultural Afetivo Latino-americano (CICAL) realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, selecionado pelo Edital 009/2020 Prêmio Arte e Cultura Verão BC da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
O cultivo doméstico de hortaliças e hortas comunitárias ganhou importância como uma política alternativa de redução da pobreza e melhoria das condições alimentares das famílias no Brasil desde o final do século passado.
Estes encontros direcionam-se ao networking entre a comunidade de Balneário Camboriú e reunirão os entusiastas das hortas urbanas.
Vamos juntos virar o jogo, produzindo alimentos mais saudáveis e sustentáveis!
Inscreva-se e faça parte!
Confira o cronograma:
20/02
08:00 – 12:00
Etapas para montagem de uma horta: Preparação do solo (revolvimento e encanteiramento);
Adubação orgânica (esterco e compostagem). PRÁTICO
Horta da Esquina BC
20/02
13:00 – 16:00 Escolha das variedades de plantas; Cuidados com semeadura; Irrigação; Manutenção das mudas; Limpeza dos canteiros e Cuidado com as pragas. TEÓRICO
Horta do CICAL
06/03
8:00 – 12:00
Atividades práticas de semeadura,
Limpeza e plantio de mudas.
Horta da Esquina BC
13/03
8:00 – 12:00
Atividades práticas de semeadura,
Limpeza e plantio de mudas.
Horta da Esquina BC

 

Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 6 dia inteiro
Feira da Rua 200
mar 6@07:00 – 12:00
OFICINA DE DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO – Lei Aldir Blanc
mar 6@09:00 – 13:00

 

Para efetuar sua inscrição basta preencher o formulário on-line https://forms.gle/dxKHsJZo66EQwD2V6

OFICINA DE DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO

Inscrições gratuitas e aulas online nos dias 06 e 07 de Março

A oficina é informativa e teórica sobre distribuição e exibição audiovisual e introduz ao interessado todo o universo do processo de distribuição e cada agente da cadeia (festivais,
agentes de vendas, distribuidores e exibidores), e apresenta estudos de casos, tendo foco na cadeia da comercialização de filmes.
As aulas acontecem online, com objetivo de facilitar o acesso e atingir uma maior quantidade de interessados, que ao fim do curso receberão um certificado de conclusão.

Para efetuar sua inscrição basta preencher o formulário on-line https://forms.gle/dxKHsJZo66EQwD2V6 e aguardar o email com a confirmação, link e mais instruções para participação.
O projeto foi selecionado pelo PRÊMIO DE FOMENTO À CULTURA – LEI EMERGENCIAL ALDIR BLANC N° 006/2020, executado com recursos do Governo Federal.
SOBRE A OFICINA DE DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO

Dias – 06 e 07 de março | Horário – das 09h às 13h | Duração – 8 horas | Formato – Online

O curso foi concebido com a experiência de Barbara Sturm em curadoria, aquisições e planejamento estratégico nas empresas Pandora Filmes, Cine Belas Artes, Pipoca Digital e
Elo Company para criar uma aproximação ao mundo internacional do cinema e de estratégias de comunicação. Dentro do curso será apresentada a cadeia do mercado passando por festivais, mercados, agentes de vendas, distribuidor e exibidor; cases de sucesso; tendências e dados do mercado brasileiro.

SOBRE A PROFESSORA – BARBARA STURM

Barbara Sturm atua no mercado de produção e comercialização de filmes desde 2007.

Formada pela Academia Internacional de Cinema e com pós-graduação em Mobilização
Digital pela PUC, participou dos programas internacionais de especialização em distribuição de filmes – CICAE Training, do Festival de Veneza e Berlinale Talent Campus, do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Atuou como programadora do Cine Belas Artes, como diretora de aquisições da distribuidora Pandora Filmes, responsável pela aquisição e estratégia de lançamento no Brasil de 34 filmes brasileiros e internacionais – entre eles Que horas ela volta?, de Anna Muyalert, com 500 mil ingressos. Depois passou pela Pipoca Digital, agência de marketing digital, e no início de 2017 assumiu como diretora de conteúdo na distribuidora e agente de vendas internacionais Elo Company.

INFORMAÇÕES
• PÚBLICO
Vagas: 40
Público: Profissionais, técnicos, artistas e acadêmicos do setor audiovisual
Faixa Etária: a partir de 18 anos
• DATAS E HORÁRIOS
Dia 06/03/2021 07/03/2021
Das 09h às 13h
Total de 8 horas
• INVESTIMENTO
Gratuito, por ordem de inscrição
• FORMA DE INSCRIÇÃO
Inscrições até o dia 05/03/2021, ou até as vagas esgotarem.
01) Efetuar inscrição através do link: https://forms.gle/dxKHsJZo66EQwD2V6
02) Enviar um e-mail para oficinabcab@gmail.com com as seguintes informações: nome
completo, data de nascimento, nº de identidade (RG ou CPF), telefone, e-mail, breve
curriculum ou histórico profissional, fotografia 3×4.
• ENDEREÇO
Arthousebc / Rua São Paulo 581 – 1 / CEP 88339-025
Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / Santa Catarina / Brasil

Vila do Artesanato – Praça da Bíblica
mar 6@09:00 – 14:00
mar
7
dom
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 7 dia inteiro
OFICINA DE DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO – Lei Aldir Blanc
mar 7@09:00 – 13:00

 

Para efetuar sua inscrição basta preencher o formulário on-line https://forms.gle/dxKHsJZo66EQwD2V6

OFICINA DE DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO

Inscrições gratuitas e aulas online nos dias 06 e 07 de Março

A oficina é informativa e teórica sobre distribuição e exibição audiovisual e introduz ao interessado todo o universo do processo de distribuição e cada agente da cadeia (festivais,
agentes de vendas, distribuidores e exibidores), e apresenta estudos de casos, tendo foco na cadeia da comercialização de filmes.
As aulas acontecem online, com objetivo de facilitar o acesso e atingir uma maior quantidade de interessados, que ao fim do curso receberão um certificado de conclusão.

Para efetuar sua inscrição basta preencher o formulário on-line https://forms.gle/dxKHsJZo66EQwD2V6 e aguardar o email com a confirmação, link e mais instruções para participação.
O projeto foi selecionado pelo PRÊMIO DE FOMENTO À CULTURA – LEI EMERGENCIAL ALDIR BLANC N° 006/2020, executado com recursos do Governo Federal.
SOBRE A OFICINA DE DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO

Dias – 06 e 07 de março | Horário – das 09h às 13h | Duração – 8 horas | Formato – Online

O curso foi concebido com a experiência de Barbara Sturm em curadoria, aquisições e planejamento estratégico nas empresas Pandora Filmes, Cine Belas Artes, Pipoca Digital e
Elo Company para criar uma aproximação ao mundo internacional do cinema e de estratégias de comunicação. Dentro do curso será apresentada a cadeia do mercado passando por festivais, mercados, agentes de vendas, distribuidor e exibidor; cases de sucesso; tendências e dados do mercado brasileiro.

SOBRE A PROFESSORA – BARBARA STURM

Barbara Sturm atua no mercado de produção e comercialização de filmes desde 2007.

Formada pela Academia Internacional de Cinema e com pós-graduação em Mobilização
Digital pela PUC, participou dos programas internacionais de especialização em distribuição de filmes – CICAE Training, do Festival de Veneza e Berlinale Talent Campus, do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Atuou como programadora do Cine Belas Artes, como diretora de aquisições da distribuidora Pandora Filmes, responsável pela aquisição e estratégia de lançamento no Brasil de 34 filmes brasileiros e internacionais – entre eles Que horas ela volta?, de Anna Muyalert, com 500 mil ingressos. Depois passou pela Pipoca Digital, agência de marketing digital, e no início de 2017 assumiu como diretora de conteúdo na distribuidora e agente de vendas internacionais Elo Company.

INFORMAÇÕES
• PÚBLICO
Vagas: 40
Público: Profissionais, técnicos, artistas e acadêmicos do setor audiovisual
Faixa Etária: a partir de 18 anos
• DATAS E HORÁRIOS
Dia 06/03/2021 07/03/2021
Das 09h às 13h
Total de 8 horas
• INVESTIMENTO
Gratuito, por ordem de inscrição
• FORMA DE INSCRIÇÃO
Inscrições até o dia 05/03/2021, ou até as vagas esgotarem.
01) Efetuar inscrição através do link: https://forms.gle/dxKHsJZo66EQwD2V6
02) Enviar um e-mail para oficinabcab@gmail.com com as seguintes informações: nome
completo, data de nascimento, nº de identidade (RG ou CPF), telefone, e-mail, breve
curriculum ou histórico profissional, fotografia 3×4.
• ENDEREÇO
Arthousebc / Rua São Paulo 581 – 1 / CEP 88339-025
Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / Santa Catarina / Brasil

Feira da Barra
mar 7@14:00 – 20:00

A Feira da Barra ocorre todos os domingos na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, ao lado da Passarela, das 14h às 20h.

Destinado à cultura, entretenimento, lazer e economia solidária, o evento é um espaço para venda de artesanato, alimentos, vestuários, entre outros artigos.

mar
8
seg
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 8 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 8@17:00 – 22:00
mar
9
ter
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 9 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 9@17:00 – 22:00
mar
10
qua
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 10 dia inteiro
Feira da Rua 200
mar 10@07:00 – 12:00
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 10@17:00 – 22:00
Imagística – Lei Aldir Blanc
mar 10@19:30
mar
11
qui
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 11 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 11@17:00 – 22:00
Imagistica – Lei Aldir Blanc
mar 11@19:30

Nos dias 11 e 12 de março de 2021 será realizada a palestra Imagístika de forma online e gratuita, sobre Imagem e Processo Criativo ministrada por Ana Sotoriva e Junior Köche. A palestra acontecerá através do canal do Youtube da KocheFilmes e ficará disponível online. Direcionada a todos que manipulam, produzem e criam imagens utilizando-as como forma de comunicação Imagístika traz em seu conteúdo algumas provocações e reflexões sobre a criação de uma imagem, a montagem criativa e os processos de criação de Sotoriva e Köche. Ambos fotógrafos e especialistas em cinema e imagens contemporâneas.

Ana é artista visual que reside há 3 anos em Santa Catarina e transita pelas artes visuais apropriando-se de inúmeros suportes e ferramentas na construção de sua linguagem. Junior produtor audiovisual catarinense já dirigiu documentários, curtas e filmes publicitários. Atua nas áreas culturais desenvolvendo roteiros e escrevendo projetos. A palestra é fruto da Lei Aldir Blanc que prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus. Através deste auxílio, da Fundação Cultural e Prefeitura de Balneário Camboriú todos estes trabalhos realizados podem ser contemplados pelos munícipes integrando e fomentando a cultura na cidade.

Palestra online: Trimembração social: liberdade, fraternidade e igualdade – Lei Aldir Blanc
mar 11@20:00
mar
12
sex
Beatles Week BC – Lei Aldir Blanc
mar 12 dia inteiro

O projeto “Beatles Week BC” é um projeto criado pela banda Rubber Sound – Beatles Tribute, voltado para os fãs, amantes dos quatro garotos de Liverpool, de boa música e que apreciam a cultura pop.

Estabelecida em Balneário Camboriú, a banda foi formada em 2019 – à época com outro nome e outro tecladista (André Negão) -, inspirada pela última apresentação pública dos Beatles, que aconteceu no telhado da Apple Records em Londres, 1969 se tornando um dos mais conhecidos e emblemáticos acontecimentos da carreira dos FabFour, apresentação esta, que a banda chegou a reproduzir na íntegra em algumas oportunidades.

Atualmente formada pelos músicos Pablo Martins (voz e Guitarras), Rafael Weiss (Voz e Guitarra), Renato Junior (Voz e Teclados), Marcelo Oliveira (Voz e contrabaixos) e Bruno Virtuoso (Voz e Bateria), a Rubber Sound se apresenta reproduzindo grandes sucessos do quarteto de Liverpool, traçando através da música, uma perspectiva histórica e cheia de informação da incomparável obra da banda britânica.

Com releituras vibrantes e envolventes das peças mais famosas, e também de algumas pérolas mais escondidas nos álbuns, a Rubber Sound busca agradar a fãs dos Beatles de todos os tipos, desde os que curtiam o quarteto desde suas fases iniciais, nos anos 1960, até os inúmeros fãs que seus integrantes agregaram após 10 de abril de 1970, quando se separaram e seguiram carreiras solo.

O projeto “Beatles BC Week” é realizado com recursos do Edital 006/2020 – Prêmio de fomento à Cultura – Lei Aldir Blanc, viabilizado pela Fundação Cultural e pela Prefeitura de Balneário Camboriú e foi idealizado inicialmente para ser executado de forma presencial através de 03 (três) shows ao vivo, porém, devido ao recrudescimento da pandemia de COVID-19 e a consequente inviabilidade de execução no modo inicialmente planejado, será executado no formato de lives dias 24 de fevereiro, 12 de março e 23 de março.

Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 12 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 12@17:00 – 22:00
Imagística – Lei Aldir Blanc
mar 12@19:30
Imagistica – Lei Aldir Blanc
mar 12@19:30

Nos dias 11 e 12 de março de 2021 será realizada a palestra Imagístika de forma online e gratuita, sobre Imagem e Processo Criativo ministrada por Ana Sotoriva e Junior Köche. A palestra acontecerá através do canal do Youtube da KocheFilmes e ficará disponível online. Direcionada a todos que manipulam, produzem e criam imagens utilizando-as como forma de comunicação Imagístika traz em seu conteúdo algumas provocações e reflexões sobre a criação de uma imagem, a montagem criativa e os processos de criação de Sotoriva e Köche. Ambos fotógrafos e especialistas em cinema e imagens contemporâneas.

Ana é artista visual que reside há 3 anos em Santa Catarina e transita pelas artes visuais apropriando-se de inúmeros suportes e ferramentas na construção de sua linguagem. Junior produtor audiovisual catarinense já dirigiu documentários, curtas e filmes publicitários. Atua nas áreas culturais desenvolvendo roteiros e escrevendo projetos. A palestra é fruto da Lei Aldir Blanc que prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus. Através deste auxílio, da Fundação Cultural e Prefeitura de Balneário Camboriú todos estes trabalhos realizados podem ser contemplados pelos munícipes integrando e fomentando a cultura na cidade.

mar
13
sáb
Beatles Week BC – Lei Aldir Blanc
mar 13 dia inteiro

O projeto “Beatles Week BC” é um projeto criado pela banda Rubber Sound – Beatles Tribute, voltado para os fãs, amantes dos quatro garotos de Liverpool, de boa música e que apreciam a cultura pop.

Estabelecida em Balneário Camboriú, a banda foi formada em 2019 – à época com outro nome e outro tecladista (André Negão) -, inspirada pela última apresentação pública dos Beatles, que aconteceu no telhado da Apple Records em Londres, 1969 se tornando um dos mais conhecidos e emblemáticos acontecimentos da carreira dos FabFour, apresentação esta, que a banda chegou a reproduzir na íntegra em algumas oportunidades.

Atualmente formada pelos músicos Pablo Martins (voz e Guitarras), Rafael Weiss (Voz e Guitarra), Renato Junior (Voz e Teclados), Marcelo Oliveira (Voz e contrabaixos) e Bruno Virtuoso (Voz e Bateria), a Rubber Sound se apresenta reproduzindo grandes sucessos do quarteto de Liverpool, traçando através da música, uma perspectiva histórica e cheia de informação da incomparável obra da banda britânica.

Com releituras vibrantes e envolventes das peças mais famosas, e também de algumas pérolas mais escondidas nos álbuns, a Rubber Sound busca agradar a fãs dos Beatles de todos os tipos, desde os que curtiam o quarteto desde suas fases iniciais, nos anos 1960, até os inúmeros fãs que seus integrantes agregaram após 10 de abril de 1970, quando se separaram e seguiram carreiras solo.

O projeto “Beatles BC Week” é realizado com recursos do Edital 006/2020 – Prêmio de fomento à Cultura – Lei Aldir Blanc, viabilizado pela Fundação Cultural e pela Prefeitura de Balneário Camboriú e foi idealizado inicialmente para ser executado de forma presencial através de 03 (três) shows ao vivo, porém, devido ao recrudescimento da pandemia de COVID-19 e a consequente inviabilidade de execução no modo inicialmente planejado, será executado no formato de lives dias 24 de fevereiro, 12 de março e 23 de março.

Consuma o que produz – Lei Aldir Blanc
mar 13 dia inteiro

Quer saber como semear e colher seus próprios alimentos?
Já pensou montar sua horta em casa e não sabe como?
Então chegou a hora de aprender!
Participe da capacitação “Consuma o que produz: Horta Urbana em pequenos espaços”
Em três encontros você receberá os conhecimentos básicos e recursos para iniciar o plantio.
Sábados 20/02, 06/03 e 13/03.
Modalidade presencial.
Locais:
Horta da Esquina: Esquina das ruas 3198 com 3110.
Horta do CICAL: Rua Holanda, 116 – Solar do Círculo Argentino de Santa Catarina.
Palestrante: Cassio Suski (Horta da Esquina)
Total de 15 horas de capacitação prática e teórica
Evento gratuito, capacidade limitada (máximo 20 participantes).
Uso obrigatório de máscara #secuidaBC
Inscrição e cronograma no site www.cicalbc.com
Esse é um projeto do Centro de Integração Cultural Afetivo Latino-americano (CICAL) realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, selecionado pelo Edital 009/2020 Prêmio Arte e Cultura Verão BC da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
O cultivo doméstico de hortaliças e hortas comunitárias ganhou importância como uma política alternativa de redução da pobreza e melhoria das condições alimentares das famílias no Brasil desde o final do século passado.
Estes encontros direcionam-se ao networking entre a comunidade de Balneário Camboriú e reunirão os entusiastas das hortas urbanas.
Vamos juntos virar o jogo, produzindo alimentos mais saudáveis e sustentáveis!
Inscreva-se e faça parte!
Confira o cronograma:
20/02
08:00 – 12:00
Etapas para montagem de uma horta: Preparação do solo (revolvimento e encanteiramento);
Adubação orgânica (esterco e compostagem). PRÁTICO
Horta da Esquina BC
20/02
13:00 – 16:00 Escolha das variedades de plantas; Cuidados com semeadura; Irrigação; Manutenção das mudas; Limpeza dos canteiros e Cuidado com as pragas. TEÓRICO
Horta do CICAL
06/03
8:00 – 12:00
Atividades práticas de semeadura,
Limpeza e plantio de mudas.
Horta da Esquina BC
13/03
8:00 – 12:00
Atividades práticas de semeadura,
Limpeza e plantio de mudas.
Horta da Esquina BC

 

Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 13 dia inteiro
Maracatu Nova Lua no Baque das Ondas – Lei Aldir Blanc
mar 13 dia inteiro

Com as bênçãos dos orixás, pedimos licença aos nossos Mestres de Maracatu para divulgar o projeto “Maracatu Nova Lua no Baque das Ondas”.

Serão três apresentações no município de Balneário Camboriú, seguindo as medidas sanitárias recomendadas. Nos veremos na Praça da Cultura e nos Molhes da Barra Norte e da Barra Sul, com objetivo de difundir a cultura afro-brasileira ligada à manifestação artística e religiosa do Maracatu Nação originário de Recife (PE).

O grupo Maracatu Nova Lua busca promover o lazer e troca de saberes entre batuqueiros, cidadãos e turistas da nossa cidade. Sendo o Maracatu uma manifestação artística e religiosa de matriz africana, cultura popular símbolo da resistência afrobrasileira, o grupo nova Lua desde a fundação em 2018 vem trabalhando com roda de estudos, ensaios e vivências de Maracatu de Baque Virado na região

Acreditamos que através da partilha de saberes ancestrais, reconhecimento e valorização das manifestações de matriz africana, podemos inspirar o desenvolvimento cultural, bem como lutar pela reparação de direitos sociais e promoção da igualdade social.

Ficaram interessados? Acompanhe as nossas redes sociais! Vem muita coisa boa por aí!

Projeto selecionado pelo PRÊMIO ARTE E CULTURA – LEI EMERGENCIAL ALDIR BLANC N° 009/2020, executado com recursos do Governo Federal.

Feira da Rua 200
mar 13@07:00 – 12:00
Vila do Artesanato – Praça da Bíblica
mar 13@09:00 – 14:00
mar
14
dom
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 14 dia inteiro
Feira da Barra
mar 14@14:00 – 20:00

A Feira da Barra ocorre todos os domingos na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, ao lado da Passarela, das 14h às 20h.

Destinado à cultura, entretenimento, lazer e economia solidária, o evento é um espaço para venda de artesanato, alimentos, vestuários, entre outros artigos.

mar
15
seg
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 15 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 15@17:00 – 22:00
mar
16
ter
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 16 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 16@17:00 – 22:00
mar
17
qua
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 17 dia inteiro
Feira da Rua 200
mar 17@07:00 – 12:00
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 17@17:00 – 22:00
mar
18
qui
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 18 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 18@17:00 – 22:00
mar
19
sex
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 19 dia inteiro
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 19@17:00 – 22:00
mar
20
sáb
Exposição Conheça um Artista – Lei Aldir Blanc
mar 20 dia inteiro
Feira da Rua 200
mar 20@07:00 – 12:00
Curso de fotografia – Lei Aldir Blanc
mar 20@09:00 – 17:00

Curso de fotografia que envolve conceitos básicos e teóricos relacionados à Fotografia e sua história.

DATAS: 20 e 21 de Março de 2021

Dia 20 sábado: Conteúdo teórico das 9:00 às 17:00 hs.

Dia 21 domingo: Prática fotográfica das 9:00 às 17:00 hs.

 

PROFESSORES: Marcelo Fernandes e Flavio Fernandes.

 

PÚBLICO ALVO: acima de 14 anos.

 

CONTEÚDO TEÓRICO

 

História da fotografia.

Como surgiu a Fotografia, os primeiros passos, equipamentos e técnicas utilizadas.

Principais Fotógrafos e seu tempo.

Evolução da Fotografia ao longo da História.

Tipos de fotografias (analógicas, digitais).

 

Fotografia como forma de expressão.

 

Funções da câmera.

Regulagem da câmera.

Tipos de Arquivos.

ISO, abertura, velocidade, fotometria.

Foco.

Regra dos terços (composição e enquadramento).

Profundidade de campo.

Trabalhando a Luz e suas vertentes: Iluminação e sombras.

 

 

CONTEÚDO PRÁTICO

 

Saída fotográfica e análise e discussão das fotografias realizadas.

Vila do Artesanato – Praça da Bíblica
mar 20@09:00 – 14:00
mar
21
dom
Curso de fotografia – Lei Aldir Blanc
mar 21@09:00 – 17:00

Curso de fotografia que envolve conceitos básicos e teóricos relacionados à Fotografia e sua história.

DATAS: 20 e 21 de Março de 2021

Dia 20 sábado: Conteúdo teórico das 9:00 às 17:00 hs.

Dia 21 domingo: Prática fotográfica das 9:00 às 17:00 hs.

 

PROFESSORES: Marcelo Fernandes e Flavio Fernandes.

 

PÚBLICO ALVO: acima de 14 anos.

 

CONTEÚDO TEÓRICO

 

História da fotografia.

Como surgiu a Fotografia, os primeiros passos, equipamentos e técnicas utilizadas.

Principais Fotógrafos e seu tempo.

Evolução da Fotografia ao longo da História.

Tipos de fotografias (analógicas, digitais).

 

Fotografia como forma de expressão.

 

Funções da câmera.

Regulagem da câmera.

Tipos de Arquivos.

ISO, abertura, velocidade, fotometria.

Foco.

Regra dos terços (composição e enquadramento).

Profundidade de campo.

Trabalhando a Luz e suas vertentes: Iluminação e sombras.

 

 

CONTEÚDO PRÁTICO

 

Saída fotográfica e análise e discussão das fotografias realizadas.

Feira da Barra
mar 21@14:00 – 20:00

A Feira da Barra ocorre todos os domingos na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, ao lado da Passarela, das 14h às 20h.

Destinado à cultura, entretenimento, lazer e economia solidária, o evento é um espaço para venda de artesanato, alimentos, vestuários, entre outros artigos.

mar
22
seg
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 22@17:00 – 22:00
mar
23
ter
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 23@17:00 – 22:00
mar
24
qua
Feira da Rua 200
mar 24@07:00 – 12:00
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 24@17:00 – 22:00
mar
25
qui
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 25@17:00 – 22:00
mar
26
sex
Vila do Artesanato – Praça da Bíblia
mar 26@17:00 – 22:00
mar
27
sáb
Feira da Rua 200
mar 27@07:00 – 12:00
Vila do Artesanato – Praça da Bíblica
mar 27@09:00 – 14:00