Representantes da Epagri participaram de reunião na FCBC na última sexta-feira para definir a data e o local da palestra de Mauro de Bonis (Udesc) e Sérgio Pinheiro (Epagri) sobre artesanato com identidade cultural. O evento é aberto ao público e será na quarta, 23, às 14h, no Centro Comunitário da Barra.
O objetivo deste evento é reunir as artesãs e os artesãos que atuam em Balneário Camboriú em torno do fortalecimento do conceito e da prática da identidade cultural e da força da territorialidade do que se produz na cidade, neste setor.
Trabalho do pesquisador Murilo Flores, ex-presidente da Embrapa e ex-secretário de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, mostra que “o saber-fazer local seria uma própria forma de expressão cultural local, que define a identidade, através da qual se estabelecem as relações de indivíduos e grupos. A cultura local se refere às relações sociais existentes em espaços delimitados e pequenos, onde se estabelecem formas específicas de representação, com códigos comuns. O sentimento de pertencimento e um modo de agir no âmbito de um dado espaço geográfico significa a caracterização de uma noção de territorialidade onde as relações sociais e a localidade estão interligadas, fortalecendo o sentido de identidade”.
Mais informações
Anderson Beluzzo
3366.5325, das 13h às 19h
presidencia.fcbc@balneariocamboriu.sc.gov.br