Skip to content

Selecione o texto para escutar

Obras históricas ganham releituras em shapes de skate pelas mãos de artista catarinense  

O universo da arte e do esporte interagem no projeto Arte em Ação, proposto pela artista catarinense Cindy Costa Madeira. Sensibilizada em levar a arte para outros públicos e por outros meios, Cindy decidiu unir paixão e vocação, revelando novos olhares a clássicos da arte. Utilizando shapes de skate como tela, a artista cria releituras de obras de Michelangelo, Rembrandt, Van Gogh, Monet, Frida Kahlo, e também obras marcantes de Pablo Picasso, Salvador Dalí, entre outros artistas renomados da arte clássica à contemporânea.

O projeto Arte em Ação, um dos 49 projetos culturais contemplados com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura de Balneário Camboriú (Edital 2014/FCBC), propõe levar as obras de arte para além dos museus e galerias ao redor do mundo, apresentando influências modernas às novas gerações através de um objeto familiar, o skate. Para a artista, a iniciativa vai beneficiar principalmente os jovens de Balneário Camboriú, apaixonados pelo esporte.

“Acredito que o fato de crescer andando de skate nas ruas de Balneário Camboriú e, ao mesmo tempo, ter me dedicado à arte durante minha vida inteira foi o que me impulsionou para o desenvolvimento deste projeto. A ideia é levar a arte para além das galerias, através de releituras singulares em shapes de skate”, revela Cindy.

A Designer, graduada pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali- acredita que o projeto pode despertar o lado artístico e a expressividade das novas gerações, além de incentivar o acesso à cultura e ao esporte.

“O projeto Arte em Ação está oportunizando à crianças e adolescentes, com idade entre doze e dezesseis anos, aulas de pintura em shapes de skate, onde elas puderão se expressar artisticamente. A iniciativa conta com a parceria de André Função e Ramon Bagnara, que todos os sábados, voluntariamente, oferecem aulas de skate pra crianças e adolescentes da cidade”, comenta Cindy.

O resultado do intercâmbio entre os dois universos será o tema da exposição multimídia, idealizada e projetada pela artista. O evento, que acontece na próxima terça-feira, 1 de dezembro na Galeria Municipal de Arte anexa ao Teatro

Municipal Bruno Nitz, finalmente revela as obras de Cindy Costa, além de compartilhar com o público vídeos e fotos do desenvolvimento do projeto.

O que: Arte em ação.

Quando: 1 de dezembro, às 19h30.

Onde: Galeria Municipal de Arte – Rua 300, nº 50, anexa ao Teatro Municipal

Bruno Nitz – Centro de Balneário Camboriú.

Sobre a artista: https://www.facebook.com/MadamGranArt/

Por Bianca Escrich

Leia também

Workshop de ÁudioProfissional

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú tem o prazer de anunciar a realização do Workshop de Áudio Profissional com Guilherme Fahl, no dia 27 de maio de 2024, às 19h,
Read More

EDITAL Nº 002/2024/FCBC – Apoiadores homolgoados para a Festa Raízes de Taquaras

A Comissão Organizadora do EDITAL Nº 002/2024/FCBC definida pela portaria nº 006/2024/FCBC publica os apoiadores homologados pelo EDITAL Nº 002/2024/FCBC – CHAMAMENTO PÚBLICO PARA APOIO ÀS FESTAS CULTURAIS DE INVERNO
Read More

PORTARIA nº 006/2024/FCBC de 16 de maio de 2024 – Comissão Organizadora do EDITAL Nº 002/2024/FCBC

A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, resolve indicar os membros representantes para compor a Comissão Organizadora, responsável pela avaliação e
Read More
Pular para o conteúdo