Skip to content

Selecione o texto para escutar

Fernando Pessoa em Balneário Camboriú

A companhia de teatro Bagagem Cênica apresenta o espetáculo “As pessoas de minha pessoa” nesta quarta-feira, 18 de junho, no teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú, às 20h. Em cena, o ator e diretor Valentim Schmoeler, dirigido por Rafael Orsi de Melo. Seguindo a contemporânea tendência intimista, o público é limitado a 100 pessoas. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria a partir das 14h. O teatro Bruno Nitz fica na avenida Central, esquina com a rua 300.

SINOPSE
(texto divulgação)

A vida e a obra do poeta português que ultrapassou os limites de seu amado país conquistando o mundo, e seus heterônimos mais famosos são postos em cena.

Uma porta é aberta. Fernando Pessoa convida todos a conversar.

Estão em uma arca todos os escritos do poeta e também de seus heterônimos. Foram setenta e duas vidas criadas em papel, porém três delas preencheram os ideais de Pessoa: Ricardo Reis, conselheiro e intelectual; Álvaro de Campos, descrente e sonhador e Alberto Caeiro, seu mestre. Eles são colocados a conversar com seus convidados.

Um homem pode ter suas várias personalidades distintas sobrepostas por máscaras. Ele pode até esconder-se ou expressar-se por meio de algumas delas através de pseudônimos ou até mesmo através de suas várias maneiras de interpretar o mundo em sua volta. Pra um em especial, essas várias facetas de si mesmo eram tão reais quanto ele próprio. A densidade de suas criações tangia a realidade.

Dentre as muitas pessoas que o maior poeta do século 20, Fernando Pessoa, criou pode-se destacar o erudito, clássico e de uma singular maneira de retratar paisagens em suas odes horacianas, Ricardo Reis; o modernista, futurista, sensacionalista e de uma revoltosa maneira de escrever seus poemas, Álvaro de Campos; o camponês autodidata, poeta da natureza e seu grande mestre, Alberto Caeiro.

Fernando foi um grande criador de mitos, viveu vários deles, durante seu tempo. Definia-se poeta e filósofo, porém o mundo literato o define como moderno, clássico, nacionalista, místico, revolucionário, materialista e panteísta. “Um criador de Anarquias”.  “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”

Mais informações
valencena@gmail.com

 

Leia também

LIC 2024 – Resultado FINAL

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o RESULTADO FINAL da fase de análise de mérito dos projetos culturais, findado o período recursal do Edital 013/2023 LIC Prêmio, que
Read More

AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – Servidor cloud para hospedagem de sites

AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – Servidor cloud para hospedagem de sites INTERESSADA: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa
Read More

AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – ETIQUETA MATERIAL BOPP BRANCO FOSCO

AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – ETIQUETA MATERIAL BOPP BRANCO FOSCO INTERESSADA: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa de
Read More
Pular para o conteúdo