BC Criativo ganha site próprio

O Balneário Camboriú Criativo (BC Criativo) possui agora um site próprio. Quem acessar o bccriativo.com.br, encontrará informações sobre, por exemplo, o que são economia e empreendimentos criativos.

Vinculado à Fundação Cultural de Balneário Camboriú e criado em 2015, BC Criativo objetiva articular e acompanhar a implantação de políticas públicas para o fortalecimento da economia criativa, ou seja, ligada a setores como o do teatro, da música, do artesanato, da fotografia, da arquitetura, entre outros.

O BC Criativo atua por meio de 11 câmaras técnicas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Livro e Leitura, Artesanato, Comunicação e Eventos, Design, Patrimônio Cultural, Fotografia, Música e Arquitetura.

Pelo site, é possível cadastrar-se no BC Criativo. Não é preciso ser profissional de uma das 11 áreas. Para integrar as câmaras técnicas, o interessado pode atuar na cadeia produtiva relacionada à atividade delas. Entre os benefícios aos integrantes, está a participação em cursos de qualificação. Mais de 190 empreendedores da economia criativa fazem parte do BC Criativo.

Vila do Artesanato recebe melhorias

A Vila do Artesanato de Balneário Camboriú passou por melhorias em dezembro. Uma das novidades é o Espaço da Arte, um local onde os artesãos e artistas podem elaborar seus trabalhos diante do público. Para uso do espaço, os interessados devem agendá-lo gratuitamente com presidente da Vila do Artesanato, João Alexandre Silva, ou pelo e-mail atendimento@bccriativo.com.br. O espaço, além de dar visibilidade ao trabalho ali produzido, possibilita que os artistas possam expor sua arte e comercializá-la.

A Vila do Artesanato ganhou também um portal e floreiras. As melhorias na infraestrutura, feitas pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, objetivam tornar o ambiente mais aconchegante. A ação contempla uma das estratégias definidas no plano de trabalho das câmaras técnicas do Balneário Camboriú Criativo.

A Vila do Artesanato fica na Praça da Cultura (Avenida da Lagoa esquina com a Alvin Bauer). De dezembro a fevereiro, o horário de funcionamento é das 17h às 23h, diariamente. De março a novembro, a Vila abre de terça a domingo, das 15h às 19h.

Reunião tratou das ações desenvolvidas pela Fundação Cultural


Warning: file_get_contents(https://culturabc.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Beluzzo-e-Varela-scaled.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/culturabc/www/wp-includes/class-wp-image-editor-imagick.php on line 156

Warning: file_get_contents(https://culturabc.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Beluzzo-e-Varela-scaled.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/culturabc/www/wp-includes/class-wp-image-editor-imagick.php on line 156

O presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), Anderson Beluzzo, e o futuro gestor, George Varela, estiveram reunidos nesta quinta (29) para tratar das ações desenvolvidas pela entidade na política pública de cultura.Varela, empresário e designer que assume a presidência da FCBC em 2 de janeiro, disse que dará continuidade a projetos em andamento.

“Acredito que nenhum trabalho pode sofrer ruptura. Não é possível zerar simplesmente o que foi feito. Não precisa haver ruptura para que aconteça uma mudança”, comentou Varela.

Beluzzo passou informações sobre o funcionamento da entidade, seus equipamentos, programas e ações. O presidente destacou que, durante a conversa com Varela, percebeu o propósito do futuro gestor em implantar projetos concebidos com as demais secretarias do governo, o que, para Beluzzo, trará avanços em diferentes áreas da administração pública.

“Os diversos segmentos culturais integrantes do Sistema Municipal de Cultura devem assumir suas atribuições, conceber suas prioridades e interagir de forma qualificada perante a próxima administração. Muitas dessas prioridades já estão previstas como metas e ações no Plano Municipal de Cultura”, finalizou Beluzzo.

Teatro Bruno Nitz implantou bilheteria e tarifa de ocupação em 2016


Warning: file_get_contents(https://culturabc.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Seccao-9.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/culturabc/www/wp-includes/class-wp-image-editor-imagick.php on line 156

Warning: file_get_contents(https://culturabc.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Seccao-9.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/culturabc/www/wp-includes/class-wp-image-editor-imagick.php on line 156

Inaugurado em março de 2014 em Balneário Camboriú, o Teatro Municipal Bruno Nitz implantou mudanças em 2016. Em maio, foi aberta a bilheteria para a venda de ingressos. A medida facilitou o acesso do público aos bilhetes, os quais antes tinham de ser adquiridos nos pontos de venda ou com os promotores dos eventos.

A partir de maio também começou a ser cobrada dos produtores culturais a tarifa de ocupação. Expressa em Unidades Fiscais do Município (UFMs), atualmente fixada em R$ 245,92, a tarifa é revertida para o Teatro.

Dos 147 atividades e espetáculos apresentados no decorrer do ano, 92 foram gratuitos para o público. Desses em que não houve cobrança de ingressos, 27 tiveram patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do município (LIC). De 1º de maio a 20 de dezembro, quando o Teatro recebeu 114 espetáculos, 17.689 pessoas estiveram na plateia, tanto em eventos gratuitos como nos com entrada paga.

Entre os eventos ocorridos, estão peças teatrais, musicais, infantis, comédia, apresentações de dança, entre outras atrações.