Skip to content

Selecione o texto para escutar

Inconsciente Criativo ocorre neste sábado (3) no bairro da Barra

inconsciente-criativoinconsciente-criativo-artes-cenicas

Apresentações artísticas, exposições e palestras integram a programação do Inconsciente Criativo, que ocorre neste sábado (3), a partir das 9h, na Passarela da Barra, Praça do Pescador e entorno, em Balneário Camboriú. A entrada é gratuita.

O evento envolve empreendedores da economia criativa, ou seja, que trabalham em setores como o do teatro, da música, do artesanato, da fotografia, da arquitetura, entre outros. Quem passar pelo bairro da Barra no sábado verá intervenções artísticas e exposições de produtos e serviços de manhã, à tarde e à noite (confira a programação abaixo). Essa programação cultural será oferecida por empreendedores criativos selecionados por meio de edital de credenciamento aberto pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC).

O Inconsciente Criativo é promovido pelo Balneário Camboriú Criativo (BC Criativo), por meio da Fundação Cultural (FCBC), em parceria com a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), Convention e Visitors Bureau, Univali, SESC, Avantis, Instituto Federal Catarinense (IFC) e Associação de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (AMPE).

O presidente do Balneário Camboriú Convention e Visitors Bureau, João Francisco Galvão Barão, abre o evento com um bate-papo sobre “Turismo de Experiência”, às 9h. A consultora de gestão e desenvolvimento Elke Remlinger Mattos faz a segunda e última palestra. Elke falará às 11h10min sobre “Startups”, que são empresas recém criadas.

A programação segue às 13h, e estende-se até as 23h, com apresentações artísticas e exposições de produtos e serviços das câmaras técnicas do Artesanato, Artes Visuais, Fotografia, Audiovisual, Comunicação e Eventos, Artes Cênicas e Arquitetura.

“O Inconsciente Criativo é um evento inédito em nossa cidade. Tem papel importantíssimo de aproximar agentes culturais e, ao mesmo tempo, de promover um olhar empreendedor para a cultura e a criatividade. Com ele, cumpre-se uma etapa definida pelo Conselho Gestor do Balneário Camboriú Criativo. Esperamos um público bem eclético”, diz a presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), a publicitária Ciça Müller. A Acibalc é uma das entidades que integram o Conselho Gestor do Balneário Camboriú Criativo.

Presidente da Fundação Cultural, Anderson Beluzzo destaca que o Inconsciente Criativo é uma oportunidade para o público conhecer os produtos dos empreendimentos artísticos e culturais.

“O evento permite exposições e interferências dos agentes culturais que participam das Câmaras Técnicas do Balneário Camboriú Criativo. O Inconsciente Criativo coroa um ano de trabalho em que se desenvolveu o planejamento do setor cultural para tornar o município um polo da economia criativa. É importante que a comunidade e as empresas tradicionais participem dessa experiência que poderá gerar futuros negócios”, finalizou Beluzzo.

Programação

9h – Palestra sobre Turismo de Experiência, com João Francisco Galvão Barão
Passarela da Barra

9h45min – Apresentação Cubamagic, com Rafael Gomez Perez
Passarela da Barra

10h – Apresentação dos planos de trabalho das Câmaras Técnicas de Artesanato, Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual e Fotografia
Passarela da Barra

10h35min – Intervenção artística com Potyra Najara e Libertad
Passarela da Barra

10h40min – Apresentação dos planos de trabalho das Câmaras Técnicas de Comunicação e Eventos, Design, Arquitetura, Música, Livro e Leitura e Patrimônio Cultural
Passarela da Barra

11h10min – Palestra sobre Startups, com Elke Remlinger Mattos
Passarela da Barra

12h _ Apresentação de dança com Roberta Guimarães e intervenção artística com Luciano Estevão
Passarela da Barra


A partir das 13h – Apresentações e Exposições na Passarela da Barra, Praça do Pescador e entorno

Câmara Técnica do Artesanato

Atelier: Artesãos vão expor suas ferramentas e materiais e mostrarão como são executados seus trabalhos. O objetivo é fazer com que o público vivencie a rotina de um atelier.

Vitrine do Artesanato: Exposição com os trabalhos dos artesãos que participam das atividades do BC Criativo

Câmara Técnica do Audiovisual

Facine Coletivo: Exibição de filmes, documentários, vídeos experimentais – 20h às 23h30min

O “Facine Coletivo” é uma mostra de filmes que reunirá no mesmo espaço produtores da área do Audiovisual de Balneário Camboriú.

– “Um set a céu aberto” – Bc Filme (3’28”) – Institucional – “Fazer cinema” – Júlia Peixoto – (1’) – Curta-metragem (livre)

– “Higino Pio- Verdade Revelada” – Robson Dias – (55’) Documentário (12 anos)

– “Projeto Manobrando- vídeo I”- Ramon Bagnara – (8’37) Documentário (livre)

– “Quintessência”- Bulletree – (8’50”) Curta-metragem (livre)

– “A terra estranha a língua de quem lhe cava”- Dagma Castro-(14’) – Curta-metragem (12 anos)

– “Frio da Noite” – Lucas Bundyra- (7’) – Curta-metragem (12 anos)

– “Cemitério de automóveis” – Jr Köche – (1’53) Experimental (livre)

– “A lenda do bicho” – Adão Machado- (17’30’’) – Curta-metragem (12 anos)

– “Misofonia”- Julia Peixoto – (1’) Experimental (livre)

– “Reminiscência“ – Rafael Boeira – (10’) Curta-metragem (12 anos)

– “Sentença” – Raquel Iochpe – (10’20) – Curta-metragem (12 anos)

– “Malogro” – Mariana Munhoz e Sthael Zottis- (11’) Curta-metragem (14 anos)

– “Brutal “ – Bulletree – (9’49) Curta-metragem (14 anos)

– “A coruja e o astronauta” – Jr Köche – (48”) Experimental (14 anos)

– “Três dentes de ouro”- Tac Filmes – (17’) Curta-metragem (14anos)

– REC’n’Play – Guilherme Meneghelli (musical)

Câmara Técnica da Fotografia

Projeto “Conecta para Compartilhar”: 11 fotógrafos profissionais vão promover oficinas, dar dicas e repassar técnicas aos visitantes.

Câmara Encantada: Máquina gigante que possibilita que o público entenda o processo da construção da imagem fotográfica.

Lentes de Olhar: Conjunto de cilindros com uma lente acoplada que, ao ser movimentada, possibilita a aproximação de imagens.

Pinhole: Por meio de uma lata com um furo, o observador poderá entender como ocorre o registro da imagem projetada para dentro das câmeras fotográficas.

Saídas fotográficas: Passeios fotográficos pela costa do Rio Camboriú, nas imediações da Praça do Pescador e Passarela da Barra, com o intuito de possibilitar experiências fotográficas ao público interessado nesta área artística.

Estúdio Outdoor: será montado um mini estúdio com flash e equipamentos fotográficos para que os apaixonados ou interessados por fotografia possam trocar experiências e adquirir conhecimento com os profissionais da área.

Exposições:

Varal Fotográfico: serão impressas em técnica fine art no tamanho 20×30 duas imagens de cada fotógrafo participante do coletivo “Conecta para Compartilhar”, que serão expostas em formato de varal para visitação pública. Ao final do movimento, as imagens serão sorteadas para o público presente no momento.

Painel Foto Festival: serão expostos 6 banners de fotografias no formato de 3×2 metros em lona plotada.

Câmara Técnica de Artes Visuais

Mostra de trabalhos da Câmara Técnica na Passarela da Barra

Na Praça do Pescador, os artistas demonstrarão suas artes.

Dinâmicas e intervenções com o público

Câmara Técnica de Artes Cênicas

Intervenções de teatro, circo e música
Reviva – performance musical – 12h15min
Nova Cia. De Teatro – Circo perna de pau – 15h
Rafael Gomez Perez – Circo – Mágica Clouse up – 16h
Luciano Candemil – Música – 18h

Câmara Técnica de Comunicação e Eventos

Exposição Segredos da Comunicação Revelados terá um baú repleto de lâminas informativas, com conteúdo referente à comunicação e à organização de eventos.

Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo

Exposições e Intervenções

Exposição Interativa “A Rede”: possibilitará a visualização de uma rede de pessoas e os fluxos característicos da cidade.

Interferência “A Rede” em conjunto com Grupo de Escoteiros Leão do Mar – Memórias, fundado em 1980.

Interferência: ‘De Arquiteto E Louco, Todo Mundo Tem Um Pouco’.

Oficina de criatividade ministrada por arquitetos, com apoio da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo, às 15 horas.

 Saiba mais

O que é o Balneário Camboriú Criativo (BC Criativo)?

Vinculado à Fundação Cultural de Balneário Camboriú e criado em 2015, BC Criativo objetiva articular e acompanhar a implantação de políticas públicas para o fortalecimento da economia criativa, diversificando a matriz econômica de Balneário Camboriú. O BC Criativo atua por meio das câmaras técnicas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Livro e Leitura, Artesanato, Comunicação e Eventos, Design, Patrimônio Cultural, Fotografia, Música, Arquitetura.

Fazem parte do Conselho Gestor do BC Criativo representantes dos setores público e privado, entidades empresariais, empreendedores criativos e entidades de ensino.

A partir do Balneário Camboriú Criativo estão sendo criados mecanismos de planejamento, fomento e financiamento para o desenvolvimento do setor criativo, de forma afinada com o Plano Municipal de Cultura. O Conselho Gestor é composto por representantes dos segmentos:

Poder Público – Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária

Entidades empresariais – Acibalc/Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e AMPE-BC – Associação de Micro e Pequenas Empresas Empreendedoras Individuais de Balneário Camboriú

Entidades de ensino – Faculdade Avantis, Universidade do Vale do Itajaí/Univali, Instituto Federal Catarinense/IFC e Serviço Social do Comércio/Sesc)

Empreendedores criativos – Câmaras setoriais de Fotografia, Audiovisual e Artesanato

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Divulgação FCBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325

www.culturabc.com.br

facebook.com/fundacaocultural

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

instagram.com/prefbc

Mais informações com Anderson Beluzzo, presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú – (47) 3366.5325

Leia também

Professores participam de formação sobre Arte Contemporânea

Nesta quinta-feira (25), professores de Arte da rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú participaram de uma formação no Arquivo Histórico e na Biblioteca Municipal Machado de Assis, que
Read More

Consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc é nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (24), a Fundação Cultural de Balneário Camboriú ouvirá a comunidade cultural e sociedade civil sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A consulta pública
Read More

LIC 2024 – Convocação de Suplentes

Considerando a publicação realizada no dia 12/04/2024 com o resultado final da fase de análise de mérito dos projetos culturais, findado o período recursal do Edital 013/2023 LIC Prêmio, em
Read More
Pular para o conteúdo