Skip to content

Selecione o texto para escutar

Balneário Camboriú terá Semana Lixo Zero em novembro

Projeto estimula as pessoas sobre a importância da reciclagem

O conceito de redução do lixo será discutido e estimulado durante a Semana Lixo Zero, atividade que será realizada pela primeira vez em Balneário Camboriú de 1º a 9 de novembro.

A promoção é do Instituto Lixo Zero Brasil, com sede em Florianópolis com a coordenação do Projeto Eco Cidadão de BC e terá a participação de secretarias e fundações da Prefeitura de Balneário Camboriú, de empresas e entidades.

A proposta, segundo os organizadores, é estimular a criação de alternativas de gestão de resíduos. “A responsabilidade sobre o lixo começa em casa, não é apenas do poder público”.

A premissa básica é a separação na origem, ou seja, cada cidadão ou organização deve separar os resíduos recicláveis para que possa encaminhá-los de maneira correta, seja para reuso, reciclagem ou aterro”, observa Luciana Andrea, coordenadora do Projeto Eco Cidadão que está organizando a Semana Lixo Zero BC.

A programação a ser cumprida em novembro está em fase de elaboração e estará concluída na ultima semana de outubro. Estão programados eventos como passeio ciclístico, intervenções urbanas, palestras, workshops, pontos de coleta seletiva, limpeza das praias, arte, cultura e outras atividades. Também estão inseridas na Semana Lixo Zero BC atividades nos municípios vizinhos de Camboriú e Itajaí.

A Prefeitura já confirmou apoio com a participação da Secretaria do Meio Ambiente, Fundação Cultural, Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo e Secretaria Desenvolvimento e Inclusão Social.

Empresas e entidades interessadas em participar da atividade como idealizador de algum evento ou patrocinador podem procurar os organizadores da Semana por meio do site www.ilzb.org, por e-mail semanalixozerobc@gmail.com ou nos telefones: (47) 9978-8889 e 9149-8249.

A semana também será realizada na mesma data em outras cidades, como Florianópolis, Joinville, Tubarão, Biguaçu, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, São José dos Campos.

O lixo em Balneário Camboriú
Produção diária: 133,927 toneladas
Lixo reciclado: 4,29 toneladas/dia – de 3% a 4% do total produzido.
O lixo reciclado é coletado e distribuído entre as cooperativas de catadores que funcionam na região: Coopermar, Ascomar e Ascbac. O restante é destinado para o aterro sanitário.

Mais informações
Instituto Lixo Zero Brasil
(47) 9978-8889 e 9149-8249

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa – Texto: Divulgação
culturabc.com.br
facebook.com/fundacaocultural
balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

Leia também

Resultado da análise documental – Habilitados LIC 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, em cumprimento aos termos do Edital nº 013/2023 – LIC Prêmio 2024, torna pública a lista dos proponentes HABILITADOS, após análise documental das inscrições
Read More
Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o resultado parcial do Edital 001/2024 de Seleção de Projeto Cultural de Audiovisual para firmar Contrato de Execução Cultural com recursos federais
Read More
16/02/2024 – (Retificação) Portaria Nº 002/2024/FCBC – Comissão de Seleção Edital 001/2024 Audiovisual LPG
A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais eregulamentares, resolve retificar os membros para compor a Comissão de Seleção, selecionadosentre os curadores credenciados pelo
Read More
Pular para o conteúdo