Skip to content

Selecione o texto para escutar

Teatro Bruno Nitz apresenta “Caixa Preta”, um espetáculo não convencional

caixa preta modelo finall

O Teatro Bruno Nitz apresentará, em 25 de junho, às 20h, um espetáculo não convencional. “Caixa Preta”, com 50 minutos de duração, propõe uma  experiência inusitada à plateia. A entrada é gratuita.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o espetáculo é um projeto do bailarino e coreógrafo Fernando Dalla Nora, do grupo de dança contemporânea Núcleo Corpóreo.

Caixa preta pode ser o instrumento que serve para verificar causas de acidente aéreos, pode ser a aparelhagem que propaga o som, um palco  escuro, uma mente que armazena informações, um corpo. O espetáculo “Caixa Preta” não só deixa livre à imaginação do espectador escolher definições para o termo, mas também inclui o público entre os protagonistas.

Quem for ao Teatro Bruno Nitz não verá uma apresentação tradicional, mas  vivenciada. A forma como a plateia participa é surpresa. Fernando adianta que o trabalho – uma performance, não se enquadrando como espetáculo de dança, nem de teatro – terá dança e diálogos com o público. Os corpos vão se movimentar não ao som de ritmos, mas de sonoridades, como enfatiza o coreógrafo. Fernando, que também é DJ, fez as mixagens. Os movimentos no palco não serão os já estabelecidos ou padronizados.

Tampouco há roteiro. Nos ensaios, os preparativos foram mais psicológicos, com os bailarinos deixando-se envolver pelos sons. O “Caixa Preta” tem relação com o trabalho anterior do bailarino, “Eu + Som”, também patrocinado pela LIC. Nesse projeto, a apresentação era na rua, com movimentos livres, entregues à sonoridade do momento em
questão. “Eu + Som” era sobre liberdade.

O elenco conta com bailarinos e atores. Em maio, um workshop sobre o processo de criação do trabalho foi oferecido gratuitamente à comunidade. Na atividade, os participantes aprenderam sobre os mecanismos do espetáculo, a cenografia e a iluminação utilizadas, entre outros processos de montagem.
O Núcleo Corpóreo é um projeto que busca discutir questões sobre dança por meio de desenvolvimento teórico próprio, partindo de vivências reais e reflexão coletiva sobre experiências obtidas em cada vivência.

Mais informações com Fernando Dalla Nora, pelo fone (47) 8813-3744.

Serviço 
O que: Espetáculo “Caixa Preta”
Quando: 25 de junho, às 20h
Onde: Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú
Quanto: Gratuito (retirar com uma hora de antecedência)
Classificação: Livre

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Fernando Dalla Nora/ Divulgação
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325

www.culturabc.com.br
facebook.com/fundacaocultural
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc

 

Leia também

Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o resultado parcial do Edital 001/2024 de Seleção de Projeto Cultural de Audiovisual para firmar Contrato de Execução Cultural com recursos federais
Read More
16/02/2024 – (Retificação) Portaria Nº 002/2024/FCBC – Comissão de Seleção Edital 001/2024 Audiovisual LPG
A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais eregulamentares, resolve retificar os membros para compor a Comissão de Seleção, selecionadosentre os curadores credenciados pelo
Read More
AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – CERTIFICADO DIGITAL PARA A DIRETORA ADMINISTRATIVA DA FUNDAÇÃO CULTURAL
INTERESSADA: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa de Licitação em conformidade com a Lei n° 14.133/2021. O departamento de compras da FUNDAÇÃO
Read More
Pular para o conteúdo