Skip to content

Selecione o texto para escutar

História do Hotel Fischer é contada em livro

A história da primeira hospedaria de luxo de Balneário Camboriú é contada no livro “Hotel Fischer: Fotografias e Memória”, que será lançado em 20 de janeiro, às 19h30, no SESC, em evento aberto ao público.

Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do município, o livro mostra a trajetória do hotel por meio de fotografias. A obra é parte de um projeto que reuniu, restaurou e preservou documentos fotográficos relacionados ao empreendimento inaugurado em 1957 e demolido em 2012.

Proposto na LIC pelo designer gráfico Sergio Antonio Ulber, o projeto foi desenvolvido entre janeiro e dezembro de 2016 pelo Núcleo de Fotografia Catarinense. O livro será distribuído gratuitamente e ficará disponível para download no blog https://memoriahotelfischer.wordpress.com.

Considerado um marco da arquitetura, hotelaria e turismo em âmbito nacional, o hotel é um dos empreendimentos mais famosos do município e teve frequentadores ilustres. João Goulart, presidente da República de 1961 a 1964, foi um deles. Antes de construir sua casa de veraneio, Jango, como era conhecido, hospedava-se no Hotel Fischer. Outro chefe de governo brasileiro, Juscelino Kubitschek, presidente da República de 1956 a 1961, também descansou em um dos quartos.

Criador do hotel, o alemão Adolfo Fischer chegou a ser tachado de louco na época por ter adquirido uma extensa área de terra no sul da praia para construir a estrutura. Quando inaugurado, em 15 de dezembro de 1957, o prédio tinha quatro pavimentos, 26 quartos luxuosos, 18 apartamentos e suítes, dois refeitórios, sala de estar com lareira, terraço, auditório para crianças e serviço de bar. Tinha capacidade para 108 hóspedes. Em operação até 2009, o hotel foi demolido três anos depois.

O material foi pesquisado em acervos públicos e privados. Os ex-proprietários, Klaus e Claudio Fischer, participaram da pesquisa, cedendo entrevistas e acompanhando a digitalização das fotos e documentos.

Serviço:

O que: Lançamento do livro “Hotel Fischer: Fotografias e Memória”
Quando: 20 de janeiro, às 19h30
Onde: SESC – Av. Central, 360 – Centro
Entrada: Gratuita

__________
Informações Adicionais:

Prefeitura de Balneário Camboriú
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Vitor Ebel/Divulgação
(47) 3267-7022

www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc
www.culturabc.com.br
facebook.com/fundacaocultural

 

Leia também

Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo 2024
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú torna público o resultado parcial do Edital 001/2024 de Seleção de Projeto Cultural de Audiovisual para firmar Contrato de Execução Cultural com recursos federais
Read More
16/02/2024 – (Retificação) Portaria Nº 002/2024/FCBC – Comissão de Seleção Edital 001/2024 Audiovisual LPG
A Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, no uso de suas atribuições legais eregulamentares, resolve retificar os membros para compor a Comissão de Seleção, selecionadosentre os curadores credenciados pelo
Read More
AVISO DE INTENÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO – CERTIFICADO DIGITAL PARA A DIRETORA ADMINISTRATIVA DA FUNDAÇÃO CULTURAL
INTERESSADA: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Assunto: Comunicação de intenção de abertura de Processo de Dispensa de Licitação em conformidade com a Lei n° 14.133/2021. O departamento de compras da FUNDAÇÃO
Read More
Pular para o conteúdo