Skip to content

Selecione o texto para escutar

Pontal Norte da Praia Central recebe Festival de Esculturas de Areia

Festival de Esculturas de Areia 19 05 16 Foto Celso Peixoto (4) (Copy)

O Festival de Esculturas de Areia começou nesta quinta-feira (19) no Pontal Norte da Praia Central de Balneário Camboriú. Até domingo (22), os balneocamboriuenses e visitantes podem acompanhar sete escultores profissionais dando vida a obras que têm como matéria-prima areia e água.

O evento é gratuito. O público terá a oportunidade também de testar o dom de esculpir. Basta comparecer no local de sexta a domingo. Ferramentas e orientações serão disponibilizadas aos iniciantes, que concorrerão a prêmios. A escolha das melhores esculturas será pelo voto popular. O vencedor ganhará um passeio no teleférico. Escolas também participam.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do município, o festival é um projeto do escultor Jorge Schröder.
Quem passou pelo Pontal Norte, próximo ao Marambaia Hotel, na tarde desta quinta viu montes de areia preparados para serem transformados em arte. A matéria-prima era socada para estar em condições de ser esculpida. Para construir seus trabalhos, os artistas usarão espátulas, pás e caixas. De acordo com Schröder, o Pontal Norte tem a melhor areia para a escultura.

“É uma areia mais fina”, comenta.

Os escultores profissionais David Rodrigues (Fazenda Rio Grande/PR), Guto Rubin (Cruz Alta/RS), Hugo Pagani (Piçarras/SC), Nivaldo Kloppel (Navegantes/SC), Jean Rodrigues (Palhoça/SC), Plinio Verani (São José/SC) e Rafael Rodrigues (Florianópolis/SC) devem concluir suas obras até domingo. Entre os temas que vão servir de base para a criação deles estão a poluição dos mares, a família, entre outros. Maquetes dos trabalhos estão expostas na praia.

Quem perder o evento só poderá contemplar as esculturas por fotografias. Isso porque as criações não vão durar.

“São alegorias de nós mesmos, simbolizam a impermanência humana. Talvez sejam esses o encanto da escultura de areia: a impermanência e o lúdico”, disse o escultor Plinio Verani.

“Estamos acostumados a fazer obras que perduram. Temos que entender a impermanência, as coisas vão acabar. O fazer é o mais importante”, complementou Schröder.


SERVIÇO

O que: Festival de Esculturas de Areia

Quando: de quinta (19) a domingo (22)

Quinta (19): a partir das 15h

Sexta (20) e sábado (21): das 8h às 18h (com intervalo para almoço)

Domingo (22): das 8h às 12h

Onde: Pontal Norte da Praia Central, próximo ao Marambaia Hotel

Quanto: gratuito

 

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Celso Peixoto/ FCBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325

www.culturabc.com.br

facebook.com/fundacaocultural

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

instagram.com/prefbc

Pular para o conteúdo