Inscrições para o Acampamento Farroupilha estão abertas

A comunidade tradicionalista gaúcha começa a se preparar para os festejos farroupilhas em Balneário Camboriú. Até 31 de agosto, grupos podem se inscrever para participar do Acampamento Farroupilha. O evento ocorrerá de 15 a 24 de setembro, em um espaço na Avenida do Estado, esquina com a Rua 904, em frente à Praça das Bandeiras.

O regulamento, publicado pela Fundação Cultural, pode ser conferido no link https://goo.gl/dyv9Po. As inscrições são on-line, pela plataforma PINC, por meio do site www.culturabc.com.br/pinc. Poderão participar grupos tradicionalistas, sem fins lucrativos, residentes ou sediados nos municípios que compõem a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Serão contemplados 16 grupos tradicionalistas.

Apoiadora do evento, Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural está repassando R$ 80 mil para a realização do Acampamento Farroupilha, que está na 5ª edição. Além de publicar o regulamento, a Fundação Cultural tem a atribuição de receber os pedidos de inscrição e encaminhá-los à análise, gerir o processo de seleção e publicar o resultado da seleção.

A classificação dos grupos obedecerá a critérios como currículo e portfólio e ações de caráter social. Os selecionados terão deveres como o de assumir os valores das taxas referentes à montagem, limpeza do espaço, serviços de eletricista e fornecimento de gás para manutenção da Chama Crioula, servir, no mínimo, um prato típico da culinária gaúcha, entre outros.

“A importância do Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú é grande no cenário cultural da região Sul, pois o evento recebe grandes artistas e tem maciça participação da comunidade. São 16 grupos culturais atendendo à comunidade com vários itens da cultura regional, como alimentação típica, apresentações artísticas de dança, música, declamações, além de atividades campeiras e um grande desfile de cavalarianos pelas principais ruas da cidade”, diz o integrante da comissão organizadora dos grupos culturais Juan Daniel Isernhagen, do Grupo Bagualles.

Os festejos são alusivos ao aniversário da Revolução Farroupilha, que começou em 20 de setembro de 1835. Contra o governo imperial do Brasil, a revolução é considerada uma das mais longa rebeliões da história do país.

Acesse o regulamento aqui

Inscreva-se aqui


____________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural
(47) 3366-5325
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Exposição “Sombrias Estações” será aberta nesta sexta-feira


Warning: file_get_contents(https://culturabc.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Sonbrias-Estacoes-4.jpeg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/culturabc/www/wp-includes/class-wp-image-editor-imagick.php on line 156

Warning: file_get_contents(https://culturabc.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Sonbrias-Estacoes-4.jpeg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/culturabc/www/wp-includes/class-wp-image-editor-imagick.php on line 156

Imagens do abandono das estações de trem no trajeto da Ferrovia Curitiba/Paranaguá (PR) compõem a exposição “Sombrias Estações”, que será aberta nesta sexta-feira (18), às 19h30min, no Espaço Balneário Mais (L2), no Balneário Shopping. A visitação é gratuita.

A exposição, do jornalista Nildo Teixeira de Melo Jr, é patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú. Com 11 imagens, a mostra objetiva resgatar o passado, quando as redes ferroviárias eram importantes meios de transporte de pessoas e produtos. A mostra pretende também demonstrar ao público interessado na arte fotográfica a técnica de manipulação que permite retratar o aspecto sombrio das gares por estarem largadas ao tempo, pichadas e invadidas pela força da natureza. As fotos são em preto e branco e receberam tratamento para reforçar o aspecto enigmático e sombrio delas.

As imagens foram captadas por Teixeira em 2014, quando ele esteve no Parque Marumbi. Nesse local, o jornalista descobriu trilhos e estações férreas desativados e tomados pela floresta tropical. A estrada de ferro Curitiba/Paranaguá foi inaugurada em 1885.

Na abertura da exposição, o fotógrafo e curador da mostra, Dico Kremer, conversará com o público. Kremer é considerado um dos mais importantes fotógrafos brasileiros. Especialista em fotografia publicitária, ele tem uma carreira nacional e internacional de mais de 40 anos.

“Para dar mais dramaticidade às imagens, Teixeira escolheu o P&B, em que os meios tons quase desapareceram. Daí as sombrias estações: o que está sendo devastado pela natureza e suas quatro estações e degradado pela mão do homem”, comenta Kremer.

No Balneário Shopping, a exposição poderá ser visitada até 18 de setembro, das 11h às 23h. Depois, de 26 de setembro a 6 de outubro, “Sombrias Estações” fica no SESC, onde haverá um circuito de visitas guiadas. As visitas deverão ser pré-agendadas.

Agende-se
O que: exposição “Sombrias Estações”
Quando: de 18 de agosto a 18 de setembro, das 11h às 23h. A abertura, na sexta-feira, será às 19h30min
Onde: Espaço Balneário Mais (L2), no Balneário Shopping
Quanto: Gratuita

Quando: 26 de setembro a 6 de outubro, das 8h às 22h
Onde: SESC (Av. Central, 360)
Quanto: Gratuita
____________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural
(47) 3366-5325
www.facebook.com.br/sombriasestacoes
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu