Guilhermina e Beluzzo reassumem a Cultura em Balneário

Diante da construção da política cultural em Balneário Camboriú, Beluzzo e Guilhermina assumem o compromisso junto ao Governo Municipal de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito nos últimos 90 dias. “Nas diversas manifestações que recebemos, a solidariedade e o desejo de continuidade foram os fatores que mais nos sensibilizaram e fundamentaram a tomada de decisão”, afirmam.

FCBC  21 08 13 Foto Celso Peixoto (7)_1600x1200

 

FCBC oferece cursos nos bairros


Warning: file_get_contents(https://culturabc.com.br/wp-content/uploads/2013/08/21.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/culturabc/www/wp-includes/class-wp-image-editor-imagick.php on line 156

Warning: file_get_contents(https://culturabc.com.br/wp-content/uploads/2013/08/21.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/culturabc/www/wp-includes/class-wp-image-editor-imagick.php on line 156

Com o compromisso de democratizar o acesso à cultura, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e passa a oferecer cursos nos Centros de Referência de Assistência Social  (CRAS) dos bairros dos Municípios e Nações.  As inscrições para os cursos de teatro e canto serão recebidas de 26 a 30 de agosto e as aulas vão ter início em 2 de setembro.

Os interessados devem procurar os CRAS das 8h às 18h, portando documento de identidade com foto e comprovante de residência (originais e cópias).  Os cursos são gratuitos e serão ministrados conforme o quadro abaixo.

A diretora de Artes da FCBC, Guilhermina Stuker, explica que o número de turmas inicialmente projetado em cinco poderá ser ampliado, conforme for o resultado das inscrições. “A Fundação Cultural tem compromisso com a cidade por inteiro e com as pessoas que aqui vivem. Ampliar e diversificar a  oferta de cursos gratuitos é uma das metas para este segundo semestre e também orientação do prefeito Edson Piriquito”, destaca a diretora.

CRAS

CURSO

HORÁRIO

TELEFONE (47)

Nação Cidadã
Rua Paraguai, 401 Bairro das Nações

Teatro

Segunda e sexta-feira
Vespertino

3344.2559

Canto

Sexta-feira
Matutino

Espaço Cidadão
Rua Brusque, 127 Bairro dos Municípios

Teatro

Terça-feira
Noturno

3368.3054

Canto

Quarta-feira
Matutino

Mais informações
Guilhermina Stuker (47) 3366.5325, das 13h
artesdiretoria.fcbc@balneariocamboriu.sc.gov.br

FCBC organiza a Semana Farroupilha 2013

Sorteio tendas_Acampamento Farroupilha_2013_Foto_Vânia_de_Campos_FCBCA Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) promove de 14 a 21 de setembro  o 1º Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú, na Praça Higino Pio. O evento conta com o apoio dos CTGs Barra Mansa, Independentes da Querência e Estância Querência Gaúcha, dos grupos Charruas e Laçando a Tradição, e da Associação Gaúcha em Santa Catarina (Agasc).

Esta semana, o diretor de Eventos da FCBC, Paulo César Brito de Oliveira, sorteou  entre os grupos envolvidos as oito tendas que abrigarão os quitutes típicos do Acampamento Farroupilha. A programação cultural do evento,  em fase de finalização,  será divulgada na próxima semana. O diretor adianta, no entanto,  que haverá invernada artística, tertúlia, trovadores, mateada, missa crioula e bailes.  “Uma programação bastante rica para marcar este importante evento que é referência histórico-cultural para o Brasil”, afirma Paulo César.

SAIBA MAIS

Revolução Farroupilha
(Fonte: semanafarroupilha.com.br)

 As comemorações da Revolução Farroupilha relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais. O marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha. A data e o fato ficaram registrados na história como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de 10 anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Mais informações
Paulo César Brito de Oliveira – (47) 9233.1614
(47) 3366.5325, das 13h às 19h