Skip to content

Selecione o texto para escutar

Fotografias antigas colorizadas revelam fragmentos da história de Balneário Camboriú

O livro ‘Fotografias Antigas de Balneário Camboriú’ será lançado em 31 de março, terça-feira, às 18h30, em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz. O projeto é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú e conta com o apoio da LAPIS Editora, GGeDESIGN Estúdio Gráfico, Gráfica Tipotil e Mega Impressões.

Na mesma data, será lançada exposição fotográfica itinerante, onde três grandes cubos luminosos apresentam as imagens que compõem o livro. No local, haverá também apresentação musical com o Duo Thales Nunes e Gandhi Martinez e discotecagem de vinil com Radio Ga Ga.

A obra, idealizada por Sergio Antonio Ulber, é composta por 18 fotografias restauradas e colorizadas digitalmente, reunidas a partir de uma primeira leitura dos acervos de Erico Zendron, João Gaspar Scharf e Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.

O trabalho em questão mostra o desenvolvimento urbano, as primeiras construções de veraneio, a verticalização da cidade e o uso da praia para atividades econômicas e recreativas. Todas as imagens estão acompanhadas de textos com informações de relevância histórica, elaborados por Saulo Adami.

Lançamento do livro ‘Fotografias Antigas de Balneário Camboriú + exposição fotográfica’

Data: 31/03/15, terça-feira

Horário: a partir das 18h30

Local: Praça em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz

Endereço: Avenida Central, esquina com Rua 300, Centro, Balneário Camboriú, SC

Sobre o autor:

 Sergio Antonio Ulber nasceu em Brusque, é especialista em Fotografia pela Universidade do Vale do Itajaí (2012) e Bacharel em Design com ênfase em Design Gráfico pela mesma instituição (2008). Foi responsável pela revista digital Foto Grafia, atuando como Coordenador de Equipe, Diretor de Redação, Revisor e Ilustrador. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia e Ilustração. Desde 2013, atua como Redator na empresa GGeDESIGN Estúdio Gráfico. Desenvolve restaurações e colorizações fotográficas digitais a fim de resgatar, preservar e reinterpretar documentos visuais.

Informações e outras imagens para imprensa:

William Proença – comercial@grupolapis.com.br / 3366-3533
Sergio Antonio Ulber – sergioulber@gmail.com / 47 9915-6169

Texto: Divulgação/Sergio Ulber
Créditos das fotos originais:
001 – Fotógrafo desconhecido / Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
002 – Fotógrafo desconhecido / Acervo de Erico Zendron
004 – Fotógrafo: Aron Scharf / Acervo de João Gaspar Scharf
008 – Fotógrafo: Erico Zendron / Acervo de Erico Zendron

004
008 – Fotógrafo: Aron Scharf
002
001 –

 

 

Leia também

Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o resultado parcial do Edital 001/2024 de Seleção de Projeto Cultural de Audiovisual para firmar Contrato de Execução Cultural com recursos federais
Read More
16/02/2024 – (Retificação) Portaria Nº 002/2024/FCBC – Comissão de Seleção Edital 001/2024 Audiovisual LPG
A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais eregulamentares, resolve retificar os membros para compor a Comissão de Seleção, selecionadosentre os curadores credenciados pelo
Read More
AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – CERTIFICADO DIGITAL PARA A DIRETORA ADMINISTRATIVA DA FUNDAÇÃO CULTURAL
INTERESSADA: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa de Licitação em conformidade com a Lei n° 14.133/2021. O departamento de compras da FUNDAÇÃO
Read More
Pular para o conteúdo